Ir para conteúdo

Torra sem estalo...forno frio?

leonardopm

Postagens recomendadas

Gente,

Hoje tentei pela segunda vez me aventurar no mundo da torra domestica. Algo estranho aconteceu: o primeiro estalo não veio e acabei tendo que parar a torra antes que queimasse os grãos.

Desconfio que o forno aqui de casa não está lá muito bom e pode ter ficado frio. Forno frio pode causar um sintoma como esse?

Abraços,

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sempre o primeiro estalo estala... Por isso é bom, num torrador, ter visor, sonda de prova, termômetro e poder ouvir! Tudo ajuda. No forno uma luz boa seria o melhor amigo.

Ao mesmo tempo, se o forno não chegar na temperatura certa o primeiro estalo quase não ocorre e os grãos ficam pouco expandidos, meio feiozinhos. Normalmente, no Quest, a temperatura do ar dentro do tambor está sempre acima da dos grãos para haver expansão e estalo.

Márcio.

Link para o comentário

Márcio,

Eu fiquei observando e ouvindo atentamente, mas o estalo não veio. Lembro-me que da primeira vez que tentei o estalo ocorreu.

A torra acabou ficando escura, pois passou o ponto do primeiro estalo. Tentarei novamente com o forno mais quente.

Abraços,

Léo

Link para o comentário

Expandiram razoavelmente.

Tentei novamente outra torra hoje, dessa vez com forno mais quente, o estalo veio certinho mas a torra ficou muito desigual. Acho que exagerei na temperatura.

Leo

Link para o comentário