vinicius83 Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Como identificar um bom barista? Quais os erros cometidos por não baristas cometem ao retirar o café? Sempre tive curiosidade de saber Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Dependendo da cafeteria, o ajuste de moagem nem é feito de acordo com a extração. É triste ver uma enxurrada saindo e o barista não consertar o erro. Na verdade, a grande maioria não sabe nem como ajustar isto. O pior é quando você pede algo a que não estão preparados para ouvir, do tipo: Um curto, por favor! ou Um lungo por favor! Como já debatido diversas vezes por aqui sobre ristrettos e lungos, o método deles é o mais prático. Simplesmente corta-se mais cedo ou mais tarde. Claro, que prefiro um café mais equilibrado. Mas para isto, o ajuste de moagem é necessário. As cafeterias que possuem bons baristas são bem raras. A grande maioria são dotadas de "empregados que operam máquinas" ao invés de baristas... Certa vez em uma cafeteria (meia boca) me serviram em um copinho de isopor. Questionei o danado do copinho e a "barista" me perguntou se poderia apenas virar o mesmo café em uma xícara... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Como identificar? Tomando o café. Quanto a essas histórias, é bem comum você pedir um curto, receber um normal, reclamar e o "barista" jogar fora meia xícara (eu já vi acontecer, com esses olhos que a terra há de comer). Por essas e outras nunca peço curto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
vinicius83 Postado 16 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Dependendo da cafeteria, o ajuste de moagem nem é feito de acordo com a extração. É triste ver uma enxurrada saindo e o barista não consertar o erro. Na verdade, a grande maioria não sabe nem como ajustar isto. O pior é quando você pede algo a que não estão preparados para ouvir, do tipo: Um curto, por favor! ou Um lungo por favor! Como já debatido diversas vezes por aqui sobre ristrettos e lungos, o método deles é o mais prático. Simplesmente corta-se mais cedo ou mais tarde. Claro, que prefiro um café mais equilibrado. Mas para isto, o ajuste de moagem é necessário. As cafeterias que possuem bons baristas são bem raras. A grande maioria são dotadas de "empregados que operam máquinas" ao invés de baristas... Certa vez em uma cafeteria (meia boca) me serviram em um copinho de isopor. Questionei o danado do copinho e a "barista" me perguntou se poderia apenas virar o mesmo café em uma xícara... Hahaha caraca copinho de isopor, que lugar mais fulera ein! Vou pedir um lungo ou duplo na cafeteria aqui perto pra ver o que sai hahaha, valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 lungo lungo o bairrista vai te dar seu curto. Pra ganhar tempo, ele vai tirar logo dois curtos ao mesmo tempo, com o bico duplo. Vai que alguém mais pede. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Um bom barista é aquele que estuda o processo todo do café, do início ao fim e faz o trabalho porque gosta, independente do nível salarial. O melhor barista é você estudar e fazer o seu café de acordo com o seu gosto, no meu caso em todas cafeterias que eu vou o café chega com a temperatura abaixo do meu agrado, pois eles tiram sem aquecer a xícara, enrolam e só depois levam o café pra você, na Coffee Lab tomei um coado maravilhoso, mas perdeu 40% da graça pois tomei ele "morno". Na maior parte os "baristas" extraem de qualquer forma sem se preocupar se está bom ou não, a cafeteria não é dele, a maioria com salários ruins, estão lá pq precisam do dinheiro e não porque gostam da profissão. E tem um porém também, a grande maioria dos clientes que chegam na cafeteria para tomar um café não tem conhecimento suficiente para identificar o que seria um ótimo café, se é um barista meia-boca e faz uma extração razoável esse cliente irá gostar do café e irá voltar lá, mas se chega alguém por ex. aqui do CDC em uma cafeteria com barista meia-boca logo de cara vai notar o que está errado e o barista vai se dar mal pq não sabe que esse cliente é quase como aqueles críticos de restaurantes que vão no estabelecimento sem se identificar rss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
vinicius83 Postado 16 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 lungo lungo o bairrista vai te dar seu curto. Pra ganhar tempo, ele vai tirar logo dois curtos ao mesmo tempo, com o bico duplo. Vai que alguém mais pede. hehehe, vc tem razão, dificil achar um lugar que o pessoal tenha conhecimento, estão alí pra fazer um trabalho manual e só isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 pode ser que os clientes não sejam connaisseurs, mas em geral uma pessoa lá da rua sabe quando um expresso é bom. Pode até tolerar um bem ruim, mas se der o bom, vai preferir. O problema costuma ser quanto ao tamanho ("lá na europa pedi um café e o cara me deu uma xícara suja! Era bom, mas um roubo!") Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Como identificar ? Não tome abaixo como regras rígidas, mas são bons indicadores: - Após a moagem, o barista deve fazer a compactação / nivelamento com um tamper manual, ou no mínimo com um daqueles embutidos. - Antes de iniciar a extração, deve-se fazer o flush do grupo, isto é, deixar água correr por alguns segundos antes de encaixar o porta-filtro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Lucas.. Isto aí não define muita coisa.. O robôzinho que tira o espresso sabe que tem que manivelar aquele negócio que sai o pó um vez para uma dose, duas vezes para duas doses... Depois tem que pegar o martelinho do lado e empurrar o pó pra dentro. Aí aperta o botão da torneira pra sair água sem colocar esse negócio que tá com o pó apertado. Aí depois prende esse negocinho lá na máquina e aperta o botão de doses.. Pronto! Resultado? Uma @#*@$&!@^!#)%*#)! O importante é saber como regular a extração... E não o passo a passo para encher uma xícara... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Fora aqueles muitos casos onde já fica o pó moído no moedor desde o dia anterior, cafeteria que entro e vejo que o pó já está moído no moedor eu jamais peço café, prefiro ficar sem, esse do aeroporto que comentei, onde tem uma baita máquina LM e K30 hora que pedi o espresso ele jogou metade da borra fora e o resto ficou grudado no PF e não limpou, simplesmente moeu em cima e extraiu (essa é para o Miyamoto) em um copo de isopor, em relação ao copo de isopor eu nem ligo, mas agora ter borra anterior no PF e o desgramado nem limpar, fiquei quieto pra não causar confusão pq tinha fila, mas nunca mais tomo café lá, lugar que não tem bom atendimento eu simplesmente não volto. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 É Roger, se for em congonhas, no quiosque logo após o raio-x, realmente a máquina fica imunda. Também é gente paca, as meninas penam ali em certos horários. Melhor beber água do bebedor =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 16 Abril 2014 Denunciar Share Postado 16 Abril 2014 Concordo que os dois passos que eu coloquei lá em cima estão longe de ser suficientes pra se ter um bom expresso. Temos o fórum inteiro falando sobre isto, não cabe repetir aqui. Se eu entendi bem, a ideia do tópico é: Você chega numa cafeteria onde nunca esteve antes, e apenas observando o barista e o ambiente, quer saber há alguma chance do café ali ser bom. Se eu vejo que ele não nivela direito e nem dá flush antes da extração, já perco as esperanças. É essa ideia que quis passar com o post anterior Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 Como identificar um bom barista? Quais os erros cometidos por não baristas cometem ao retirar o café? Sempre tive curiosidade de saber Olá ! Vinicius, Sou de Campinas e recomendo a Cafeteria Cambuí. Precisando de ajuda, é só enviar uma mensagem privada que te passo as dicas da nossa região. Não deixe de ver este tópico http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/860-cafeterias-em-campinas-e-regiao/ Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 17 Abril 2014 Denunciar Share Postado 17 Abril 2014 Manter o equipamento organizado e limpo. Também é importante estar com uniforme ou a roupa limpa. Saber fazer razoavelmente bem no mínimo o que está no menu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 19 Abril 2014 Denunciar Share Postado 19 Abril 2014 A primeira coisa que vejo (depois da marca do café) é se o café é moído na hora ou se já está moído no reservatório. Logo nessa já perco as esperanças. Depois, vejo se calcou o pó e se fez o flush antes (esse último é praticamente procedimento em extinção). Pra mim, se o barista mói na hora, calca aparentemente bem e faz o flush já é melhor que a grande maioria. E com isso, ele corre o risco de acertar a extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas