Ir para conteúdo

Moedor para super iniciantes


Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal!

 

Dei uma procurada pelo fórum e não achei nenhum tópico que respondesse minha dúvida como um todo.

 

Ultimamente comecei a experimentar cafés com qualidade melhor dos que são vendidos nos mercados e notei a grande diferença que existe entre eles.

 

Comprei a pouco tempo uma cafeteira Bodum Chambord e fiz alguns testes com alguns cafés, pesquisando na internet.

 

Porém, para fazer os testes comprei cafés moídos nas próprias cafeterias. Usei o café DOC e alguns outros com moagem para moka/french press. Infelizmente, notei que fica aquele pó na bebida, então acho que a moagem não está adequada para a FP e aqui estou!

 

Como quero fazer café apenas para consumo próprio, não gostaria de gastar muito para adquirir um moedor. Qual moedor seria legal para começar, para fazer cafés para moka, french press e coador? Existe algum que faça a moagem para esses métodos?

 

Vi esse moedor, não achei aqui no fórum algo sobre ele, acham que vale a pena? http://www.submarino.com.br/produto/7119233/moedor-de-cafe-cuisinart-dbm8-aco-escovado

 

Sobre os demais acessórios, o que mais seria legal ter para fazer um bom café, além de um bom moedor, um bom café e cafeteira, claro?

 

Desde já agradeço!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo.

 

O moinho que você citou já foi discutido várias vezes. Pesquise na barra de ferramentas e encontrará alguns posts sobre ele.

 

Quanto ao café, você já tem basicamente todos os acessórios necessários para extrair um bom café nos métodos que citou. Eu acrescentaria apenas uma balança para poder repetir o mesmo café posteriormente.

 

E apenas um pequeno detalhe, é muito comum desprezar este último gole do café feito em FP justamente pelo particulado que sobra na xícara.

 

Inté! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Miyamoto!

 

Mas o problema é que esse particulado fica na bebida toda, não somente no final.

 

Devo esperar um pouco depois de fazer o café para o particulado ficar no fundo ou pode ser um problema com a moagem mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao CdC Tiago!

 

Como você está preparando? Se ainda não viu, acho que vale uma olhada nesse tutorial: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2140-prensa-francesa-french-press/

Tem todos os parâmetros básicos de uma receita tradicional de French Press, inclusive com uma ideia de granulometria do pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, pelo que vi a granulometria do pó, está bem mais grossa do que as que usei anteriormente.

 

Mesmo eu explicando que queria para fazer na french press, não sei se a moagem foi correta.

 

Vi aqui no forum o pessoal falar bem dos modelos manuais da Hario. Vale a pena começar com uma dessa? Num dos comentários, disseram que ela é tão boa, que para ter um resultado parecido com uma elétrica eu teria que gastar uns R$800.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago, pedir para moer é um tanto quanto complicado.

 

Cada equipamento funciona de um jeito, apesar da idéia ser a mesma.

 

A tela é diferente para cada FP... Sendo assim, cada uma "trabalharia" com uma granulometria ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o ideal mesmo é eu ter meu próprio moedor. Assim posso testar e chegar num ponto que me agrada.

 

Poderia me ajudar na escolha de um modelo?

 

Manual? Elétrico? Vi que você tem uma Hario mini... Indicaria ela ou a Hario Skerton?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você começou a pegar a idéia da coisa..

 

Bom... Eu tive o Hario Mini e o Skerton. São muito parecidos e mesmo conjunto de mós..

 

Mas para o que você precisa, eu não recomendo nenhum dos dois. Eles são muito bons para espresso.. Para moagens grossas, já a partir de coado, não são legais... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para coado ele se saí otimamente bem além de reter bem menos pó.

Para prensa e moka não experimentei sistematicamente.

Considerando que as mós são pouco menores que as do Lido 2...

...deve haver algum ponto que produza algo aceitável.

No caso do L 2 encontrei um ponto com ótima ausência de particulado indesejado depois que postei minhas impressões.

Falando da Moka.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

O Nemox proporciona uma grande indecepção. B)

O meu estou usando mais para coados.

mas o pó que ele proporciona para expresso é uma showdebolice.

 

Povo e suas licenças poéticas!! Gosto disto!!

 

Veja bem: te garanto que ainda assim tá melhor que o Krups. Que engana no coado (muito fino) e nem chega perto do expresso (só com pressurizador).  :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana.. Resumiu bem..

 

Eu acho engraçado falarem no Krups para coado.. Quando tinha o meu, eu achava o nível mais grosso, muito fino para coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu nem achava tão fino assim no começo.. mas depois comparando com o Omo que o Vario é capaz de entregar, acho fino sim. Como tem sido conveniente para o tempo que desejo, deixo como está. Mas está um pouco abaixo da metade da escala dele já. Na escala do (Im)Preciso do Rodrigues seria tipo um C2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Povo e suas licenças poéticas!! Gosto disto!!

 

Veja bem: te garanto que ainda assim tá melhor que o Krups. Que engana no coado (muito fino) e nem chega perto do expresso (só com pressurizador).  :blink:

Aninha eu não conheço o Krups.

Mas pelo que vocês dizem ele engana no coado e não chega no expresso.

Já o Nemox garanto que provê pó de ótima qualidade para vários métodos.

Acho que aqui no Brasil está imbatível, em matéria de custo benefício.

Se o pessoal aqui do cdc resolver realizar uma prova comparada entre vários moedores, tenho certeza, ele não passa vergonha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem achava tão fino assim no começo.. mas depois comparando com o Omo que o Vario é capaz de entregar, acho fino sim. Como tem sido conveniente para o tempo que desejo, deixo como está. Mas está um pouco abaixo da metade da escala dele já. Na escala do (Im)Preciso do Rodrigues seria tipo um C2.

 

Anita

 

Estou quase convencido que não é culpa do moedor. Assim vc afasta os eventuais compradores ...  :lol:. O meu problema é a pecinha...sabe!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

ZA, tenho ludo vocês falarem muito bem do Nemox. Não duvido mesmo ser superior ao Krups, que acho ser mais voltado para o filtro pressurizador. No coado eu acho que ele engana bem e tenho dúvidas se atende a prensa.

 

Rod, já falei ontem para encomendar a pecinha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigues, do jeito que as coisas andam aqui, como hoje, podemos fazer uma compra coletiva de pecinhas!  :lol:  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ZA, tenho ludo vocês falarem muito bem do Nemox. Não duvido mesmo ser superior ao Krups, que acho ser mais voltado para o filtro pressurizador. No coado eu acho que ele engana bem e tenho dúvidas se atende a prensa.

 

Rod, já falei ontem para encomendar a pecinha...

 

 

Não levando consideração preço, o Nemox é superior ao Encore?

No caso da prensa só estou curioso.

Não a ponto de ter feito algo para saciar essa curiosidade. :)

No caso de comparação com qualquer outro moedor,

só com degustação comparada.

Ou algo parecido com o que o pessoal do HB fizeram.

Sem isso acho que não adianta tergiversar.

Só posso falar a respeito do L2 e não percebi diferença no perfil de sabor.

E não acho minha opinião lá muito confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que o tópico tinha sido excluído #D

 

Criei como super iniciante pois vejo vocês falando e fico super perdido, rs

 

Como saber a moagem correta para cada maneira de fazer café? Realizando testes mesmo?

 

Para moka e FP a moagem é a mesma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Tiago, a moagem da prensa é a mais grossa.

 

Você consegue mais informações sobre estes 2 processos nos tutoriais de cada um deles na nossa seção específica de tutoriais.

 

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...