Bruno Marinho Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 Ainda não tentei pq não tenho disco de metal mas pela descrição parece ser uma coisa interessante a tentar. Vai pro todo list http://blog.perfectcoffee.com/2014/03/30/aeropress-style-aeropresso/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 Bruno... Este método é muito comum.. Inclusive acabei de postar o tutorial dele... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 No nosso tópico original da AeroPress já não se fala dele? Não me lembro... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 Fala sim.. Com certeza.. Tá meio perdido no meio do tópico mas fala sim... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 Sempre utilizo dessa forma minha Aeropress. O filtro de metal vende aqui no brasil na loja da Academia do Café, uma boa opção de compra em solo nacional! E tem mesmo essa discussão no post da Aeropress. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 Os filtros metálicos podem ser importados facilmente. Teve algum colega, não recordo quem, que comprou e chegou bem rápido. E acabou saindo bem mais em conta que comprar por aqui... (novidade... ) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 2 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 Estou esperando meu AeroPress chegar para testar Dá pra sentir real diferença entre disco de metal x filtro de papel? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 Se eu te contar que nunca fiz no filtro de papel cê acredita?! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 Eu não consigo sentir muita diferença não Bruno, mas há quem sinta. No tópico da Aeropress o pessoal comenta qual é o motivo que pode causar alguma diferença no sabor. De qualquer maneira comprando o filtro no exterior não sai caro e é uma solução permanente, isto é, nunca precisará comprar filtros de papel. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Martins Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 Provei os dois e preferí o filtro de papel escaldado. Houve quem dissesse que a extração com o filtro de metal foi mal feita. Quem vaí saber ? Mas se eu tiver a chance, compro o de metal e testo de novo. Abçs ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 Igor, solução permanente até que o filtro amasse né? O que não é tão difícil considerando o Fine.. rsrs Fernando, coloquei no tópico do tutorial a diferença dos filtros. Nunca usei o de papel para dizer se percebi diferença. Mas mesmo que tivesse usado não sei se teria percebido também. O fabricante garante que há diferença. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 E amassa, é? O meu parece ser resistente, claro que é necessário tomar alguns cuidados. Eu uso mais o de papel também, pois é mais prático: terminou joga fora! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 Não sei qual o seu filtro. O meu é o fine. É muito fininho. Um descuido e amassaria fácil, sem dúvida. O filtro standard é bem mais espesso e resistente. Pergunta: você não reutiliza os filtros de papel? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 2 Abril 2014 Denunciar Share Postado 2 Abril 2014 Moderação, sugiro mover este tópico todo para o tópico da Aeropress.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 3 Abril 2014 Denunciar Share Postado 3 Abril 2014 Não precisa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 3 Abril 2014 Denunciar Share Postado 3 Abril 2014 Comprei um filtro permanente destes e, just in case, 700 de papel. Como foi no ebay, sabe-se lá quando (e se) vou receber. Pensando positivamente, quando receber eu posto minha opinião. O de papel eu gosto muito. Principalmente com o Unique Orgânico torra Femme Fatale da pipoqueira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 4 Abril 2014 Denunciar Share Postado 4 Abril 2014 Eu tenho ambos, mas prefiro o metálico, pois sinto que deixa passar mais os óleos do café que tendem a ficar retidos no filtro de papel (mas não é uma retenção grande também) Vendendo eu uso o de papel. Acho que agrada mais o cliente e é um pouco mais prático por ser usou/descartou e por ele ter uma vazão maior que o de metal Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 4 Abril 2014 Denunciar Share Postado 4 Abril 2014 "O filtro de papel tem uma vazão maior que o de metal?!?" Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 4 Abril 2014 Denunciar Share Postado 4 Abril 2014 Miyamoto, não foi você mesmo que disse algo assim.? Pelo menos em relação ao filtro de metal fino? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 4 Abril 2014 Denunciar Share Postado 4 Abril 2014 Sim.. O filtro permanente fino tem os furos menor que o standard... Desconsiderando qualquer outra variável.. A vazão do fine é menor.. Mas considerando o filtro de papel, que inclusive nem pinga quando feito pelo método normal.. Por que a vazão seria maior então?! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 5 Abril 2014 Denunciar Share Postado 5 Abril 2014 Digo com relação a pressão que precisa aplicar para extrair, a pressão que preciso aplicar com o filtro de papel pra extrair na aero é melhor que no metálico. Vazão não foi o melhor termo, mas acho que deu pra entender Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 5 Abril 2014 Denunciar Share Postado 5 Abril 2014 Nunca notei diferença quanto a óleos na superfície entre o filtro de papel e o able. Minha percepção é que no coado os óleos ficam retidos porque eles flotam durante a infusão, então eles são os últimos a tentarem passar pelo bolo, e ficam retidos junto com a última água. E não tanto pelo filtro ser de papel ... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando - 1268 Café Postado 8 Abril 2014 Denunciar Share Postado 8 Abril 2014 Nunca notei diferença quanto a óleos na superfície entre o filtro de papel e o able. Minha percepção é que no coado os óleos ficam retidos porque eles flotam durante a infusão, então eles são os últimos a tentarem passar pelo bolo, e ficam retidos junto com a última água. E não tanto pelo filtro ser de papel ... Então, acredito que seja absorvido mesmo. As vezes que tomei cafés preparados no chemex achei a bebida muito mais limpa, com nenhuma presença de óleos na superfície. Duvido que isso se deva muito mais a parede tripla que se forma de um dos lados do filtro chemex do que o fato dos óleos flotarem Extraindo a aero no disco metálico e levando a extração pra luz, dá pra notar umas manchinhas oleosas na superfície do café. Essas mesmas manchas são bem mais sutis e as vezes nulas extraindo com o filtro de papel. Um experimento interessante é usar dois filtros de papel na extração da aero e ver o resultado final, heheheh Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas