Ir para conteúdo

Mod tornando o Nemox Lux 150 Stepless


carlos eduardo

Postagens recomendadas

CaÊ, você olhou as medidas em milímetros da parte do texto do anúncio?

 

Essa chave em específico tem 28mm x 10mm na parte de encaixe. Olhando a foto no tamanho original do seu Flickr, sabendo que o diâmetro interno da porca da chave é 11,5mm, segundo seu comentário, fiz o cálculo da "perpectiva" e apliquei nas medidas externas e do berço da chave. Parece que o comprimento seria exatamente o mesmo, pois obtive 26mm no berço e 33mm na moldura, e essas chaves costumam ter aproximadamente 1mm de espessura nas paredes.

 

Já a largura fica mais difícil, pois o "skew" fica mais difícil de calcular, mas parece estar entre 10,6mm e 12.8mm de encaixe, considerando 1mm de parede, o que seria mais "gorda" do que a do Ebay... mas se for 10,6, daria pra usar, pois a borda padrão é no mínimo 1,4mm de espessura, daria encaixe e cobertura do buraco, caso eu tenha acertado os chutes e estimativas...

 

Chegou a tirar e medir a chave?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi no olhometro , mas como vc esta EXIGINDO eu peguei o paquimetro e medi a chave , externamente deu 32 x 14 mm ou seja internamente ela deve ter 28 x10 mm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D:lol::D

 

Zoei você, hein?

 

Tô exigindo nada, não... vixi... quem exige as coisas por aqui é a cara-metade ;)

 

Mas, de repente vale gastar uns 8 reais nessas 3 chavinhas, parece que são da medida certa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Olá colegas, seguindo os passos do Caê decidi modificar meu Nemox também. Fiz uma importação sansonite do kit stepless e aproveitei para modificar outras pequenas coisas.

 

A primeira foi a retirada total do acionamento frontal, deixando o funcionamento somente pelo o botão lateral. A segunda alteração foi a troca do holder de plástico pelo holder de inox da Baratza. Como uso o Nemox exclusivamente para espresso, foi uma modificação que veio tarde.

 

Não vou entrar em muitos detalhes da troca, pois acredito que as imagens são bem ilustrativas. O que vale ressaltar é que não tive que fazer furo nenhum para fazer a adaptação (minha ideia inicial era furar, mas desisti após umas tentativas frustradas e de uma conversa com o Torres). A solução que encontrei foi usar uma chapa de alumínio por trás e fazer um calço para firmar o holder.

 

Segue fotos:

 

A peça da Baratza que utilizei para adaptar foi essa:

 

bar_portaholder_1_large_5700.jpg

 

O Resultado:

 

18126507544_6a8e4cca87.jpg

 

18561555938_a98dbb3c55.jpg

 

 

O álbum completo com as fotos do processo de modificação e do resultado final aqui: https://www.flickr.com/gp/124413837@N08/5nAPXt

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito legal , a ideia do suporte de metal do Baratza foi excelente , realmente furar esse nemox é dose , qualquer solução que evite furar é uma boa ideia. 

 

Eu não uso o Nemox para espresso , mas para quem usa fica excelente , com a vantagem que não precisa ser uma ferragem baratza , com um pouco de paciência dá para adaptar outros suportes de moedores profissionais.

 

Excelente ideia  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 3 months later...

Alguém sabe me dizer a altura da base até a rosca desta peça?

Tô querendo tornar meu rossi stepless e essa peça parece perfeita.

 

 

O Victor o seu moedor é um RR45 , ele não vai aceitar uma rosca como o Nemox , no HB um cara com o mesmo problema mandou usinar um freio  :

 

http://www.home-barista.com/grinders/rossi-rr45-48-position-adjustment-modification-t8450.html

 

Essa é a solução de melhor estética , mas se vc não se importa com a estética , use uma abraçadeira , existe um zilhão de opções no mercado escolha uma que freie o disco e seja fácil de liberar e apertar , alguns exemplos :

 

62572.jpeg

 

304-Stainless-Steel-Heavy-Duty-For-Tri-f

 

Abracadeiras rapidas seriam uma boa solução bastaria achar com o diâmetro compatível , essa é de bicicleta , mas dá para ter uma ideia :

 

abracadeira-c-blocagem-rapida-gts-cqsb-3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Carlos! Vou buscar uma opção assim. A ideia da rosca era mandar usinar um disco dentado para adapta-lo no disco original. É viável mas a rosca teria que ter a altura correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas opções que os caras do hb encontraram são bem funcionais.

No caso de braçadeira, se achar uma com o mesmo mecanismo das de bike fica muito pratico.

Abre o pino, regula

fecha o pino, moe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...