Tárcio Zemel Postado 17 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 17 Fevereiro 2014 Pessoal, sou novo no "mundo do café", fazendo da bebida um hobby não faz muito tempo; então, para um novato como eu, acredito que não seria errado dizer que eu ainda "não sei" beber café. Pelos assuntos que vejo aqui no fórum, o pessoal falando que tal ou qual café é melhor; para evitar essa ou aquela característica; que o café da marca X é melhor que o da marca Y... Fico (falando sério) admirado com as pessoas que têm um paladar que conseguem esse nível de diferenciação e fico querendo que chegue logo o dia em que vou conseguir diferenciar o "toque de mel", "doces frutas vermelhas", "finalização de caramelo" e tantos mais adjetivos presentes nas descrições de cafés que vejo. Então, para que esse dia chegue logo, pensei em pedir aos colegas dicas de como aprimorar o paladar (se é que existem dicas/técnicas para isso). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 18 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2014 Eterno aprendizado ! Difícil entender tudo sobre café uma vez que o mesmo possui inúmeros compostos aromáticos. Mas uma coisa é certa, prove vários tipos de cafés em diversos tipos de extração para tentar identificar o que lhe agrada mais. Tem uma coisa também, como posso dizer que um determinado café possui aroma de jasmim se eu nunca senti este aroma ? Creio que um contato mais contínuo com estes aromas e sabores ajudaria evidenciar as características de cada café ( poderia ser uma espécie de treinamento ). OBS: Também sou novato neste mundo, estou aprendendo, aprendendo, aprendendo e sei que sempre aprenderei... O negócio é meio complexo mesmo ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2014 Uma coisa que não requer equipamento algum é cheirar e provar as coisas que mais citam no café... Frutas cítricas, vermelhas, mel, melaço, chás florais, e assim por diante. Aqui é mais o olfato que o paladar, mas sabemos que se complementam. Outra coisa é treinar os sabores básicos, ao menos ácido, doce e salgado. Em algum outro tópico alguém passou as receitas. Pro sabor ácido usa-se ácido cítrico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Fontes Postado 18 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2014 Uma coisa interessante é provar dois cafés diferentes que tenham a mesma característica. Exemplo: dois que sejam super amendoados, ou chocolate, o sabor que repetir você já vai saber qual é. Aí para finalizar, Tome um com outra característica e note a ausência daquele sabor. Isso me ajuda bem! E claro, não precisa ser tudo no mesmo dia. Hehehehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2014 Pois eu acho mais produtivo tomar dois cafés com características diferentes, sempre lado a lado. Mais fácil compreender as diferenças de aroma, acidez, doçura, etc. Interessante também comparar as amostras quentes, mornas e frias. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 18 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2014 Eu também não consigo perceber estes aromas que tanto comentam por aí. Tô só nos ácidos e amargos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2014 Gui, eu também estou (ainda) nesta fase, de não perceber as nuances. Acho que é questão de treino mesmo. Tenho estudado um pouco o assunto e mesmo nestes grandes grupos há ainda outras subdivisões. Por exemplo, entre os ácidos há diferentes tipos deles. No grupão dos ácidos, você percebe por exemplo quando o ácido predominante é o lático (azedinho-doce)? Complementando: o CD campeão paulista (o café da Laura) tem teor lático, me explicaram. Se você comprou deste, saia buscando este fundo de Yakult. A parada é sinistra, como diria Alê Velloso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 18 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2014 Poxa.. Acho que nem isto eu percebo. Temos que procurar algo sobre como treinar o perfil sensorial para café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 18 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2014 Deve ter no mercadolivre um kit com toranja, ugli fruit e mirtilo, pra você começar a se situar. Eu tô brincando, mas um amigo meu uma vez comprou um kit para vinho cheio de frasco com aromas. Me lembro que um era de banana. Mas não dizia se era prata, d'água... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Podemos comprar um kit de perfumista. Gui, vamos rachar um? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Mas se rachar ele não vai vazar pra todo lado? (Aí Gil! Primeira do dia! Tô me segurando! ) Como assim de perfumista? A Andréia Suzuki, minha companheira oriental do fórum, me mostrou um kit desses de cheirinho.. Custava uma nota! Deixa eu ver se acho aqui... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Compra isso aqui Miyamoto : http://www.espressoparts.com/LENEZDUCAFE_36 Vc cheira esse vidrinhos e pronto sai por aí carteando ............toranja , mirtilo , banana .......ou no caso de vc e o Cal , carvão , fumaça , cinzas e etc. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 É.. Foi este mesmo que ela me mostrou.. Le Nez Du Cafe! O único cheirinho que senti foi do preço.. Salgaaaaaaado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 O Yirgacheffe tem gosto de mirtilo, segundo a descrição que vem no pacote: O curioso é que mirtilo tem um gosto super sutil. Eu até gosto bastante, mas me recuso a pagar o que pedem aqui nos hortifruti da vida. Se bem que o café foi bem mais caro... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 É a isto mesmo que me refiro. Andréia é uma que está me ajudando a aprender a identificar "as coisas". O dela é mais caro que este, Gil, digo, Buraco Negro? Será que tem um vidrinho com Yakult? Bu, vamos rachar. Dividimos hermanamente: você fica com os rachados/quebrados e eu com os inteiros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Isso me lembra uma frase do Véio: "Café tem que ter gosto de café!" Se é que me entendem.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Cal deve ser o Mirtilo do vidrinho não a fruta , se aqui tivesse algum provador profissional ele poderia tirar essa duvida , no ultimo café que eu recebi do Jonathan , constava Toranja , como eu não sei como é o cheiro da Toranja do vidrinho fica dificil . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Beleeeeeeeeza de negócio heim Acha um treco destes aí que eu animo.. E que aulas particulares é esta aí que você está tendo com a Suzuki? Heim? Heim? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Acho que provar o café (coado ou na prensa, expresso não rola para isto) com a cola ao lado e tentar caçar as referências é legal. Até para você perceber que não consegue perceber nada daquilo. :/ Cal, o mirtilo congelado tem saído por um preço razoável. Não é barato, mas perto do que custava, caiu muito. Cheesecake dele é imbatível! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 O vidrinho é só um artifício para aproximar o aroma real. Eu confesso que não me animo muito com essa coisa de "aprimorar o paladar". Agora, toranja tem um gosto muito mais forte do que mirtilo. Toranja é grapefruit em português. Vende no Hortifruti, Prezunic, etc. Eu até gosto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Legal mesmo, como disse o Marcio, cheiro e sabor se misturam, tem que treinar os dois. O paladar para começar a perceber tem que se comer porções menores, com calma, mastigando bem e prestando atenção nos sabores, aprendi isto em um regime que fiz. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Ué, Bu, pelo visto você também teve aulas particulares com ela (não seja ciumento). Estou tentando entender o lance da harmonização (que não é só o acompanhamento do café, de nosso outro tópico, normalmente é o que vem no pires do pretinho). Então tenho batido uns papos com umas pessoas pra entender isto. Suzuki foi uma destas pessoas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Oi, Anita. A fruta é boa justamente pelo gosto sutil. Não compraria o congelado. Nos eua eu comprava com alguma frequência. Fica bom com iogurte natural e algum cereal tipo corn flakes (ou aveia em floco grande, por exemplo). Agora, ficou engraçado "provar o café (...) com a cola ao lado": pensei logo na imagem do Pixote provando um café Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Ana, acho que o ideal mesmo para perceber os aromas, seria fazer o procedimento da SCAA. Alguns pontos são chatinhos mas dá para fazer algo parecido. O ruim é que não dá pra beber o café depois... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Cal, melhor deixar a lata um pouco longe ou o cheiro vai atrapalhar a degustação. A menos que você esteja procurando uma nota de sapataria. A frutinha congelada é boa para algumas coisas. Para outras só resta pagar o valor alto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Tive aula não Ana.. Só umas diquinhas.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Fontes Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Hahahaha Eu costumo ler a cola antes de provar o café, mesmo no espresso. Provo, procuro os sabores e encontro um ou outro. Depois leio de novo a cola pra ver se nada passou despercebido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 (editado) A Andréia é parente da Daniela? Essa é bem mais bonita que a Raposeira, pelo menos. Se não me falha a memória, a história do cheiro e gosto tem a ver também com receptores no céu da boa que são mais fáceis de estimular se você der a chupada típica dos provadores de café. Puxa, só vi agora: mil! Ufa! Editado 19 Fevereiro 2014 por José Cal Neto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Podíamos preparar um kit de treino como citado pela Raposeiras (acho), tipo vamos preparar uma solução docê, outra acida,.... Alterando as qtdades, colocamos a lição do dia ou da semana e cada um dã seu parecer do que percebeu, é claro teríamos que ter a ajuda de outro familiar para preparar as soluções e identifica-las. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 19 Fevereiro 2014 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2014 Ana, acho que o ideal mesmo para perceber os aromas, seria fazer o procedimento da SCAA. Alguns pontos são chatinhos mas dá para fazer algo parecido. O ruim é que não dá pra beber o café depois... Pois é, estilo chinês: chupa e cospe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas