Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Fernando.. Tem as Sony Nex também que tem o preço bem em conta e lentes razoavelmente fáceis de encontrar... A Nex F3 seria uma boa pedida... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 14 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Miyamoto, Gosto delas ! Mas nos comparativos que eu lí, a que faria parelha com estas duas seria a NEX 5. E mesmo assim, empata o jogo .... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Sobre as câmeras, dê uma olhada na linha micro 4/3 da Olympus e Panasonic, também mirrorless. A coqueluche atual é a Olympus OM-D EM-1, mas é bem cara, só o corpo 1300. Mas tem as opções com uma coisa ou outra removida, e a Panasonic também tem boas opções. O fator de corte é 2, razoável se comparar com APS-C (~1,6). Vantagem é menor tamanho e lentes boas com preço razoável, mas claro que uma DSLR (mesmo com sensor APS) tem a vantagem de poder usar as lentes 35mm mas pesam mais e as boas são bem caras. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 14 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Marcio, Adoraria comprar uma Olympus, mas o "brecinho, brimo ...." . Esse negócio de fator de corte eu não entendí. Sou mais usuário do que fotógrafo. Não chego a ser um analfabeto funcional, mas .... Se o amigo puder desenhar pra mim ? Essa Ricoh GR que é a que mais me interessa, tem o sensor APS-C CMOS de 16.5 MP. Uma coisa que me deixou louco com ela foi a qualidade das fotos em PB. É impressionante ! As cores tb são maravilhosas ... Super naturais .... Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Fernando.. Eu havia entendido errado quando você disse "lente fixa". Eu achei que estas câmera já vinham com uma lente intercambiável fixa. Na verdade, o que você quis dizer é que a lente é acoplada ao corpo né? Pois então, eu estava sugerindo que pegasse uma 4/3 como o Márcio citou. Acho fundamental a troca de lentes.. Uma lente clara faz muita falta... Fora os bokehs né? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 A Sigma tem um sensor Foveon pouco utilizado. Fator de corte, seria quantas vezes o sensor da câmera corresponde a uma Full Frame. Sendo o fator de corte de 2, significa que este sensor é metade de uma FF. Muito bom. Ah sim.. Em termos gerais, o tamanho do sensor (fator de corte) influencia diretamente na distância focal.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Essa Ricoh é bem interessante, mas não trocará a lente e é fixa, não tem zoom algum. O fator de corte é a proporção entre o sensor e um sensor full-frame, no caso dessa é aproximadamente 1,5, por isso a lente 18,3mm é equivalente a 28mm. A abertura máxima dela é f/2.8 mas equivale a f/4.2 numa full-frame (full-frame o fator é 1, o sensor é do tamanho de um filme 35mm). Ainda assim, f/4.2 é uma boa aberta. Lentes de abertura grande te dão boa luminosidade e também campo de profundidade "raso" (quando só o foco fica nítido). Para a micro 4/3 tem lente fixa de f/1.2, por exemplo, que equivale a f/2.4 de uma DSLR full-frame. Mas obviamente o custo aumenta. Uma câmera que parece versátil e tem sensor grande (e ainda uma lente interessante com algum zoom e boa abertura) é a Sony RX100 II. Pena que faltam controles, mas eles tentaram mantê-la bastante compacta. Eu tenho uma Lumix LX-7, a lente é excelente (abertura de 1,4), mas o fator de corte é na faixa de 4,5, pois o sensor não é muito grande (1/1,7"). Ainda assim é uma câmera bem versátil e de boa qualidade para um preço excelente nos EUA. Márcio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Márcio, o fator de corte influencia na abertura? Achei que era só na distância focal.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Sim, na entrada de luz, por causa da distância focal... Não muda a abertura da lente, é claro, mas se a distância focal é maior, a abertura deveria ser maior pra dar o mesmo efeito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Márcio, Dei uma pesquisada aqui e a abertura não muda com o fator de corte não. http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-fator-de-corte "...o tamanho do sensor não interfere em nada nas características da imagem. Ela fica igualzinha. Com o mesmo tamanho (resolução), com a mesma profundidade de campo e com as mesmas distorções da lente..." Se não interefere na profundidade de campo, não mexe na abertura. http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/bfatordecorte.html "..o Fator de Corte, um fator de multiplicação da distância focal..." Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Vídeo com boa explicação Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Interfere sim... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Sim, na entrada de luz, por causa da distância focal... Não muda a abertura da lente, é claro, mas se a distância focal é maior, a abertura deveria ser maior pra dar o mesmo efeito. Pera.. Preciso refletir sobre isto para opinar.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Vídeo com boa explicação Sergio, não consigo abrir o link diretamente aqui. Poderia por favor copiar o título do vídeo para que eu possa procurar no Youtube aqui? Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Para viagens e lugares bonitos ou fotos mais elaboradas tenho uma Canon que é full frame a 5D MKII essa máquina é simplesmente fantástica não se compara uma full frame com uma com corte até mesmo em nível de profundidade, aliada a uma boa lente faz fotos maravilhosas, só que é um trambolho, pesada, com a lente 70-200 chama muito atenção, não gosto de levar ela pra cima e pra baixo fora o risco de ser roubado, para o dia-a-dia utilizo mesmo é o celular que apenas quebra um galho e também tenho uma da Sony que acho bem legal, com bastante recursos inclusive de GPS, panorâmica, 3d, etc que é a DSC-HX9V e um item que acho bastante importante também na hora de comprar máquinas fotográficas digitais é made in Japan e essa da Sony vc deve achar um preço bem legal nos EUA. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Miyamoto -> "Crop Factor: Why you multiply the aperture by the crop factor when comparing lenses" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Sergio, muito obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 14 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Essa Ricoh é bem interessante, mas não trocará a lente e é fixa, não tem zoom algum. O fator de corte é a proporção entre o sensor e um sensor full-frame, no caso dessa é aproximadamente 1,5, por isso a lente 18,3mm é equivalente a 28mm. A abertura máxima dela é f/2.8 mas equivale a f/4.2 numa full-frame (full-frame o fator é 1, o sensor é do tamanho de um filme 35mm). Ainda assim, f/4.2 é uma boa aberta. Lentes de abertura grande te dão boa luminosidade e também campo de profundidade "raso" (quando só o foco fica nítido). Para a micro 4/3 tem lente fixa de f/1.2, por exemplo, que equivale a f/2.4 de uma DSLR full-frame. Mas obviamente o custo aumenta. Uma câmera que parece versátil e tem sensor grande (e ainda uma lente interessante com algum zoom e boa abertura) é a Sony RX100 II. Pena que faltam controles, mas eles tentaram mantê-la bastante compacta. Eu tenho uma Lumix LX-7, a lente é excelente (abertura de 1,4), mas o fator de corte é na faixa de 4,5, pois o sensor não é muito grande (1/1,7"). Ainda assim é uma câmera bem versátil e de boa qualidade para um preço excelente nos EUA. Márcio. Marcio, A Sony RX100 II perdeu para a Ricoh em todos os testes comparativos. A LX-7 é uma das pequenas notáveis, mas eu já tenho uma LEICA D-LUX 4. Sinceramente, não trocaria. A maioria das fotos que eu faço dispensa o uso do zoom. Uma lente até 50 mm resolve 90% dos meus problemas. Celular, nem pensar .... mas trambolho tb é brabo. Chama a atenção, pesa pra carregar, etc... É gente, essa equação não é mole de fechar não ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Sim, na entrada de luz, por causa da distância focal... Não muda a abertura da lente, é claro, mas se a distância focal é maior, a abertura deveria ser maior pra dar o mesmo efeito. Miyamoto -> "Crop Factor: Why you multiply the aperture by the crop factor when comparing lenses" O vídeo que o Sérgio postou está bem didático. Concordo agora.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 14 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Verdade .... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Fernando.. Acho que deveria ir de lente intercambiável do tipo M4/3.. Se já tem uma compacta que atende bem, talvez seja o caso de mudar de categoria.. Só acho! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Fernando, revista da Folha de ontem tem dicas de coisas bacanas em Niorque. Tentei achar na edição on-line, mas aquilo é confuso pacas. Vou pegar o título na impressa e localizar na web, daí posto aqui. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 14 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Anita, Você estaria me fazendo uma baita favor ... Este fim de semana lembrei de vc. Estava navegando à respeito do negócio da minha máquina fotográfica e ví um texto sobre os Ilford. Quando eu usava papel, comprava dele direto para as minhas ampliações ... Fernando.. Acho que deveria ir de lente intercambiável do tipo M4/3.. Se já tem uma compacta que atende bem, talvez seja o caso de mudar de categoria.. Só acho! Miyamoto, Você tem toda a razão. Mas o que acontece com a fotografia na minha vida, é como as outras coisas de que eu gosto: tem que ter o máximo possível de qualidade ( pq eu não seí viver sem ) e não perder de vista de que é uma diversão, uma brincadeira .... Se eu ficar botando um monte de lente, filtros, tripés, etc., eu deixo de ter uma experiência mais relaxada com a fotografia. Tipo carnaval, sabe como é ? Se organizar demais, perde a graça ! Abçs !! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Ah, mas a curtição da fotografia é justamente poder trocar objetiva, brincar com foco, mexer no ISO Nossa, sempre adorei Ilford. Ainda tenho um monte de papel vencido deles, que uso para os projetos de educação e fotografia. Rola direitinho. #amomuitotudoisso Vou procurar a tal reportagem e ponho aqui. beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Sei como é.. Eu vou mais pro lado exagerado.. Como diria minha esposa, eu tenho muitos hobbies Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Ah, mas a curtição da fotografia é justamente poder trocar objetiva, brincar com foco, mexer no ISO E por falar nisto.. Eu li em algum lugar que uma destas duas que você citou não trabalha bem com ISOs a partir de médios.. Com 400 já começa a ficar ruim.. É algo a se pensar.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 14 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 M Ah, mas a curtição da fotografia é justamente poder trocar objetiva, brincar com foco, mexer no ISO Nossa, sempre adorei Ilford. Ainda tenho um monte de papel vencido deles, que uso para os projetos de educação e fotografia. Rola direitinho. #amomuitotudoisso Vou procurar a tal reportagem e ponho aqui. beijo Mas essa eu tb tenho .... Nessa maquininha eu posso mexer no ISO (vaí até 25.600 !!! só começa a granular em 6.400 !!), posso priorizar velocidade, abertura, personalizar toda a regulagem dela. Só não posso fugir dos 2 tamanhos disponíveis de lente 28 mm e 35mm. De resto, o céu é o limite ... Sei como é.. Eu vou mais pro lado exagerado.. Como diria minha esposa, eu tenho muitos hobbies Miyamoto, Eu sou "TOC" total !!! Se me der muita corda, só paro à tiros ! Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 14 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 E por falar nisto.. Eu li em algum lugar que uma destas duas que você citou não trabalha bem com ISOs a partir de médios.. Com 400 já começa a ficar ruim.. É algo a se pensar.. Rapaz, Eu não lembro de ter lido isto, não ... Mas se vc está dizendo, só se for a SIGMA DP 2 pq a qualidade da imagem da Ricoh em até 3.200 ISO é hiper elogiada. À partir daí, uns poucos grãozinhos em 6.400 ISO. Depois disso, fica tudo meio igual ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Fernando, achei. É uma reportagem para consumistas mesmo. Nem curti. Mas pode ser que algo te interesse: http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/2014/04/1439266-conheca-lojas-de-grife-outlets-e-shoppings-para-compras-em-nova-york.shtml beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Abril 2014 Denunciar Share Postado 14 Abril 2014 Fernando.. Vale lembrar que granulação não é problema algum.. Depende do efeito que se deseja. Eu por exemplo, gosto muito de fotos noturnas principalmente, com uma certa granulação. Acho que dá um efeito legal. Outro detalhe: mais vale uma foto granulada do que uma foto tremida! Anota esta aí! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas