Ir para conteúdo

Pharos pimpado


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Pimpei o Pharos. 

 

Primeiro, o original.

 

DSC_0660.JPG

 

E agora as modificações:

 

14286320576_16e149c870_z_d.jpg

 

Basicamente, o upgrade foi a troca das hastes de sustentação de plástico por outras de alumínio, rígidas e grossas. Isso permite estabilizar o sistema, deixando o moedor mais resistente à torção e dificultando com que desalinhe com grãos mais duros. Isso permitiu também parafusar a mó externa com bastante força pra não ficar flutuante como no sistema original. 

 

Demorou um pouquinho pra alinhar, mas quando consegui ficou bastante bom o alinhamento. Quando ficou bom, apertei os parafusos o máximo possível sem espanar. Com 1/8 de volta (que é praticamente moagem turca na minha regulagem), as mós apenas ameaçam roçar.

 

Montei sem o cilindro inferior, o que tirou um pouco do peso visual da estrutura, deixando o Pharos um pouco menos feio (ao meu ver). Isso facilita na retirada de grãos também, pois dá pra dar uns petelecos direto no funil preto pra soltar o pó residual.

 

Aproveitei pra fazer uns testes nas faixas de moagem mais grossas. O Pharos não faz um bom pó pra coado, com muito particulado. Na faixa da prensa é um desgraça total, totalmente imprestável pra essa finalidade.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, esqueci de agradecer ao amigo Santiago, que fez toda a mão de providenciar os tubos de alumínio e conseguir torneiro pra fazer os cortes. Obrigado.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pharos bonito? Tá longe de ser bonito esse moedor. Mas ficou menos feio mesmo. O meu Pharos ficou igual ao do Rodrigóquis. Ainda quero colocar um disco numerado para facilitar a regulagem. Fiquei bem satisfeito com o upgrade, e, sinceramente, não entendo porque o Doug não vende o moedor assim. Enfim, o importante é que ficou bom! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou achando que meu bolo está esgotando um pouco mais cedo que antes, sentindo o bolo um pouco mais instável também. É cedo ainda pra dizer, tenho que fazer mais alguns testes. Vou observando, qualquer coisa realinho e travo de novo.

 

Você teve que passar a moer ligeiramente mais fino depois do ajuste, Santiago?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, cada vez aprendo mais, hoje conversando com o Bernardo, com o Santiago, percebo que o alinhamento não sei se é tão importante assim, muitas vezes é mais psicologico, como o Bernardo disse quando falavamos do fato do novo HG ter regulagem do alinhamento, que se o HG desalinha é algo tão pequeno que não altera o resultado, claro no Pharos é um pouco mais critico, mas é gozado que não ví o Marcio, nem nenhum de vocês que possuem o Pharos reclamar do resultado da moagem , onde concluo que o resultado é bom.

 

O que quero dizer com isto é que o moedor tem que passar uma experiência inteira ao seu dono, não só no resuktado da moagem, mas também no visual, na ergonomia, na tranquilidade de não precisar de manutenção, enfim algo com os principios da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que tem um fator psicológico quando a gente monta e desmonta qualquer coisa. Qualquer percalço já dá um aputa desconfiança. De qualquer maneira, o que me chamou a atenção no Pharos desde a primeira utilização é que as extrações são muito estáveis. Depois da remontagem, pareceu-me um tanto mais instável. Como falei, cedo pra dizer, mas com também perdi o medo de fazer ajustes nele, vou seguindo até ficar como eu quero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou instável depois de pimpado? Estranho.

Não sei dizer se tive que afinar a regulagem, pois antes o jeito que eu fazia a regulagem não era correto, então não tenho parâmetro para analisar isso.

 

Gosto bastante do resultado da moagem do Pharos, ainda mais depois do upgrade. Mas estou sem porta filtro peladão. Vou ver de resolvo isso na segunda com meu vizinho torneiro mecânico! :P

 

Agora, o Gil1 promete... Muita coisa irritante do Pharos no ecziste no Gil1! :D

 

E Gilberto, quando o Pharos desalinha, o resultado não é bom, dá para perceber na xícara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pimpei o Pharos. 

 

Primeiro, o original.

 

 

 

E agora as modificações:

 

 

 

Basicamente, o upgrade foi a troca das hastes de sustentação de plástico por outras de alumínio, rígidas e grossas. Isso permite estabilizar o sistema, deixando o moedor mais resistente à torção e dificultando com que desalinhe com grãos mais duros. Isso permitiu também parafusar a mó externa com bastante força pra não ficar flutuante como no sistema original. 

 

Demorou um pouquinho pra alinhar, mas quando consegui ficou bastante bom o alinhamento. Quando ficou bom, apertei os parafusos o máximo possível sem espanar. Com 1/8 de volta (que é praticamente moagem turca na minha regulagem), as mós apenas ameaçam roçar.

 

Montei sem o cilindro inferior, o que tirou um pouco do peso visual da estrutura, deixando o Pharos um pouco menos feio (ao meu ver). Isso facilita na retirada de grãos também, pois dá pra dar uns petelecos direto no funil preto pra soltar o pó residual.

 

Aproveitei pra fazer uns testes nas faixas de moagem mais grossas. O Pharos não faz um bom pó pra coado, com muito particulado. Na faixa da prensa é um desgraça total, totalmente imprestável pra essa finalidade.

A retirada dessa parede, acho que flexível, do entorno do funil de uma descarregada no visual do moedor.

Nessa foto deu a impressão que o funil deixa uma parte do eixo de fora. Estou errado?

Gostaria ver uma foto do lado oposto ao clicado se possível. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ZA, a parede retirada é de um plástico bem rígido. Uma parte do eixo fica exposta sim. Não tenho essa foto que você pediu, mas tenho uma que pode ajudar a entender, inclusive, mostra o funil por dentro: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/243-moedores-manuais-do-orphan-espresso-lido-e-pharos/?p=67244

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou instável depois de pimpado? Estranho.

 

 

Não falei isso, falei que o bolo de café estava instável. O Pharos ficou muito estável, talvez não com o melhor alinhamento. Hoje desmontei e remontei tudo. Parece que ficou um pouco melhor agora. Um ou outro particulado na xícara, o que me parece normal. Fiz duas extrações naked, e parece que voltou a demorar a esgotar o bolo de novo. Notei alguns "gushers" aqui e acolá, embora talvez seja só sinal do envelhecimento do café mesmo. O sabor na xícara ficou bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

O funil. Basta não contar pra ninguém que é de conserva que já dá uma vibe "também sou brasileira", tipo, você é da elite do espresso. Só que não.

 

14253935370_7e5c6be603_z_d.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...