Ruston Louback Postado 27 Fevereiro 2012 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2012 Bom, vou colocar aqui um texto adaptado do Sweet Maria´s com instruções básicas para aqueles que queiram começar na "Arte" da torra. P.S: Arte colocado apenas para "provocar" o nosso amigo Márcio Carneiro Instruções: 1- Coloque a pipoqueira em um lugar ventilado perto de um exaustor da cozinha ou da janela, se possível. É bom ter luz forte em cima para que você possa olhar para a câmara da pipoqueira e avaliar com precisão como estará ficando os grãos. 2- Coloque a mesma quantidade de grão na pipoqueira que o fabricante recomenda para pipoca. Nós do Fórum do Clube do Café temos utilizado entre 75 a 100g. Coloque a capa de plástico no local, e uma tigela grande por baixo da saída da pipoqueira (rampa). 3- Cuidado com a fumaça perfumada. O "Primeiro Crack" dos grãos começara próximos dos 3 minutos. Espere um minuto, em seguida, começe a monitorar de perto os grãos para a cor desejada, levantando a tampa e olhando para a câmara da pipoqueira. Escute o 1 estalo ouvindo a crepitar. 4- O tempo total para o light roast deve ser em torno de 4 minutos, Full City Roast em torno de 5, e torrados mais escuros em torno de 6,5 minutos. Os Grãos torrados desenvolvem-se rapidamente, portanto seja vigilante. Após o término agite os grãos em uma peneira de metal com uma colher grande ou lance entre 2 peneiras até que os grãos não estejam quentes ao toque. Você pode precisar de luvas de forno para isso. Você pode sair para uma varanda para auxiliar na refrigeração. 5- O Café deve ser armazenado longe da luz direta (e não em uma geladeira ou freezer), podendo ser em um frasco de vidro hermético, mas com o grão fresco, espere 12 horas para selar o frasco firmemente, que precisa desabafar fora o gás carbônico. Bom é isso... Para aqueles que irão começar acho que estas dicas podem ser úteis Podemos depois acrescentar a temperatura e as cores de cada grão. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Julho 2012 Denunciar Share Postado 20 Julho 2012 Alguém já tentou medir a temperatura dos grãos na pipoqueira com um daqueles termômetros a laser? Será que funciona bem? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 20 Julho 2012 Denunciar Share Postado 20 Julho 2012 Os termômetros de infravermelho devem funcionar bem sim. Veja direito qual a distância focal boa e se tem a mira laser pode ajudar. O erro desses termômetros deve ser maior que os termopares, mas ao mesmo tempo eles são mais práticos e versáteis e para a torra doméstica não faz tanta diferença erros de 2°C... Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 20 Julho 2012 Denunciar Share Postado 20 Julho 2012 Eu tenho um termômetro infravermelho desses, só falta a pipoqueira Em breve compro uma e começo minhas experiências com torra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 11 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2012 Quanto ao resfriamento dos grãos. Tenho um ar condicionado portátil (NADA PORTÁTIL EM VERDADE). Será que se colocar em um escorredor de macarrão logo após a saída de ar frio, isso influenciaria no sabor do café (gosto não desejável)? Pergunto isso, porque seria um método bem fácil de resfriar o café. Obrigado. Guilherme (BSB) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2012 Não vejo como poderia fazer mal. Um condicionador de ar, por mais que esfrie, dificilmente chega a menos de 16 ou 17 graus. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcosB Postado 23 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 23 Novembro 2012 Ruston, ontem fiz minha primeira torra na pipoqueira seguindo basicamente esse tutorial que vc postou... bem tranquilo!! A torra durou 5 minutos e ficou muito bacana, bem homogênea!! Agora é ler tudo que os mais experientes já postaram no CDC sobre torra doméstica!! Impressionante como a gente vai se envolvendo com isso, né? rsrssrrsr. Grande abraço!! Marcos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas