Ir para conteúdo

Viva Gaggia


Postagens recomendadas

Senhores,

Depois de muito tempo finalmente estou com minha máquina de espresso. Básica mas é o começo. Já liguei e está funcionando (parece). Ainda não fiz nenhum espresso. Vou comprar café moído e peço moagem pra espresso também . Gostaria de tirar algumas dúvidas:

 

1-Depois de ler tópicos sobre tipos de filtro ( e ver fotos) eu acredito na fé que os meus são não pressurizados. Mando fotos em anexo para vocês verem.

 

2-Como meço o diâmetro de meu porta filtro? Pode ser por dentro com uma fita métrica ou só com paquímetro resolve.

 

3- Posso abrir um tópico sobre a Viva Gaggia ou posso deixar aqui? Não vi nenhum tópico e como a máquina é muito báscia e parece que ninguém aqui tem acredito que não seja o ideal.

 

Abs e boas xícaras....

 

post-3906-0-68477700-1403821197_thumb.jpg

post-3906-0-00498600-1403821231_thumb.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eba, parabéns! Expressadora nova na parada. Só alegria!

 

Aparentemente são filtros comerciais. Como é o porta-filtro? Um furinho no fundo ou direto na saída dos bicos (spouts) dela?

 

De um modo geral, Gaggias são 58 mm. Não acredito que a tua vá ser diferente. Melhor o paquímetro, mas como as chances são grandes de ser 58, tenta conferir o interno com uma régua (método mais porquinho, eu sei).

 

E aquecer pelo menos 20' para extrair. Com o pf encaixado (só pendurado, não precisa fazer força até o fim). Ideal uns 30.

 

E se for mesmo sem pressurizador no pf, a moagem pra expresso vai precisar ser ali na ponta do lápis. E uma calcada decente do tamper.

 

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto. A vendedora não entrou em contato com minha amiga. Ela vai vim em Tiradentes esse final de semana e por coincidência também vou. Marquei dela levar e se eu encontra-la aí eu vejo o moinho e compro. Tá difícil.....

 

Abs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei, pessoal! Tudo bem?

 

Eu sou nova por aqui e ainda não sei bem como usar as ferramentas, mas como eu preciso de ajuda urgente, resolvi pedir socorro.

 

Comprei uma Máquina Gaggia Platinnum Vogue e não consegui instalar. Fiz os procedimentos sugeridos pelo manual, porém, nada acontece a não ser o acendimento da luz de temperatura e aquela exclamação vermelha, que fica fixa. Não consigo nem ter resposta da luz da água para fazer a primeira extração.

Eu sou totalmente inexperiente, e, antes de procurar uma troca por defeito, queria saber se alguém pode me dar uma orientação.

 

Agradeço.

 

Kívia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kivia ,bem vinda ao CDC , mas , automaticas não são bem a nossa praia , mas , não custa nada tentar , essas maquinas são muito simples , essa interrogação significa que esta faltando agua , café ou a bandeja esta cheia ou qualquer um desses tres compartimentos  esta mal encaixado .

 

Veja esses 2 videos do Whole Latte Love e veja se eles te ajudam :

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada pela ajuda.

Eu já fiz tudo isso, mas a máquina não faz nada. Ela só fica com a exclamação acesa de forma fixa, mesmo com todos os itens estando certos.

Vou ter mesmo que acionar a garantia. :(

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kivia.. Tem quanto tempo que recebeu o produto? Comprou pela internet? Caso não tenha passado os 7 dias você pode cancelar a compra..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

Hoje abri para conhecer e limpar a Viva Gaggia. Seguem algumas fotos. Dúvida:

 

1- Quando ligo parece que está vazando água pois depois de fazer um Flush, depois de ligar a máquina e esperara um 20 minutos, fica pingando água. Essa peça igual a uma porca com um silicone na ponta pode ser a responsável por esses pingos de água?

 

E vamo que vamos....

 

 

post-3906-0-64210600-1404698258_thumb.jpg

post-3906-0-71716600-1404698263_thumb.jpg

post-3906-0-52285300-1404698270_thumb.jpg

post-3906-0-81266200-1404698283_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ela sim , essa é a imagem dela desmontada :

 

262G.jpg

 

Ela a abre a 5 bar , mas pode ter uma sujeira na borracha impedindo o fechamento ou a mola já era , desmonta limpa e dá uma distendida na mola (não exagera) deve resolver , se não compra outra valvula.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos.....No digrama da máquina que baixei na net chama de "AS.VALVOLA EROGAZIONE 5,5 BAR". Muito obrigado. Ainda bem que existe o CdC pra ajudar. Abrindo novamente vou desmontar e tentar fazer o que você indicou. Vou procurar alguma loja aqui no Brasil que venda essa peça e descobrir o preço. Dependendo já comproe depois que abrir  estiver ruim já troco. Estando boa guado de "peça de manutenção".

 

Abs.... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No diagrama fala que a bomba seria uma ULKA PUMP EAP5/S 120V-60HZ, essa aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-568329269-bomba-ulka-pump-eap5s-110v-60hz-52w-a-mais-forte-das-110v-_JM

 

Quando abri dei de cara com a bomba da invensys CP3A. Procurei referências e discussões sobre ela para saber mais. Vi uma discussão no coffeegreek informando que essa bomba está presente na Gaggia Classic. http://coffeegeek.com/forums/espresso/machinemods/389095?LastView=1404764968&Page=1

 

Essa bomba é boa?

 

 

(há tempo: achei um tópico que o Carneiro resume essa bomba: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/468-opv-tabajara-na-gaggia-color-dose/?hl=invensys#entry6644)

 

Abs e boas xcs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Carlos, Abri a máquina e fiz o que você aconselhou. Praticamente parou de pingar. O estado da molha estava ótimo. Nenhum sinal de degaste. Próxima vez que abri vou repetir esse procedimento para ver se para de tudo.

 

Abs e boas xcs...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajuda aí pessoal na extração: fui fazer um espresso simples. Pesei 7g e extrai durante 25s. Deu um peso final de 30g (30ml) com a regulagem do encore no zero(sem regulagem). Ficou sem nenhuma crema e o gosto ruim. Acredito por ser tratrar de um café ruim (hu.mam coffee). Pelo que estou lendo a razão pode ser essa correto? estou no caminho certo? Vou agora regular o encore para espresso. 

 

Obrigaduuuuuuuuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, enquanto isso sigo tentando calibrar moagemxshot.

 

Com encore recalibrado fiz 2 tiragens sempre com 7g:

1- regulei no 5 e tirei por 25s. Final na xícara: 9ml com uma crema muito fraca;

2-regulei no 6 e tirei por 25s. Final na xc: 12ml com melhoras pequenas na crema.

 

Amanhã continuo a bricadeira.

 

OBS: mudança significatifa com a calibragem

Nunca consigo encher o filtro como nos vídeos que vejo. É normal?

 

Abs e boas xcs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

A moagem está bem mais fina, por isto o pó fica bem mais compacto e restringe a extração. Você está mais na faixa do ristretto (menor volume, extraído mais lentamente).

 

Isso é bom, pois você poderá abrir vários pontos para aumentar essa granulometria. E à medida que o grão envelhecer e você precisar afinar, terá vários pontos para mexer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...