Burny Postado 16 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Ontem mexi um pouco com a Unica. No Kaffeenetz tem um thread explicando o comportamento do PID dela: http://www.kaffee-netz.de/threads/bezzera-unica-pid-parametern-aendern.91812/ Coisas que já percebi. A temperatura da água da caldeira mostra uma histerese grande com a tendência de superaquecer com a maquina ligada por um tempo sem shots. Acho que a Bezzera ignorou isso propositalmente porque a massa enorme do grupo E61 (6 kg de aço) vai influenciar a temperatura do shot mais do que a temperatura da água neste momento na caldeira, e assim só a temperatura média do E61 importa. Mas mesmo assim, para hobbistas é um saco saber que a temperatura da água varia de 3 a 5 oC e assim abri o bicho, coloquei um jumper no board do PID e reprogramei o PID como o amigo no Kaffeenetz recomenda. Resultado: O PID é bem mais dinamico e a temperatura da água da caldeira fica constante. Nos momentos em que chega em 1oC a cima da temperatura desejada, já desligue direto e assim tem uma temperatura entre 93 e 94oC (mais o offset, claro) na caldeira por exemplo se 93o foram programados. Gostei do resultado, mas o Miyamoto mencionou que o PID talvez puxa mais energia assim. Tenho a menor ideia se é uma possibilidade. Abçs Burny 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Canalização é mais fácil de acontecer com shots de fluxo maior. Em extrações mais lentas é mais difícil de acontecer. Falo por experiência, pois a Elektra não tem OPV. Quando excepcionalmente quero um shot a 9bar ou menos, ou quanto quero fazer PI, uso um PWM, que em conjunto com o manômetro de grupo me da bastante flexibilidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Não entendi Burny , vc esta dizendo que no painel do PID , por exemplo se vc setar 92ºC pode ocorrer desse valor variar de 3 a 5ºC se a maquina ficar ligada um longo tempo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 16 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Sim, 5o talvez é um pouco exagerado, mas entre 92 e 95oC se ela foi programada para 93 foi comum depois de 30 min sem uso. O que me revolta é que a Bezzera programou o PID que ele não mostra nesse caso temperaturas maiores do que 93, mas tem um jeito para visualizar isso (mudar a temperatura rapidamente para baixo no PID e depois para cima de novo, e ele mostra a temperatura real - muitas vezes mais alta - para uns 30s). Acho muito estranho que os parâmetros do PID da fabrica são tal inadequados, e que uma mudança simples dos parâmetros consegue uma estabilidade térmica da caldeira muito melhor. O pessoal da Bezzera é orelhudo assim??? Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Essa variação e realmente alta , na Classica se setar digamos 92ºC , ate 20 / 25 min de aquecimento o PID vai mostrar 91/ 92ºC, a partir daí 92 , com muitas horas 92 a rapidas idas a 93 , já deixei a maquina ligada o dia inteiro e ela não passa de 1ºC para cima, por poucos segundos. Não acho que os caras da Bezzera sejam ruins , uma coisa é o que o engenheiro projeta e outra o que é programado na linha de montagem. Eu escreveria para Bezzera informaria o numero de seria da maquina e a versão do PID , explicaria a situação e diria o que eu fiz no PID . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 A culpa é sempre do peão ou do estagiário, lol. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 16 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Mas pessoal, todas as Unicas do pessoal do Kaffeenetz tem os mesmos parametros suboptimais. Isso é parte do projeto sim. Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 16 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Incl. o componente I do PID estava em 0. Para que um PID se só usa o PD??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Eita alemão teimoso , passa o email, de repente os caras te surpreendem com um atendimento pós venda padrão alemão. Agora se a empresa fosse grega eu diria para vc esquecer. Pior que é isso mesmo Rodrigo, erro de projeto explode na cara da empresa rapidamente, todo mundo aponta o dedo para os engenheiros, começando pelo controle de qualidade. Erro na linha de montagem é involuntário e aleatório. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Pior sou eu que não vou ter em quem colocar a culpa, rsrsrsr Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Exceto se o erro não for facilmente percebido, ou ser apenas um caso de melhoria de performance, como parece ser a hipótese. Talvez exista um motivo não percebido pelos usuários para a utilização de tal configuração também. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 16 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Nada de teimoso, só não escrevo mais email para empresas para ganhar respostas do tipo: "Vc como consumidor não pode abrir a maquina e mexer e trocar peças, vc já perdeu a garantia com isso!" Tenho uma coleção de respostas parecidas ... um dia vou publicar essa, junto com as partes mais hilárias de provas de alunos. O pessoal do Kaffeenetz perguntou incl. os fornecedores, e ganharam respostas estupidas ... a Bezzera já deve saber dessa historia. Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Na regulagem dos parâmetros do PID há compromissos. Talvez trocaram um pouco de estabilidade por overshoot menor ou tempo de aquecimento mais rápido. Não é necessariamente um erro de projeto. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Pior sou eu que não vou ter em quem colocar a culpa, rsrsrsr Põe a culpa no japa , todo mundo vai acreditar 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Manda um Bravo Debut e um Tamper Bravo e pode colocar a culpa em mim sempre que precisar... [emoji1] [emoji1] [emoji1] 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 19 Março 2016 Autor Denunciar Share Postado 19 Março 2016 Notei já um tempo atrás que o PID da Unica é instável se ela fica mais do que duas horas ligada e medi temperaturas até 74 C na caixa do PID. Para resolver isso, fiz um isolamento térmico da maioria das partes internas quentes da maquina com Armaflex HT. Acho ficou bom e a temperatura no PID agora fica na faixa de 50 C. Em geral a variação da temperatura que a sonda dentro da caldeira mede é bem menor agora. A desvantagem agora é que o aquecedor de xicaras fica só morno. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 2 Novembro 2016 Autor Denunciar Share Postado 2 Novembro 2016 A Unica ganhou hoje uma limpeza interna geral. Incl. tirei e limpei a tubulação de silicone. Aproveitei para trocar a bomba, agora uma ODE TP600. É a bomba mais silenciosa entre as que já testei (Ulka EX5 e EX4). Ela tem uma linha de pressão intermediaria entre a EX4 e EX5, mas uma pressão máxima menor, de 9 bares (durante a extração; uns 10,5 contra o blind basket). Gostei do resultado para cafés de torra clara a média, mas o espresso italiano da esposa não fica tão bom não. Vou testar a TP600 umas duas semanas e decidir depois se ela pode ficar, ou se vou montar a EX4 de novo. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 27 Agosto 2017 Autor Denunciar Share Postado 27 Agosto 2017 A minha Unica recebeu uns upgrades com peças da AliExpress. Primeiro instalei uma válvula redutora de pressão e puxei uma mangueira de silicone para a máquina. Fiz um furo pequeno embaixo da maquina para deixar a mangueira entrar. Como a casa tem um filtro de alta vazão, puxei a mangueira direitamente para o reservatório d'água, onde instalei uma bóia miniaturizada. Também furei a chapa do reservatório de dejeto e instalei um dreno que vai diretamente para a rede de esgoto, também com mangueira de silicone. As modificações foram relativamente baratas - peças na faixa de 80 temers - mas aumentaram o conforto bastante. Também não mudaram a aparência da máquina muito. 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 28 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 28 Agosto 2017 Fala, Burny! Vc temnos links da válvula de pressão e da bóia? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 28 Agosto 2017 Autor Denunciar Share Postado 28 Agosto 2017 A bóia foi essa http://s.aliexpress.com/vmEJJvim Já o anúncio da válvula não está mais online, mas foi um modelo padrão para bebedouro, com pressão regulável. Abçs Burny 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 28 Agosto 2017 Denunciar Share Postado 28 Agosto 2017 Valeu, Burny!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Simões Postado 15 Abril 2018 Denunciar Share Postado 15 Abril 2018 Burny, posso te pedir um "4 anos depois"? Estou estudando a compra de uma prosumer e a Bezzera me parece uma opcao interessante. Li o tópico e gostaria de saber, hoje, como ficaria a comparacao entre as bombas e ajustes de pressao, além da sua experiencia geral com a máquina em termos de uso diário e manutencao. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 16 Abril 2018 Autor Denunciar Share Postado 16 Abril 2018 Fala Gabriel, eu gosto bastante da Unica, mas tem um grande porém: o PID da Unica mostra uma histerese absurda (na faixa de 4 a 5 graus C) com a programação da fábrica. Tem que reprogramar ele e para isso tem que abrir a máquina e colocar um jumper. Por causa disso recomendo a ECM Classika PID, se vc tem a grana (ou, se vc tem mais grana ainda a Xenia!), pois é uma maquina parecida e o PID funciona perfeitamente da fábrica. Conheço a ECM, pois o meu irmão tem ela. Ela é mais feia do que a Unica, mas é tecnicamente superior. Abçs, Burny 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gabriel Simões Postado 17 Abril 2018 Denunciar Share Postado 17 Abril 2018 Valeu, Burny! Entao, o PID seria a única vantagem da ECM? Sao 150 euros de diferenca e nao me parece difícil resolver na Bezzera. A assistencia nacional (Alexandre) nao entra na conta pois estou morando em outro país, entao tenho que medir bem o que estaria ganhando com mais 150 euros investidos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Abril 2018 Denunciar Share Postado 17 Abril 2018 @Burny mas qual bomba vc manteve instalada afinal? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 17 Abril 2018 Autor Denunciar Share Postado 17 Abril 2018 @Gabriel Simões A ECM tem outras vantagens, como timer, caldeira e tubulação em aço, regulagem de pressão (opv) externa. Eu compraria ela. Mas se vc quer mexer com o PID e reprogramar ele, para evitar esse overshoot enorme que a máquina faz durante o warm-up inicial e depois das vaporizações, a Unica tb é uma boa escolha. @Rodrigoks Atualmente tenho uma EAX5 montada, mas isso tem a ver com o fato que todas a outras bombas (incl. a TP600) engasgaram em algum momento devido (acho) flutuações na rede elétrica aqui na roça. Mas como faço pouco espresso no momento (quase só para cappu no café da manhã) e muito coado, não é tão grave. Do ponto de vista do perfil de pressão realmente achei a TP600 a mais interessante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 17 Abril 2018 Denunciar Share Postado 17 Abril 2018 @Burny Não é o tópico dela, que aliás não há kkk, mas aproveitando seu conhecimento da marca, você conhece a Bezzera Magica S PID? Conhece alguém que tenha e sabe se gosta dela? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 17 Abril 2018 Autor Denunciar Share Postado 17 Abril 2018 Não conheço, mas o pessoal do Kaffeenetz escreveu bastante sobre ela. Em geral é a questão se uma HX precisa de um PID. Mas acho a Xenia mais interessante, pois tem um conceito térmico moderno. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas