Ir para conteúdo

Degustação em São Paulo 09/02


Postagens recomendadas

Queria agradecer a todos que proporcionaram esta degustação , em especial o Victor e o Ruggero . Foi uma experiência magnifica experimentar estes cafés especiais na presença de pessoas tão bacanas , foi uma tarde super gostosa :)

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pela participação.

 

Me desculpe pela organização improvisada mas é que não tive muito tempo disponível para isso e quem viu a Valentina lá deve entender o porquê. Minha  mulher me ajudou muito cuidando dela mas, geralmente, esse trabalho é dividido.

 

Espero que tenham gostado dos cafés e principalmente da companhia.

 

Quem tiver fotos, por favor poste, eu não tenho nenhuma.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, foi sensacional!!! Pessoal gente boa demais, prosa boa e o café... Ahhhh, o café... Vou dormir sonhando com ele. Ou melhor, não vou dormir! Hehehe...

Muito obrigado mesmo a todos. Victor e Ruggero, valeu demais!  :)

Que bom que gostou, as torras estavam bem claras (fora o Blue Mountain, que por sinal foi a decepção do dia) e achei que o pessoal fosse estranhar um pouco.

 

Fiquei, também, com uma impressão estranha de que todo mundo ali curtia um pouco de açúcar mas ficou um com vergonha do outro e ninguém usou. Pode ser apenas uma impressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho bobagem ficar com vergonha de colocar açucar no café.

eu coloco e muitas vezes.

ainda mais quando tomo na rua.

gosto de experimentar sem e depois adoçar conforme a necessidade, deixando sempre preservada a qualidade do café.

não é vergonha alguma e além do mais gosto é gosto, cada um tem o seu. do que adianta o cara tomar sem açucar e nao gostar :)

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, se foi improvisado não pareceu, estava tudo arrumado e organizado, se bem que se não estivesse teria sido bom do mesmo jeito.

Eu tomo café sempre com uma modesta colher de açucar, mas devo dizer que os 2 últimos expressos que tomei ( não sei se teve algum outro depois) estava muito bom, acidez legal, corpo, de fato fascinante e sem açucar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, estava tudo excelente! Desculpe não ter ajudado, mas com a minha mão do jeito que está eu não quis arriscar nenhuma trapalhada.  :unsure:

Gostei muito dos cafés. Foi legal a oportunidade de tomar coado feito por quem entende. Porque eu não conheço nada de coado e hoje foi a primeira vez que provei um de verdade. Por enquanto, meu paladar ainda prefere (e muito) o espresso. Foi bom para ter um parâmetro bom a se objetivar no coado, para educar o paladar.

Quanto ao açúcar, talvez eu devesse experimentar colocar no coado, mas achei melhor degustar sem, pelo motivo que falei acima.

Os espressos estavam excepcionalmente deliciosos!  :D  :D  :D

E, obviamente, abri mais um mooooonte de coisa do mundo do café!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que gostou, as torras estavam bem claras (fora o Blue Mountain, que por sinal foi a decepção do dia) e achei que o pessoal fosse estranhar um pouco.

 

Fiquei, também, com uma impressão estranha de que todo mundo ali curtia um pouco de açúcar mas ficou um com vergonha do outro e ninguém usou. Pode ser apenas uma impressão.

Acho que foi só impressão mesmo Victor :) eu quase nunca adoço e não vi necessidade de adoçar nenhum , meu pai sempre adiciona um pouco de açúcar e ele colocou

 

Em relação ao Blue Mountain , pelo menos a mim não decepcionou não ! Ele é ( arriscaria dizer perfeito ) excelente, e que não foje muito do perfil da maioria dos bons cafés brasileiros , bem doce com notas de chocolate .... Mas só a experiência de degustar um café tão chique e famoso , é supimpa :-D

 

E mais o hoje bebi o melhor coado que já tive !!!! Simplesmente fiquei apaixonado pelo campeão brasileiro do cereja descascado

 

Mais uma vez obrigado , foi uma tarde incrível

 

Abraços à todos , Rodrigo e Francisco .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade só não achei o Blue Mountain tão diferente , pois ao beber ele hoje fico pensando se já não bebi ele antes , nos EUA ano passado ... Não sei mas me lembrou bem um coado que bebi em uma cafeteria ( infelizmente não lembro o nome dela ) .

 

Estava meio desanimado com café a um tempo atrás tanto que nem fiquei longe do fórum por um bom tempo , mas de um mês para cá voltei com tudo , comprei até um torrador :)

 

O que mais me arrependo do ano passado é não ter me "ligado" com a quantidade de cafeteiras excelentes que deixei de visitar nos EUA , Ritual Coffee Roasters , Intellingentsia ... Coisas que nem sabia da existência ano passado :( mas ainda este ano vou me "programar" melhor antes de viajar e com alguma sorte irei a algum lugar que tenha estas cafeteiras especiais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal do Rio bem que podia se animar e fazer um evento desses.

Eu infelimzente não tenho a mínima condição de oferecer meu minúsculo lar para o evento, mas quem sabe não temos um patrono modesto entre nós.

Será que não temos um carioca com uma La Marzocco pra organizar a festa? Eu levo meu Hario V60 de plástico e alguma torra pipocada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não é que foi desorganizado mas eu queria ter falado mais dos cafés e conversado mais com vocês. Na correria de preparar os 5 cafés diferentes fora as variações não tive muito tempo de muito mais coisa. Quanto aos cafés, eu quis mostrar para vocês as "extrações de refratômetro" com mais que 19% de extração, não que seja melhor ou pior que qualquer outra mas é uma "novidade" que está aparecendo nessa área e queria saber a opinião de vocês.

 

"This also explains the double hump phenomenon – roasting darker than we should, but underextracting slightly can produce a pretty good espresso with a relatively low extraction.  As we creep up from 16% to 18% we start to pick up some of the unpleasant accidental byproducts of our roasts, until that too becomes balanced as the shots fall into 19% to 20% range.  I can completely understand someone’s preference for relatively underextracted shots (as many have noted), but I think overall the shots can be improved with increased extraction.  I am aware this theory probably won’t make me very popular.  I’m not saying people are roasting incorrectly, and I believe we’ve gotten here based on taste.  Maybe I’m completely wrong on this – but it will be interesting to explore some more.
James Hoffman"

 

Se alguém quiser algum café da degustação (fora o BM e o Yirgacheffe) é só entrar em contato que eu torro e envio, os preços estão lá no lojinha. As torras da degustação foram propositadamente claras mas tenho perfis mais apropriados para espresso um pouco mais escuros e equilibrados.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor, como fica o brew ratio e o tempo da extração (a partir de começar a cair o café), quando da no refratômetro 19-20%?

 

Gostaria de ter ido, inclusive estou em sp, mas não dava pra fugir da família no domingo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do café mas algo na casa dos 50-40%, o tempo de extração também varia mas é lá pelos 32/34, seria como regular o café para "mesomeno" 28s mas extrair um pouco mais. Esse método só funciona com moedores planos que tem pouca distribuição de partículas como moedores para cafés coados, com os cônicos não deve funfar muito mas não testei ainda.

 

Miyamoto, pode falar direto comigo, só mandar MP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, o tempo é irrelevante. Tem duas coisas pra mexer. Deixar correr café (massa na xícara) para acertar o % extraído. O brew ratio final dependeu da moagem. Se mais fino, brew ratio mais alto.

 

Deve chegar uma hora que o brew ratio não sobe mais pq chocou a máquina ou o tempo passa a ser inviavelmente longo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a oportunidade, foi muito legal. Eu nem tinha "me convidado", segundo o Márcio eu não participo mais do Clube, mas encontrei o Gil no evento do pão caseiro e fui convencida por ele.

 

Ótimos cafés, legal degustar com quem entende. Eu não conhecia o refratômetro (santa ignorância, Batman... ) e achei tudo muito bom. Se supostamente foi improvisado, você enganou muito bem, Victor.

 

Gostei particularmente do natural do 2° lugar, mas trouxe para casa um pouco do CD do 1° lugar.

 

Tarde agradável, espaço bacana e pessoal disposto a papear e aproveitar os cafés.

 

Gil, seus acompanhamentos casaram bem.

 

Foi bom reencontrar os conhecidos (Santiago e o padrinho da Silvia que eu não via há bastante tempo) e conhecer os demais.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também bebo tudo sem açúcar. Mas, honestamente, o espresso da Starbucks no dia seguinte não desceu. Maldito café que me tirou o retrogosto da degustação da tarde anterior! Heheh..

 

Anita, a gente devia ter dividido o pacote do natural que ficou comigo! Agora, se quiser, posso vendê-lo a R$149,99 o quilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...