sergio.m Postado 18 Abril 2014 Denunciar Share Postado 18 Abril 2014 Será que os "fines" realmente são indesejáveis e fazem diferença na qualidade do café? Vamos imaginar 3 granulometrias de pó. Fino, médio e grosso. O método considerado pode ser prensa. Café 1: É feita uma extração somente com o pó médio durante um certo tempo. O %extração ficou 20% e o café ficou equilibrado. Café 2: É feita uma extração com metade de pó fino e metade de pó grosso, misturados, durante o mesmo tempo do café 1. O %extração também ficou 20%. Então o café 2 é uma média de sobre-extração e subextração, por exemplo, 22% e 18%. Será que há diferença de sabor? A extração menor cancela a maior no café 2 e o sabor fica igual ao do café 1? Ou o sabor fica mais "amplo" ao contrário do café 1 que ficaria mais simples (limpo?). Pensando no café 1, quando o tempo vai correndo, o sabor do café na prensa começa subextraído e vai cada vez mais chegando ao sabor ideal. Mas se começou subextraído, só vai chegar no ideal se for misturado café sobre-extraído. Não é a mesma coisa que o café 2 mas em dimensão diferente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Abril 2014 Denunciar Share Postado 18 Abril 2014 Haha, boa! Chutaria que não é igual. Pra média ser igual, os componentes extraídos na parte subextraída teriam que ser semelhantes ao da parte sobrextraída, o que acho que não é, pela enorme quantidade de diferentes solúveis que compõem o café. Mas isso é de um achismo que só. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Abril 2014 Denunciar Share Postado 18 Abril 2014 A medição de rendimento de extração é útil, mas também acho que não está correlacionada com sabor extraído... Um teste bom a fazer seria comparar granulometrias diferentes e acertar o tempo para dar mesmo rendimento, no exemplo da prensa deve ser bem mais viável fazer isso. Por exemplo um pó mais fino e menos tempo contra um pó mais grosso e mais tempo. Eu também aposto que daria diferença. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 18 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 18 Abril 2014 O difícil é fazer essas experiências. Mesmo usando refratômetro não sei se ele é preciso o bastante. Secar no forno, uma trabalheira... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Abril 2014 Denunciar Share Postado 18 Abril 2014 Acho que o VST é suficiente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Abril 2014 Denunciar Share Postado 19 Abril 2014 De um tempo pra cá, estou com dificuldade de equilibrar o sabor dos shots. Acho que o BB005 está um pouco desalinhado, pois está aparecendo um excesso de fines no fundo das xícaras que antes não acontecia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Abril 2014 Denunciar Share Postado 19 Abril 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 19 Abril 2014 Denunciar Share Postado 19 Abril 2014 Acho que é mais uma questão de perfil, consigo extrair cafés excelentes tanto no SJ (plano e com poucos "fines") como no K10 (cônico e bimodal) o que muda é o perfil do café, o que será realçado ou escondido. Com o K10, tenho um café com uma acidez mais intensa, mais "cortante" (difícil traduzir "sharp" adequadamente nesse sentido) e um pouco menos de corpo. Já o SJ realça o corpo e os médios, diminuindo um pouco a acidez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Abril 2014 Denunciar Share Postado 19 Abril 2014 Mas o SJ tem poucos fines como um grande planar, tipo o EK43? Imaginava que não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 19 Abril 2014 Denunciar Share Postado 19 Abril 2014 A proporção exata eu não sei e o meu SJ está com as mós de "duranium" então não existe nenhum teste objetivo quanto à ele mas, pela diferença na qualidade dos cafés coados feitos com ele contra os feito no k10, já dá para perceber que a diferença é bem grande. Fiz alguns testes com o Vario e as mós de aço, específicas para cafés coados mas não consegui nenhum café minimamente bebível, todos fora para a pia. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 19 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 19 Abril 2014 Todos pra pia... Putz. Espero um dia experimentar um café coado ou prensado realmente bom. Está certo que não fiz muitos cafés nas prensa, mas a diferença é muito grande pro espresso. Imagino que seja porque não sei fazer. Não é possível que goste tão mais do espresso apenas por ser mais forte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 19 Abril 2014 Denunciar Share Postado 19 Abril 2014 Sérgio, não sei quantas vezes já tentou, mas eu demorei um tempo pra pegar o jeito da AP, bem como do V60 (acertei uma vez só, ontem). Hoje gosto bastante da AP e achei o V60 muito bom também. É mais questão de domar o método. Se está equilibrado, vai ser agradável de beber. Mas ainda continuo preferindo o espresso! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Abril 2014 Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 Embora goste mais do coado e da prensa que eu faço, quando tomo feito o moído Bunn do Baden a claridade no sabor é melhor. Só posso atribuir essa diferença aos finos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 20 Abril 2014 Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 o seu cafe vc ja esta acostumado, entao fica mais critico e acha que o do outro sempre melhor. acredito que nao seja o fines etc... é que cada um tem um jeito e cafe diferente do outro. sera que se eu fizereum cafe pra vc, usando a minha tecnica, etc mesmo po, maquina e moedor, mas teste cego, vc ira gostar mais ou menos do que o seu cafe. enfim, no do outro é sempre melhor kkkk abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Abril 2014 Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 Pesquisando no youtube, percebi que depois da performance do Matt Perger no WBC fazendo espresso com o EK43 essa é a hype do barismo doméstico atual. Várias pessoas fazendo. Não é nada impossível, mas percebo que as extrações tendem a ficar bastante instáveis. Bem fácil do bolo desestruturar e aparecer o famoso efeito cachoeira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Abril 2014 Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 o seu cafe vc ja esta acostumado, entao fica mais critico e acha que o do outro sempre melhor. acredito que nao seja o fines etc... é que cada um tem um jeito e cafe diferente do outro. sera que se eu fizereum cafe pra vc, usando a minha tecnica, etc mesmo po, maquina e moedor, mas teste cego, vc ira gostar mais ou menos do que o seu cafe. enfim, no do outro é sempre melhor kkkk abs Não, acho o meu bem melhor. Só essa característica da limpeza que não consigo trazer pra minha bebida, que atribuo ao moedor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 20 Abril 2014 Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 20 Abril 2014 Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 Até tu, Brutus? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Abril 2014 Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 Leitura muito interessante: http://mattperger.com/The-EK43-Part-Two/.U1MYQdy51Vc http://mattperger.com/The-EK43-Part-Three/.U1Mch9y51Vc 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 Não, acho o meu bem melhor. Só essa característica da limpeza que não consigo trazer pra minha bebida, que atribuo ao moedor. Rodrigo, nunca tentou peneirar os fines para confirmar se é isso mesmo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Abril 2014 Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 Já pensei, Sérgio. Nunca fiz por pura preguiça, e também porque não pretendo ficar peneirando café sempre. Vai que eu descubra que é isso mesmo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 Rodrigo, legal essa série de artigos do Perger. Responde o que perguntei. Sim dá diferença no sabor mesmo se a extração média for a mesma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Abril 2014 Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 É, até intuitiva a resposta, afinal concentrando a distribuição de partículas em uma faixa mais estreita e de granulometria mais fina, extrai-se mais sólidos. Se ele realmente conseguir sustentar que é possível fazer espresso com esse perfil de moedores, acho que os paradigmas podem começar a mudar nos próximos anos. Resta saber se não é muito complicado extrair nessas condições. Vi uns vídeos não muito animadores no youtube, indicando que a extração é temperamental. Mas só o fato de existir um moedor que é potencialmente capaz de excelentes resultados no espresso e também em coados e prensa é bastante promissor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 20 Abril 2014 Autor Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 Para facilitar talvez baixar um pouco a pressão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Abril 2014 Denunciar Share Postado 20 Abril 2014 Sim, não é à toa que muitos vídeos que eu vi utilizando esse moedor foram com máquinas de alavanca. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas