Guest Anita Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 CaÊ: LV pra ti. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Eu estou falando de forma genérica , se eu for falar de todas as exceções e excentricidades que existem , ao invés de um post de 5 linhas eu teria que fazer uma monografia , existem maquinas sem OPV , existem maquinas sem OPV e bomba ( manuais) , mas não são nem 5% do mercado. Miyamoto no mundo do café não existe consenso sobre nada , se alguém percola agua quente com uma pressão fora da faixa de de 7 a 12 bar , teoricamente não fez um espresso , por exemplo a Nestlé ao percolar agua por um copinho de aluminio na faixa de 15 a 19 bar chamou isso de Nespresso. Poderia ter chamado isso de espresso ? Sei lá , se a gente for ao pé da letra , segundo a INEI , maquinas com OPV a 11 bar não fazem um "espresso", ou como eles gostam de falar , não fazem um espresso certificado italiano. Realmente a maioria das máquinas boas possuem OPV, mas tenho a impressão que tanto a Punto quanto a Fenice não possuem (não achei images da Fenice aberta aqui no CdC, alguém teria que verificar melhor), o que não significa que não sejam boas (justamente por isso citei a Elektra, já que a minha é meio "Frankstein"). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Então.. No final das contas.. Uma máquina com pressão maior e sem OPV conseguiria extrair moagens mais finas. Correto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Claro, a moagem vai dar o fluxo desejado. Em que pressão? Vai saber... Também não importa muito. Veja a Elektra do Rodrigo. Acho que na moagem de ristretto da uns ~13 bar. Na de espresso uns ~9. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Então.. No final das contas.. Uma máquina com pressão maior e sem OPV conseguiria extrair moagens mais finas. Correto? Não, infelizmente não é o que acontece. Pelo contrário, ela pede moagens mais grossas (aqui comparando com a ECM regulada em 9,25bar), pois choca com facilidade, e daí explode feito o Vesúvio... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Pera que então não estou entendendo nada... Uma pressão maior pede uma moagem mais grossa?!?!?! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Miyamoto, deu né? Discutimos há pouco a questão em outro tópico. Como apanhado geral, até 9 bar mais pressão costuma favorecer o fluxo. Acima de 9 bar, mais pressão causa mais restrição. Sugiro procurar e ler. O tópico aqui é da comparação das máquinas que ninguém conhece. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Ok.. É que eu tinha procurado quando o Márcio falou e não encontrei, mas talvez tenha usado os termos errados.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Às vezes é cabuloso de encontrar. Acho que ficou no meio de um tópico sobre pré-infusão. Mas dei uma canja e resumi em uma linha. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 30 Junho 2014 Denunciar Share Postado 30 Junho 2014 Aqui... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 1 Julho 2014 Denunciar Share Postado 1 Julho 2014 Opa! Valeu.. Vou ler aqui.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Alvarenga Postado 11 Julho 2014 Denunciar Share Postado 11 Julho 2014 Apenas complementando aqui, pelo jeito a Fenice tem OPV, sim! E leiam os últimos tópicos sobre ela lá! Tem a solenoide, tem OPV e o Tamper de 58mm da Rattleware entra no filtro dela normalmente! Aos poucos vamos mapeando melhor essa máquina! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas