Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Hoje acertei o Lucaffé. Extração com 88C. Fica bem achocolatado, pouco amargo, e com algum sabor de nozes. Mas 100% livre de acidez ou sabor frutado. Nenhuma complexidade.

 

Agora a parte engraçada. A esposa amou o café, e ganhei uma bronca da nada, porque recentemente só faço esses cafés acidos mal-torrados, por causa da influençia desse pessoal do CdC, especialmente esse Victor com os cafés claros deles ... Kkkk

Me matei de rir. Lá em casa é o contrário. A patroa reclama quando faço uma torra mais achocolatada e que apareça algum resíduo de torra (se estalaram um ou dois grãos o segundo crack, ela já percebe e se recusa a tomar o café). Até que acertei o ponto desse MN, que foi uma torra um pouco mais avançada do que costumo fazer, mas que se desenvolveu excepcionalmente bem, sem nenhum resíduo de gosto de torra. Em contrapartida, não tem quase nada de acidez e as frutas se perderam um pouco. Ainda assim, como disse no tópico anterior, ficou excepcional.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei agora há pouco um MN SSTR que estava simplesmente o godshot do ano. Torra no GTTC1. Muito caramelo, bastante chocolate, equilibradíssimo (mérito do Valmor e da Adriane, mais uma vez, parabéns por alcançarem tão rapidamente um excelente resultado no trato do café!). Esse vai deixar saudades. Será que consigo repetir a dose aqui no trampo? Bom, vou lá tentar e, quem viver verá  ;).

 

MOGT !!!!!!

 

( traduçao : Muito Obrigado Guilherme Torres ! )   kkkkk

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho o meu Darwinshot do ano foi também do SStA Rita, mas do LH. Tirei vários espressi muito bons desse café com sabores de frutas vermelhas/cerejas. Também gostei muito do blend do MN e do LH.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depois de uma semana de café com gosto de café, hoje cedo saiu um suco de maracujá da máquina

 

afinei um ponto, saiu menos ácido, mas ainda não como antes, tem que afinar mais

 

o moinho e o café como eles são...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, godshot, Darwinshot, marteshot, foi mesmo o lá de casa. Mas os dois que tomei aqui também ficaram excelentes. No ponto. Mas o da fiamma ficou melhor, talvez pela maior estabilidade térmica, talvez pelo filtro ser outro, sei lá.

 

 

           -

         -  -

       -      -

     ######

      #####

 

Rumo à Marte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aeroprensei 150g com a torra de 16,7% do mundo novo da compra coletiva.

A de 14,4% de perda ficou bem melhor.

Talvez pra expresso, misturado com uma outra mais clara. Vamos ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postar o perfil dessa torra!

Burny,

Vou fazer isso, mas, essa torra, comecei com o torrador completamente frio. Demorou bastante. Despreze, então, o período que se deu até a temperatura BT chegar em 100ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ôxenti... fui até olhar o título pra saber se tava no tópico certo... :D  engraçado que, com o aumento da "torra caseira" (alguns tem tostex, outros tem fornos melhores que os das grandes torreifadoras), o "grão no seu moinho" acabou requerendo explicações sobre torra... Muito interessante!

 

Lá em casa foi repeteco de ontem:

- Cappos matinais: Blend 50%-50% de +Chocolate da Seleção do Mário com Piatã Sol Amarelo da Terroa, ambos no freezer desde Setembro.

- Espressos pós-almoço e Doppio-Risttreto no fim da tarde: Piatã Vento Norte da Terroá.

 

De noite, quando voltar pra casa, vai ser o Blend Black Friday da Origem... só na ansiedade!

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já tá na xícara: FAF 322 feito na prensa individual, aquela da liquidação. Só tô esperando esfriar. Essa é a torra de ontem, que apesar dos 16%, bastante me apeteceu.

Como já é tarde, só fiz 200g a 7% como de costume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui beber (café) na base paulistana do SStR. Daniel veio também. Foram várias coisas, vou tentar lembrar de tudo:

 

Fazenda Santana no expresso (acho que teve na AP também)

 

LH SStR na AP, torra do NãoSei Filho no bolinha na sede. Filtro de metal (Able fine), fizemos duas vezes para ver as mudanças (mexendo na moagem)

 

Velvet Touch na AP

 

Black Friday no expresso

 

Junto teve pão semi-integral de azeitonas (meu), cantucci do Dani (duas receitas diferentes), pão de queijo e bolo de fubá da Adri.

 

O moinho usado foi o MD da Rancilio, com um Harito de acrílico no lugar do hopper (sensacional).

 

Saímos de lá quase às 2 am.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, uma carinha pra vcs :(

 

Janeiro não tem Desculpa!

 

Agora foi um Rubi, torra lenta, perda de 13,125% (Cal, ontem era referência à torra tbm) na AP [9%]. Como bem diz o Alex, que café suave, fácil. Bom demais!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, as minhas toreas do FAF322 nunca ficaram boas com mais do que 14.5%.

 

Agora um blend 1:1 Rubi com SStR MN no espresso. Ficou realmente bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,

Por aqui bourbon vermelho no latte acompanhado do bolo de fubá da Adri ^_^

 

Acho que só faltou na lista de ontem o fazenda nova união do CEB, não lembro se chegamos a provar o fazenda dos tachos...

 

Pena que você não estava lá Marcinha.

 

Aqui a NET continua mal humorada. Esperando o carinho amarelo que talvez passe por aqui hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...