Ir para conteúdo

[VENDO] Filtros VST

Santiago Luz

Postagens recomendadas

hahahah e se eu te falar que fiz o o Handsome Dandy com o VST de 15g?? rapaz, o Vario não está dando conta desse café, está quase no máximo a moagem e ainda sim ta complicado acertar a extração, mas é como lhe disse que café sensacional, está na lista dos the best que já tomei, estava curioso por ser um blend de Yirgacheffe, Ethiopia, Palestina, Huila e Colombia, olha só, até da palestina tem café no meio desse blend... Muito obrigado pela gentileza de trazer as muambas de fora para nós aqui do CDC :) Pegar um café desses com torra de 01/04 não tem preço viu, show de bola!

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já falei Santiago vem pra cá que você toma café, senão você terá uma crise de abstinência aí e capaz de ser internado, ainda mais sabendo que tem cafés excepcionais aí no congelador aguardando hahahahaha

Link para o comentário

• 3 weeks later...

Aleluia:

2014-04-24+14.39.25.jpg

Anteontem tinha recebido o café da W&S. Fui hoje ao centro de distribuição que fica aqui na minha esquina e o carteiro me mostrou a assinatura do porteiro na entrega do VST single. Aí perguntei aqui em casa de novo e ele estava com o pacote. Foram 3 ao todo e ele achou que em vez de dois pra mim e um pro meu vizinho era o contrário (o vizinho também é José).

Agora já posso pedir meu tamper pra loja do CdC.

• Curtir 2
Link para o comentário

kkkkkkkkkkkkkkk Seu carteiro tá formando quadrilha... Já conseguiu aderir o porteiro.. Vamos ver quem mais...

E parece que tem um cafezinho agarrado naquele furo ali ó...

:lol:  :lol:  :lol:

Link para o comentário

O pior é que ele tá sempre sentindo o cheiro das minhas torras (duas por semana no mínimo). Me lembro que nas primeiras vezes eu ouvia uns "tem alguma coisa queimando". E olha que só machopreteei a segunda torra ever. É que o cheiro da torra é bem diferente do do café depois de esfriar.

Pronto, paguei o tamper e já enviei o email pedindo pra ser 40,8 mm! Vamos ver se acertam a precisão!

Link para o comentário

:D 40,8 mm !! Ahh Cal , vc não nega que é matematico , 40,8 ao inves de 41mm ?

Na solução de um problema de matemica , isso faz muita diferença , mas , no duro mundo da engenharia onde nada , absolutamente nada , esta nas CNTP , essa diferença na verdade é irrelevante , o seu filtro no copinho tem uma inclinação de 7º graus , isso significa que esses 0,2mm de diferença no diametro vão permitir que seu tamper penetre alguns micras a mais no copo , o que seria bom para porções de café menores que 7g , mas , para porções acima de 7g vai ocorrer uma folga no calcamento nas bordas , então qual sera o valor correto ? quem sabe ? A borda é curva  :P , mas, no fim das contas nada disso faz diferença pois estamos falando de uma diferença de 0,1g de café se muito , espero que sua balança tenha essa precisão toda.

Quanto a precisão do torno fique tranquilo , por pior que seja o torno do João a precisão jamais será menor que 0,001mm , e mesmo que ele erre , eu aposto , meu amigo , que vc não tem um paquimetro em casa com precisão de 0,05mm (paquimetro xingling)  :P

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário

Carlos, lembra quando vc perguntou que medida fazer? Acabou fazendo com quanto? Ficou legal?

O meu aqui poderia ser um tico maior. O filtro é o LM não sei se realmente idêntico ao VST. Mas isso de ser cônico é chato mesmo...

Link para o comentário

Sergio eu acho que o precision da LM é identico ao VST sim pois tenho um de 15g vst e um 18g precision LM e achei igual, só não tem aquele controle de qualidade que há no VST,  o mesmo acontece no filtro Strada, já o single LM e o Single VST acho que são diferentes, pelo menos no acabamento, o da VST é bem polido agora sobre a qualidade nos furos ai já não sei informar, mas tenho esse single LM e venho gostando bastante, vc simplesmente não consegue errar nenhuma extração, muito difícil, achei super útil apesar de odiar tomar apenas 20 a 30g de café :P

Link para o comentário

É, se os simples são ligeiramente diferentes é arriscado sugerir tamanho do tamper.

20 a 30 g de café são meus duplos (na verdade 20 a 25 g). No simples sai umas 12 g =)

Link para o comentário

se quem escreveu a página da VST é matemático eu não sei. Eu não fui. Lá eles nem falam em 40,8 mas que deve ser entre 40,7 e 40,9. Pedir pra fazer 41 já me parece temeroso. Assim pelo menos fica o aviso que não é pra chegar em 41.

Link para o comentário

Eu tenho os dois singles e concordo com o Roger o LM é melhor , não precisa afinar tanto e é virtualmente impossivel errar a extração com ele , eu pessoalmente acho joguei dinheiro fora comprando VST e IMS , são bons para impressionar visita , o inox é polido tem essas gravações feita a laser , mas , na hora H o LM de 8 dolares e muito melhor que o VST de quase 30. :huh: Vivendo e aprendendo.

Sergio o meu tem 41mm ou para ser exato 41,03 mm  :P

Agora , falando serio , 41 ou 40,8 não faz diferença , eu fiz uns testes de maluco e de 6,7g de café ate 8,8g não faz diferença , menos que 6,7g o tamper de 41mm não comprime legal e acima de 8,8 g escapa café , se comprimir muito 9g , acima disso sai do copinho.

Qualquer valor em torno de 41 resolve. ;) no final a quantidade de café é que decide .

Colocando um LM e VST lado a lado as medidas são as mesmas (no olho) , eu acho que a diferença se existe são nos furos , exigem  um pó mais fino

Abs

• Curtir 1
Link para o comentário

Mas Carlos, são iguais no diâmetro? Se vc colocar o tamper em ambos filtros sem café eles descem o mesmo tanto? O meu tamper tem 41.5 mas se fosse 42.0 mm gostaria mais.

Link para o comentário

No diametro , se não fosse pelo polimento do aço eles seriam identicos , se vc preferia que fosse 42 , significa que vc usa mais de 8g , nesse caso realmente maior diametro seria melhor , mas , se vc como eu usasse entre 7 e 8,5 g no maximo , 41 esta legal , como eu disse , depende de quanto café vc usa.

Abs.

Link para o comentário

Entendi. Uso 7 a 7.5 g. Mas sabe o que pode ser, minha moagem é ligeiramente mais grossa pela máquina ter pressão menor, daí o bolo fica mais alto.

Então 41 mm deve ser o valor ideal.

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 24/04/2014 at 20:07, carlos eduardo disse:

Eu tenho os dois singles e concordo com o Roger o LM é melhor , não precisa afinar tanto e é virtualmente impossivel errar a extração com ele , eu pessoalmente acho joguei dinheiro fora comprando VST e IMS , são bons para impressionar visita , o inox é polido tem essas gravações feita a laser , mas , na hora H o LM de 8 dolares e muito melhor que o VST de quase 30. :huh: Vivendo e aprendendo.

Pode ser melhor com alguns cafés, mas quem garante que fica melhor com todos?

Link para o comentário

Sérgio 12g de café extraído não dá nem pra sujar meus dentes para deixá-los amarelos, meus dentistas vem me azucrinando com esse negócio do café, que estou tendo que fazer limpeza com mais frequencia e antes quando consumia menos não tinha problema, mas já falei pra eles que fico com os dentes amarelos mas não fico sem café, parei de tomar a dose diária  dos escoceses 12 anos e agora estão querendo me cortar o café também?? no way

• Curtir 1
Link para o comentário

Rodrigo , essa é a minha humilde opinião , com 5 ou 6 cafés eu não vi diferença , mas , para quem tem um paladar treinado , as coisas mudam de figura , o que eu estou dizendo que alguem com um paladar mediano , não vai perceber diferenças.

No momento eu tenho 12 filtros , vou dar para um amigo os Gaggia despressurizados (single e duplo) e os VST de 7g e 18g .Percebi que eu posso ficar minha vida toda usando o single LM de 7g e o duplo Rancilio , quem sabe de vez em quando um triplo com 21g , o resto dos filtros  foi só para pegar experiencia e poder dizer , mais uma vez......."vivendo e aprendendo"  :)

Eu creio que esses VST quando usados por um barista profissional durante o WBC no centro de uma quadra de basquete com auditorio e cameras , em uma Nuova Simonelli Aurelia de 3 grupos e um K30 Twin , nessa hora eles devem fazer diferença , mas , na minha cozinha com uma Gaggia e um Vario  , não fazem diferença.  ;)

• Curtir 1
Link para o comentário

Em 24/04/2014 at 23:00, Rodrigoks disse:

Pode ser melhor com alguns cafés, mas quem garante que fica melhor com todos?

Rodrigo, acho que um dos filtros fica melhor para qualquer café, deixe explicar o porque.

Admitindo que a diferença entre os filtros simples da LM e VST são apenas as áreas dos furos.

Daí tira-se dois cafés, um com moagem mais fina no filtro de área maior e outro com moagem mais grossa no filtro de área menor. Ambos os cafés tem ficar com a mesma extração, ou seja, %ext e %tds iguais.

Experimentando esses dois cafés eu dúvido que alguém consiga distinguir um do outro, pois as áreas não são tão diferentes assim, mas vamos continuar.

A diferença no sabor será apenas pelo perfil da moagem, algo como a proporção entre fines e as particulas médias. O melhor café deve ser o que, devido sua moagem, tem menos fines puxando o sabor pro amargo.

E isso me parece independente do café utilizado.

Um teste interessante de ser feito, e teria que ter refratômetro é fazer o experimento acima usando o VST 15 com 15 g de pó, e o VST 22 g também com 15 g de pó (esse deverá ter a moagem mais fina). Daí experimentar e ver o mais gostoso.

Link para o comentário

Eu já prometi , e esse cara quando eu estava decidindo se iria comprar a Gaggia , me emprestou a Color dele por uns 5 dias , com ele , eu estou , digamos em divida , eu não emprestaria minha Twin para ninguem  ;) , ele foi muito legal comigo.

Cal a diferença do VST de 18 para o triplo de 21 que veio com o PF naked é zero , na verdade o triplo é melhor , vc não precisa afinar tanto.

Abs.

Link para o comentário

Em 25/04/2014 at 00:16, carlos eduardo disse:

Rodrigo , essa é a minha humilde opinião , com 5 ou 6 cafés eu não vi diferença , mas , para quem tem um paladar treinado , as coisas mudam de figura , o que eu estou dizendo que alguem com um paladar mediano , não vai perceber diferenças.

No momento eu tenho 12 filtros , vou dar para um amigo os Gaggia despressurizados (single e duplo) e os VST de 7g e 18g .Percebi que eu posso ficar minha vida toda usando o single LM de 7g e o duplo Rancilio , quem sabe de vez em quando um triplo com 21g , o resto dos filtros  foi só para pegar experiencia e poder dizer , mais uma vez......."vivendo e aprendendo"  :)

Eu creio que esses VST quando usados por um barista profissional durante o WBC no centro de uma quadra de basquete com auditorio e cameras , em uma Nuova Simonelli Aurelia de 3 grupos e um K30 Twin , nessa hora eles devem fazer diferença , mas , na minha cozinha com uma Gaggia e um Vario  , não fazem diferença.  ;)

Calma, só pensei alto...

Mas que faz diferença, faz, nem que seja pra pior no seu caso. Você mesmo disse que prefere o LM...  :ph34r:

Link para o comentário

Em 25/04/2014 at 00:30, sergio.m disse:

Rodrigo, acho que um dos filtros fica melhor para qualquer café, deixe explicar o porque.

Admitindo que a diferença entre os filtros simples da LM e VST são apenas as áreas dos furos.

Daí tira-se dois cafés, um com moagem mais fina no filtro de área maior e outro com moagem mais grossa no filtro de área menor. Ambos os cafés tem ficar com a mesma extração, ou seja, %ext e %tds iguais.

Experimentando esses dois cafés eu dúvido que alguém consiga distinguir um do outro, pois as áreas não são tão diferentes assim, mas vamos continuar.

A diferença no sabor será apenas pelo perfil da moagem, algo como a proporção entre fines e as particulas médias. O melhor café deve ser o que, devido sua moagem, tem menos fines puxando o sabor pro amargo.

E isso me parece independente do café utilizado.

Um teste interessante de ser feito, e teria que ter refratômetro é fazer o experimento acima usando o VST 15 com 15 g de pó, e o VST 22 g também com 15 g de pó (esse deverá ter a moagem mais fina). Daí experimentar e ver o mais gostoso.

É que isso muda em função do café. Cafés diferentes com torras diferentes fragmentam de forma diferente, e podem se beneficiar de determinada dose/moagem pra bebida ficar equilibrada. Daí a utilidade da troca do filtro. Bernardo e Victor tem mais experiência sobre isso que eu e poderiam acrescer algo.

Link para o comentário

Santiago:
Acabaram os filtros?

Estou procurando um de 18 gramas para customizar a minha nova Gaggia Dose.

Se tiver, pro favor, avise que eu compro.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...