Ir para conteúdo

Grãos de Café Torrado: Aroma Marcante


rootkonsole

Postagens recomendadas

Boa tarde amigos do Clube, apesar de ter pesquisado, não encontrei nada  especifico no fórum.

Tenho uma dúvida sobre o delicioso aroma que os grãos de café torrados exalam.

Até um tempo acreditava que era decorrente da torra recente, porém, como a pouco tempo me aventurei em uma torra, percebi que parece que tal característica decorre da variedade do grão e não apenas da torra ser nova.

No meu caso a conclusão decorreu depois que torrei alguns grãos (café comum - se saber de qual qual o tipo era), o mesmo não tinha aquele aroma marcante.

Pude experimentar outros grãos, também com torra recente (que não fui eu o torrador - torra profissional), alguns tinham outros não o característico aroma marcante.

Assim meus amigos, pergunto, esta certa esta conclusão, tem variedades de grãos que possuem aroma marcante após a torra e outros não?

Abraços,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu mudaria apenas o "odor" para "aroma" :)

 

Dica acatada e post, incluindo título, modificado.

Quando escrevi o tópico realmente estava faltando esta palavra magica!

Vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algo que acontece comigo é que o aroma após a moagem é melhor quando o pó está distante do nariz, tipo uns 40 cm. Se chegar bem perto fica pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema é saber o que esse aroma marcante que está a comentar. Pode ser alguma coisa específica da maneira e perfil de torra, não do café.

 

Sem duvida que a torra influencia, haja vista que se torrarmos de mais os grãos, o aroma é de queimado, porem, algumas variedades de grãos parecem ter um aroma melhor do que outros.

 

Algo que acontece comigo é que o aroma após a moagem é melhor quando o pó está distante do nariz, tipo uns 40 cm. Se chegar bem perto fica pior.

 

Influencia também. Quando ha a moagem o aroma e destacado e fica mais evidente. Ate os grãos torrados com menor índice de aroma, apos a moagem mudam. Porem, os grãos que antes da moagem ja tem um aroma mais marcante (mais forte), estes apos a moagem, da para de longe identificar aquele cheiro delicioso.

 

Pode ser que eu esteja falando abobrinha, pois ainda sou uma criança no mundo do cafe, mais voces que tem experiencia, principalmente em torra, podem dizer se tem diferença de aroma (mais evidente e mais fraco) de variedades de grãos para grãos.

 

Abraços,

Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente eu tinha lido uma reportagem falando sobre o aroma do café. Achei muito interessante, porque ele faz um pouco de relação com o grão verde e o torrado. 

 

Aqui está a reportagem

 

Tenho um conhecido que entende muito sobre esse assunto, qualquer novidade coloco aqui! 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...