Ir para conteúdo

Enquete: Gaggia Platinum Vogue x Espressione Super Automática Orion x 4 Saecos


lhlobo

Postagens recomendadas

Antes que pergunte, um bom moinho para espresso deve principalmente:

 

- ter regulagem fina

- ter moagem mais homogênea possível

- não perder a regulagem

- ter repetibilidade de regulagem (vc regula para grosso e quando voltar para regulagem fina anterior, ela é exatamente a mesma)

 

Pontos práticos:

 

- ter o mínimo de retenção (não sobrar café dentro após a moagem)

- poder moer por dose (coloca-se 15.0 g de grão e sai 15.0 g de pó)

- se manual, moer rápido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos.

 

Desculpem alguma gafe. Lerei os tópicos indicados com calma. 

 

O episódio lembrou-me quando fui montar meu home-theater há zilhoes de anos, entrei em um fórum de especialistas em hi-fi para saber se escolhia entre Sony, Pioneer, JBL etc., e vi o quanto era ignorante. Os caras me receberam muito bem, esclareceram que nada disso é hi-fi, (de lo-fi a mid), falaram de marcas q nunca ouvi (Paradigm, B&W, Infinity, Denon, Marantz, Hell...), foram de uma paciência inacreditável, e perderam horas se "engalfinhando" pra montar um home ideal pro meu orçamento, q não era pequeno, mas não era infinito. Puta galera gente fina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lhlobo,

 

O pessoal aqui é meio alucinado por café, vão te indicar equipamentos pensando muito mais na qualidade do que na praticidade.

Se for realmente seguir esse caminho de maquina semi-automática + moinho, acho melhor envolver a sua mulher pra ver se realmente é isso que ela quer.

 

Preparar café em um conjunto desses demora mais tempo e demanda mais atenção a detalhes que não fazem tanta diferença quando se está mechendo com uma superauto.

 

Agora, se ela gostar da idéia de ter um equipamento desses, sugiro começar por uma gaggia baby twin + baratza encore. Vai ficar na faixa de preço que você citou e deve atender por bastante tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz,

Se você quer praticidade e não se importa tanto assim com o resultado final, qualquer superauto dessas vai satisfazer suas necessidades.

Como sua esposa gosta de leite vaporizado, iria de espressione, porque tem o tubo que você coloca direto no leite frio e ela faz o serviço com um apertar de um botão (nas outras, você tem que vaporizar usando o frother e uma leiterinha pequena).

O moinho separado é para máquinas semi automáticas, ou seja, aquelas iguais a que você vê em cafeterias, onde você mói, dosa, comprime (com um tamper) e coloca na máquina para extrair o espresso. Nesse caso, um bom moinho é muito mais importante do que a máquina (você pode ter uma máquina de R$10.000,00, se não tiver um moinho decente, não vai sair nada bom dela). Diria que um kit satisfatório para fazer o ritual do espresso sairia em torno do que está pensando em gastar, uns 3k.

Como havia dito, praticidade = superauto; maior qualidade = semi auto

Depende muito do perfil do usuário.

Por exemplo, quando minha sogra (segunda mãe) quis comprar uma máquina de espresso, sugeri para ela uma superauto, sabendo que ela não teria saco de ficar moendo, calcando, limpando a sujeira, limpando moinho, grupo de máquina etc.

Se usado um bom café, a superauto te proporcionará um espresso razoavelmente bom (e sempre do mesmo jeito).

 

Agora, se quiser um espresso de verdade, daqueles que você toma em uma cafeteria de nível (tem muita cafeteria ruim por aí, diria que a maioria delas), ai tem que partir para uma semi auto ou para uma lever machine (para os nostálgicos e perfeccionistas; um bom espresso tirado numa dessas vai ser bem melhor do que muita semi auto). Diria que, em se tratando de semi automáticas, um bom equipamento faz muito mais diferença do que em se tratando de superautomáticas.

 

A escolha é sempre de quem vai comprar e usar. A pílula azul ou a vermelha kkkkk.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso dizer e junto perguntar o seguinte.

Uma boa super-auto resolve bem o caso de um café razoável

Eu tenho um Jura que da bem conta do recado e em menos de 5 minutos de manha já tem o seu pronto e qualquer um passa por ali escolhe suave, normal ou forte aperta o botão e voilá.

Mas Hoje chegou minha manual e a dois dias meu primeiro moedor, o Hario slim. Acho que isso me levará ha um outro nível. Novos caminhos pela frente mas não abrirei mão das super ainda mais aqui na empresa pois ninguém faria o café de outro jeito aqui.

O que eu já percebi é o seguinte, o café TEM que ser muito bom recém torrado e principalmente recém moído, isso vai fazer mais diferença na sua vida que a melhor maquina do mundo.

 

Dito isso o que percebi é que as super não vão na moagem onde poderiam ir, ontem moí um grao do sofá café na hario (18g) e pus na Jura, pode não ser um espresso de portafiltro bem tirado mas ficou muito melhor do que o mesmo feito pelo método auto das maquina, inclusive fiz um com 15g que é a mesma quantidade que a maquina usa no modo forte (sequei e pesei os puck's pra ter certeza) e a diferença foi brutal.

Creio que se pudermos fazer um bom mod no moedor dela par deixar na empresa ou pra um 'rapidinho...' deva ser suficientemente bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...