Ir para conteúdo

café torrado e moído/tempo de armazenagem


Postagens recomendadas

Olá pessoal, estive lendo alguns tópicos de vocês e resolvi entrar nesse mundo dos cafés.

Encomendei minha emc10 e o moedor hario mini, uma frenchpress e futuramente estareu comprando a aeropress e a moka, quero experimentar nessas modalidades e também continuar no tradicional coado ( não sei se depois de testar esses outros métodos continuarei no coado kkk)

 

Mas vamos lá, meu moedor não chegou ainda, os correios demoram no modo internacional, mas queria experimentar alguns cafés especiais, nunca tomei nada além dos torrados e moidos em mercado kk, pilão , melita etc...

É recomendável encomedar alguns cafés especiais já torrados e moídos enquanto não chega o moedor para eu pegar os que são em grãos? Vou sentir muita diferença já tanto no espresso como no coado?

 

Outra coisa, nessas embalagens que são vendidas tanto grãos quanto moído se eu não abri-las o café permanecerá com seu sabor ou mesmo nesses pacotes especiais a degradação é rápida? Vi um tópico sobre o lavazza qur não trm data de torra, mas apenas validade, enquanto nao abre o pacote o sabor permanece neles?

 

Desculpem a ignorância, estou querendo aprender com vocês.

 

Agradeço antecipadamente

 

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafael, bem vindo!

Já começou bem, parabéns!

 

Quanto aos grãos, quanto melhor armazenados melhor, claro, mas eles tendem a envelhecer mesmo assim. Por isso sempre somos chatos com a data de torra. Mesmo um pacote lacrado e com válvula, se torrado há mais de 1 mês não vai estar em muito boa forma.

 

Não tem nenhuma cafeteria aí perto que possa te vender moído na hora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando achar, mas pela internet não vi nada aqui na minha cidade :(

Li sobre aquele topico dos 101 cafés antes de morrer e um outro que fala de bons cafés, se pedir torrado e moido até chegar em casa já vai estar comprometido? Mesmo nesses sites que fazem torras toda semana?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nenhuma cafeteria aí que possa moer os grãos pra você?

O problema de comprar esses cafés caros pela Internet é o frete. Normalmente vale a pena para comprar tipo 750g 1kg de café. Se comprar moído o ideal é consumir em uns poucos dias, ou seja, comprar menos.

Se tiver onde moer de pouco em pouco facilita.

Ou até seu hario chegar (se vem do Japão é rápido), use sachê. Acho que o ateliê do café vende. Aí dá pra pegar uns sachês e uns 250g de moído pra ir brincando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, você está ansioso para tomar cafés especiais e acostumado a tomar cafés comerciais comuns. Mesmo que você compre os cafés já moídos, acredito que irá sentir bastante diferença, porque a torra dos comerciais é muito escura. Comprando café já moído, irá perder bastante aroma, mas pelo menos o sabor amargo dos comerciais você não vai ter. Eu particularmente já acho um grande salto.

 

No caso do espresso, se usar filtro pressurizado, pode conseguir extrair cafés razoáveis. Na minha opinião, acho que não vale a pena. Nesse caso, eu sugiro esperar pelo moedor. Depende da sua vontade/curiosidade/paciência/perseverança. ;)

 

Para os coados, a extração é mais fácil de acertar, então se comprar moído para o método escolhido, deve conseguir extrar bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Santiago, depois preciso ver como despressurizar o emc10, vi em um tópico que eles estavam Tentando achar um filtro que daria certo e ainda não vi se acharam.... Dá alguma diferença o coado dessas cafeteiras eletricas e o manual?

Se eu comprar moido para coado fica bom neste momento de espera? Kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe Para coado dá pra ir matando as lombriga sim. Só não vale comprar de monte e demorar para consumir.

Dá uma olhada nas especificações ou manual da cafeteira se vem o filtro de sachê. Se vier, compre um pouquinho moído, uns sachês e seja feliz!

Como vc está no interior de SP o frete do Ateliê fica barato.

Minhas coisa do Japão levavam 2 a 3 semanas no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café em grãos torrado e lacrado dura quanto tempo antes de começar perder as características?

30 dias , no máximo 40 forçando a barra , por aqui tem tópico sobre conservação e congelamento , que é uma alternativa.

 

Quanto a sache , não adianta comprar nenhum , sua maquina (emc10) não é certificada , não aceita nenhuma espécie de sache , sem moedor vc só vai conseguir vaporizar leite ou agua quente para chá com ela. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/216-como-armazenar-o-grao-torrado/

 

A melhor maneira de conservar torrado em grãos ou moído é a mesma. A diferença é que moído decai bem mais rápido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, não tinha me atentado ao seu local.

 

Já que você quer experimentar cafés especiais, recomendo ir no Shot Café. Fica na 9 de Julho, um pouco p/ cima da esquina c/ a Marechal Deodoro. O café servido é o Fazenda Pessegueiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...