Ir para conteúdo

Eu, barista!


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Hoje de manhã o Baden cafés estava fechado, pois sábado eles só abrem a partir das 14h. Mas às 10h eu estava lá, e fiquei brincando até agora há poucos minutos. Daqui a pouco conto mais detalhes, que está difícil digitar tremendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obaaaaaaa, ganhei Miyamoto

  

 

Ayrton Senna do Brail,, tâ, tâtâtâtâ,..tâtâtâtâ, .....tâtâ,,,tâtâtâtâ..tâtâtâtâ...uuuuuuuuuuuuuuu....uuuuuuuuuuuuuuuuuu...uuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...uuuu. tâtâtâtâ...tâtâtâtâ,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto

 

Estive participando de um TNT em Floripa,, quando fui vaporizar na máquina da competição não consegui,, nem passei da primeira fase,,, mas mesmo que eu conseguisse vaporizar acho que não iria muito longe,,, eu contra baristas que extraem café o dia inteiro.enquanto extraio no máximo  um café por dia..

 

A minha sorte e azar do clube é que não devemos ter baristas no clube,, ou pelo menos de profissão que postem no Latte Art.. o que é  uma pena pois cresceríamos muito.. pois os vídeos no youtube não servem tanto como exemplo pela textura do leite, por serem leites infinitamente melhores que os nossos.. conversando com uma barista que viajou alguns países a mesma me comentou que o nosso leite parece água perto dele,, nosso leite cria muita bolha,, já o leite dos gringos é um leite elástico.. leites que jogando na xícara parece pequenas cobras se amontoando...

 

Mas vamos ver o que o Rodrigo vai postar,, estou curioso,, só espero que não venha somente com palavras,, QUEREMOS FOTOS E VÍDEOS NÃO É MIYAMOTO?

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho foto alguma. Estava ocupado demais para fotos.

Só digo que não é o leite. Dá pra texturizar legal até leite desnatado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obaaaaaaa, ganhei Miyamoto

  

 

Ayrton Senna do Brail,, tâ, tâtâtâtâ,..tâtâtâtâ, .....tâtâ,,,tâtâtâtâ..tâtâtâtâ...uuuuuuuuuuuuuuu....uuuuuuuuuuuuuuuuuu...uuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...uuuu. tâtâtâtâ...tâtâtâtâ,

Putz! Olha o que o fórum ta virando? :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Rodrigo,, dá mas fica diferente,,, não tão elástico como outros leites,, pelo menos os de caixinha,,, tanto que tem membros do fórum que falam em leite fresco para vaporizar melhor etc.. dá sim para vaporizar tanto que faço meus latte art,,mas esta mesma barista, inclusive campeã paulista me comentou que os latte art dela são bem melhores com os leites lá de fora,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gosto muito do café do Press aqui de POA, mas eles são bons em latte art. E sei lá que leite usam, mas garanto que não é nada de especial. Deixemos essa discussão para o latte art, pois o que não fiz no Baden foi leite. Lembre-me de comentar algo no tópico da Elektra, mas, sim, j[a estou dominando bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo

 

Aproveitando o momento,, sei que vocês porto-alegrenses em grande número tem como hábito vir as praias de SC. Muitos frequentam a Praia do Rosa - Imbituba,, outros vão a Garopaba.

 

Se costuma vir,, me avisa para brincarmos juntos na minha La Spaziale.

 

Imagino que costuma vir a SC.

 

Abraço

 

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cafeína na veia, meu amigo!

 

Continuando, tinha combinado com o Guert e o Leo de passar cedo na cafeteira hoje pra colocar o Pharos do lado do Mahlkonig K30 e fazer uns shots comparativos. Foi beeeem legal.

 

Primeiro foi legal constatar que lá elas não mendigam café nas doses de espresso. Eles tem um filtro que deve ser de 20g ou coisa assim na NS Aurelia, e essa é a dosagem usual dos espressos. Nada de água suja como se vê por aí. Daí calibrei o Pharos pra essa dose com o Late Harvest do Jonathan que tinha por lá. O café já tinha feito mais de mês, mas como estava lacrado ainda estava bom, apesar de não estar no auge mais. 

 

Os espessos ficaram bem bons. Interessante notar o perfil diferente dos moedores: o Pharos enfatizando uma presença ácida mais picante e volatizando mais aromas e o k30 entregando um shot bastante arredondado. Tomamos vários shots do Late Harvest no K30 e no Pharos até calibrar a moagem precisa pro fluxo desejado.

 

Operar a Aurelia foi a maior barbada, nada muito diferente que já estou habituado. Muda um pouco o tipo de tamping que tem que se fazer, pois lá eu estava sem o meu funil e daí não pude acomodar o bolo como é usual, ainda mais usando o Pharos, que exige despejar o pó em um bowl primeiro pra depois passar para o filtro.

 

Depois provamos amostras do Unique Frutado e do Orgânico na prensa francesa. Foi um certo downgrade depois de tomar o Ninho de águia, mas mesmo assim cafés muito bons, cada qual com suas características distintas. O frutado com mais corpo; o orgânico, doce, com um aroma de ervas bem diferente. Torras bem executadas da Unique, nenhum traço de amargor.

 

Pra finalizar, resolvi experimentar o expresso do Frutado, usando o Pharos. O primeiro, confirmando meu palpite, saiu muito curto no Pharos, pois estava usando a mesma regulagem do Late Harvest. Abri um pouco o Pharos e já saiu um espresso decente do Frutado, bastante gostoso. A característica de frutas vermelhas ficou muito evidente com o Pharos (claro que Aurelia ajuda muito também), com corpo gostoso e acidez também presente.

 

A essas alturas, quase três horas já tinham se passado e eu estava atingindo meu limite de cafeína. O pessoal do Baden é muito gente boa e foi uma manhã muito legal e diferente pra mim. Eles inclusive lançaram a proposta de repetir um outro dia, quem sabe com outros interessados da região.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adoro o Rosa, Alexandre. Agora que caiu a ficha que você é de imbituba. Certo que quando der passo por aí. Levo o Pharos pra brincarmos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida, sempre é uma troca muito boa. Inclusive eles encomendaram 4 pacotes do FAF do Victor nessa mesma manhã, com minha garantia de não arrependimento.  :P

 

O principal de tudo é que o pessoal dali é todo muito agradável e gente muito boa, isso é o que vale mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O 355, é FAF também, mas ele chama de Sítio Canaã. É o que estou coando há uma semana, torra nova demais ainda pra expresso. Acho que não apareceu ainda na loja.

 

O 360 é o mais frutado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

FAF é a Fazenda Ambiental Fortaleza. São os nomes que ela deu aos cafés, imagino que sejam os números dos talhões nos quais cada um estava plantado.

 

Alê, dá um google na FAF... é BEM legal.

 

O Bob-o-link que comentamos estes dias é dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...