Ir para conteúdo

fenice x Expresso Line Pro


Postagens recomendadas

Eu estou falando de forma genérica , se eu for falar de todas as exceções e excentricidades que existem , ao invés de um post de 5 linhas eu teria que fazer uma monografia , existem maquinas sem OPV , existem maquinas sem OPV e bomba ( manuais) , mas não são nem 5% do mercado.

 

Miyamoto no mundo do café não existe consenso sobre nada , se alguém percola agua quente com uma pressão fora da faixa de de 7 a 12 bar , teoricamente não fez um espresso , por exemplo a Nestlé ao percolar agua por um copinho de aluminio na faixa de 15 a 19 bar chamou isso de Nespresso. Poderia ter chamado isso de espresso ? Sei lá , se a gente for ao pé da letra , segundo a INEI , maquinas com OPV a 11 bar não fazem um "espresso", ou como eles gostam de falar , não fazem um espresso certificado italiano. :)

 

Realmente a maioria das máquinas boas possuem OPV, mas tenho a impressão que tanto a Punto quanto a Fenice não possuem (não achei images da Fenice aberta aqui no CdC, alguém teria que verificar melhor), o que não significa que não sejam boas (justamente por isso citei a Elektra, já que a minha é meio "Frankstein").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, a moagem vai dar o fluxo desejado. Em que pressão? Vai saber... Também não importa muito.

 

Veja a Elektra do Rodrigo. Acho que na moagem de ristretto da uns ~13 bar. Na de espresso uns ~9.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Então.. No final das contas.. Uma máquina com pressão maior e sem OPV conseguiria extrair moagens mais finas. Correto?   :rolleyes:

 

 

Não, infelizmente não é o que acontece. Pelo contrário, ela pede moagens mais grossas (aqui comparando com a ECM regulada em 9,25bar), pois choca com facilidade, e daí explode feito o Vesúvio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, deu né? Discutimos há pouco a questão em outro tópico. Como apanhado geral, até 9 bar mais pressão costuma favorecer o fluxo. Acima de 9 bar, mais pressão causa mais restrição. Sugiro procurar e ler.

 

O tópico aqui é da comparação das máquinas que ninguém conhece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Apenas complementando aqui, pelo jeito a Fenice tem OPV, sim! E leiam os últimos tópicos sobre ela lá! Tem a solenoide, tem OPV e o Tamper de 58mm da Rattleware entra no filtro dela normalmente!

Aos poucos vamos mapeando melhor essa máquina! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...