Burny Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Vou viajar para São Carlos em maio e procuro sugestões. Vou visitar a Embrapa Instrumentação que tem projetos bem interessantes, como a língua eletrônica, sistemas de detecção de fraude em café etc. e parece o grão do Alonso Coffee também vale a pena. Mas tem cafeterias boas em São Carlos? Lojas? Grão? Abraços Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Opa Burny, Não costumo tomar café fora, mas um lugar que fui e gostei aqui em São Carlos é o Shot Cafés. O lugar é pequeno, mas bem agradável. O grão servido é o Fazenda Pessegueiro. Fica na Rua Nove de Julho, 1671, a umas 5 quadras da Embrapa, perto do cruzamento c/ a Rua Marechal Deodoro. O Alonso abriu faz pouco tempo. A loja é bem legal, mas só passei em frente, não experimentei ainda. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 22 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Olá Lucas, muito obrigado pela dica! Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Lingua eletrônica ? Para qual área eles planejaram fazer uso da lingua ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Gil, Retirado de http://www.cnpdia.embrapa.br/produtos/lingua.html : A Língua Eletrônica é muito mais sensível que a língua humana e foi desenvolvida para avaliar a qualidade e paladar de bebidas, entre elas, a água, vinho leite e café. O sensor permite com rapidez, precisão e simplicidade verificar a qualidade da água, a existência de contaminantes, pesticidas, substâncias húmicas e metais pesados, enquanto nas demais bebidas, a Língua Eletrônica diferencia sem dificuldade os padrões básicos de paladar, doce, salgado, azedo e amargo, em concentrações abaixo do limite de detecção do ser humano. Hoje, os testes para avaliação do paladar de bebidas são feitos por degustadores, enquanto que a avaliação de água é feita por análise química em laboratório e são bastante demorados. Com a Língua Eletrônica é possível fazer testes contínuos na linha de produção e com maior precisão. A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) assinou contrato com a Embrapa para utilizar o aparelho em seu Programa de Qualidade, lançado em 2002. Em 2001, o equipamento recebeu o Prêmio Governador do Estado, categoria Invento Brasileiro. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 23 Março 2014 Denunciar Share Postado 23 Março 2014 Lingua eletrônica ? Para qual área eles planejaram fazer uso da lingua ? Gilberto, acho que para isso que pensastes já existem outros equipamentos no mercado. Espero que a língua eletrônica não seja capaz de dizer se as bebidas são, ou não, gostosas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 23 Março 2014 Denunciar Share Postado 23 Março 2014 Não sabia, mas para quem torra café acho que seria o máximo poder determinar o resuktado de maneira científica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 23 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 23 Março 2014 É um conjunto de sensores eletroquimicos que geram um jogo de dados multivariado, que vc tem que analisar com algum método para visualizar o que esses dados significam (p.ex. PCA, melhor talvez uma analise discriminante). Vi que eles podem p.ex. concluir com isso que uma amostra x é um vinho da região y do produtor z. Como tem sensores de sabores, pH etc. no pacote, posso imaginar que pode usar sim para avaliar o sucesso da torra, da extração etc., mas precisa de uma calibração prévia para o grão que vc usa. Parece complicado e acho que o método é realmente mais para comprovar fraude, p.ex. alguém te vendeu um Jamaica Blue Mountain, mas entregou um Cerrado Mineiro ... rsrs ... ou um orgânico, mas é cheio de agrotóxicos. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 25 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 25 Agosto 2014 Hoje estava viajando, acabei parando em São Carlos para um pitstop e tive uma razoavelmente agradável surpresa. Tomei um espresso curto na cafeteria CacauCafé do HAVAN (uma loja de departamentos de gosto muito, mas muito duvidoso). Foi muito melhor que muita cafeteira por aí, inclusive, achei o café melhor que da Fazenda Pessegueiro que tenho tomado em São Paulo! Acho que o maior problema foi a xícara quente demais, de resto estava bem legal! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 11 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 11 Dezembro 2014 Sábado quando eu fui buscar a máquina em Barretos eu parei na CacauCafé do HAVAN em São Carlos novamente. Dessa vez o café não estava bom. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas