Ir para conteúdo

Cafeterias em São Carlos


Postagens recomendadas

Vou viajar para São Carlos em maio e procuro sugestões. Vou visitar a Embrapa Instrumentação que tem projetos bem interessantes, como a língua eletrônica, sistemas de detecção de fraude em café etc. e parece o grão do Alonso Coffee também vale a pena. Mas tem cafeterias boas em São Carlos? Lojas? Grão?

Abraços

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Burny,

 

Não costumo tomar café fora, mas um lugar que fui e gostei aqui em São Carlos é o Shot Cafés. O lugar é pequeno, mas bem agradável. O grão servido é o Fazenda Pessegueiro.

 

Fica na Rua Nove de Julho, 1671, a umas 5 quadras da Embrapa, perto do cruzamento c/ a Rua Marechal Deodoro.

 

O Alonso abriu faz pouco tempo. A loja é bem legal, mas só passei em frente, não experimentei ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil,

 

Retirado de http://www.cnpdia.embrapa.br/produtos/lingua.html :

 

A Língua Eletrônica é muito mais sensível que a língua humana e foi desenvolvida para avaliar a qualidade e paladar de bebidas, entre elas, a água, vinho leite e café. O sensor permite com rapidez, precisão e simplicidade verificar a qualidade da água, a existência de contaminantes, pesticidas, substâncias húmicas e metais pesados, enquanto nas demais bebidas, a Língua Eletrônica diferencia sem dificuldade os padrões básicos de paladar, doce, salgado, azedo e amargo, em concentrações abaixo do limite de detecção do ser humano. Hoje, os testes para avaliação do paladar de bebidas são feitos por degustadores, enquanto que a avaliação de água é feita por análise química em laboratório e são bastante demorados. Com a Língua Eletrônica é possível fazer testes contínuos na linha de produção e com maior precisão. A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) assinou contrato com a Embrapa para utilizar o aparelho em seu Programa de Qualidade, lançado em 2002.

Em 2001, o equipamento recebeu o Prêmio Governador do Estado, categoria Invento Brasileiro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lingua eletrônica ?

Para qual área eles planejaram fazer uso da lingua ?

Gilberto, acho que para isso que pensastes já existem outros equipamentos no mercado.

Espero que a língua eletrônica não seja capaz de dizer se as bebidas são, ou não, gostosas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um conjunto de sensores eletroquimicos que geram um jogo de dados multivariado, que vc tem que analisar com algum método para visualizar o que esses dados significam (p.ex. PCA, melhor talvez uma  analise discriminante). Vi que eles podem p.ex. concluir com isso que uma amostra x é um vinho da região y do produtor z. Como tem sensores de sabores, pH etc. no pacote, posso imaginar que pode usar sim para avaliar o sucesso da torra, da extração etc., mas precisa de uma calibração prévia para o grão que vc usa. Parece complicado e acho que o método é realmente mais para comprovar fraude, p.ex. alguém te vendeu um Jamaica Blue Mountain, mas entregou um Cerrado Mineiro ... rsrs ... ou um orgânico, mas é cheio de agrotóxicos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Hoje estava viajando, acabei parando em São Carlos para um pitstop e tive uma razoavelmente agradável surpresa. Tomei um espresso curto na cafeteria CacauCafé do HAVAN (uma loja de departamentos de gosto muito, mas muito duvidoso). Foi muito melhor que muita cafeteira por aí, inclusive, achei o café melhor que da Fazenda Pessegueiro que tenho tomado em São Paulo! Acho que o maior problema foi a xícara quente demais, de resto estava bem legal! :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...