Ir para conteúdo

Como regular o Hario mini?


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Pois é Anita!!! Travar o Hario e apartir daí liberar os cliks.

Travar o Hario seria até o limite de não conseguir mais girar o seletorzinho? Talves seja isso que eu não tenha compreendido :blink:. Fazendo assim, liberar em 3 ou 4 cliks, fica muito fino o pó, mais a compactação com tamper. Acredito que cria uma barreira impossibilitando a água de passar pelo bolo. Quem sabe a minha Gaggia Dose não tenha pressão suficiente da água para passar em bolos compactados ou moagem muito fina?!! Mas para um expresso cremoso a moagem tem que ser fina, não é isto?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pense em 4 ou 5 cliques. O ponto zero é quando você vai girar a manivela e ela gira com dificuldade, raspando muito as mós. Se você definir o ponto zero como "não girar mais o seletor", corre o risco de apertar demais dependendo de sua força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ola a todos

este tópico me está sendo bastante útil

utilizo um hario column

e uma chefe crema silver com filtros comerciais

engrossei a moagem ontem por causa do tempo chuvoso aqui em Ponta Grossa/PR

meu último expresso foi com 15 gramas do café harmonia do norte do pioneiro do Paraná, achocolatado

resultou em 50 ml

crema aceitável

tenho aprendido bastante nesse fórum

obrigado a todos

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Boa noite a todos,

 

eu tenho uma máquina que utiliza filtro pressurizado, mas agora decidi comprar um filtro despressurizado da Rancilio e um moedor Hario Mini. Estou pesquisando a respeito de como utilizar esse moedor, mas apenas para um conhecimento prévio, já que ainda não recebi os produtos (comprei pelo Ebay). Então, eu gostaria apenas de tirar uma dúvida:

 

Pelo que andei lendo, não é muito fácil acertar o ponto "ideal" de moagem no Hario Mini, sendo assim, eu gostaria de saber se a diferença na qualidade do espresso é muito grande quando utilizo o filtro pressurizado e o despressurizado (sem levar em consideração a falsa crema feita pela pressurização do filtro) para uma mesma moagem, tendo em vista que o filtro pressurizado "aceita" uma maior faixa de graus de moagem. Já que seria mais fácil "acertar" uma moagem para o filtro pressurizado.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca utilizai filtro pressurizador, mas usei o Hario Mini por muito tempo com minha Gaggia Dose. Não é que o Hario seja difícil de acertar para o espresso, mas sim que as regulagens úteis são no máximo três. Sempre se pode compensar na dosagem.

 

Não diria que é barbada, contudo tampouco é difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, espero que não seja muito difícil, eu nunca usei o Hario antes, então não tenho nenhuma noção, mas quando ele chegar vou tentar moer para o filtro despressurizado, e se eu não estiver obtendo bons resultados, vou voltar para o pressurizado (mais fácil de mascarar os erros de moagem), embora possivelmente perca na qualidade do espresso :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jean, se você for iniciante, a diferença na xícara é praticamente imperceptível. Esta apuração do paladar só vem com o tempo mesmo. Assim que você troca o filtro pressurizado pro comercial, você apanha bem para conseguir boas extrações. Como o Rodrigo já disse, a faixa útil para espresso são de poucos clicks, 3 no máximo, sendo que a compensação de moagem você faz com quantidade de pó.

 

É tudo uma questão de prática. Apanha-se no começo e depois não erra mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só uso o Hario mini e o Kyocera, todo dia. No Hario tendo a deixar a regulagem fixa para espresso e o Kyocera variando para french, italiano e aeropress.

 

Para acertar o café no Hario é mais fácil variar a quantidade e a compactação, mudar os passos da rosca sempre pode acabar confundindo. As vezes é preciso tirar um ou dois cafés para acertar a extração. A desvantagem dele é que é pequeno, dá para moer para 3 xícaras estourando.

E precisa em torno de 70 rodadas na manivela para cada xícara.

 

Os cafés podem ser mais durou ou mais moles. Ou mais duros podem ser chatinhos para moer, mas em uns 3 a 4 minutos voce moe. E eu gosto de sentir o cheiro quando começa a moagem, já dá para ir conhecendo as características do café.

 

E a Hario lançou um novo, com algumas mudanças interessantes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, acho que a única mudança no novo Hario é a borracha inferior que acopla na mesa. As mós e a regulagem são as mesmas do Skerton, que por sinal tem passos astronômicos. No Skerton, eu não consigo fazer só regulagem da arruela e compensar o resto na quantidade de pó..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tampa é uma idéia boa, sempre ficam pulando uns grãozinhos no final.

E o jogo da caixa de aparece a partir de 1 minuto do vídeo deve ser para diminuir a inconsistência da moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Miyamoto.

 

Como o Paulo disse: "Para acertar o café no Hario é mais fácil variar a quantidade e a compactação, mudar os passos da rosca sempre pode acabar confundindo".

Então, seria melhor sempre deixar o Hario em uma posição única, já fixa (após definir a melhor para uma determinada máquina em questão), e não mexer mais nisso (nem para limpar, ao invés de desmontar para lavar, apenas limpar com um pincel, por exemplo)?

 

Claro que, eventualmente, seja necessário fazer um ajuste novamente, mas dessa forma, ao menos seria uma variável a menos a se considerar, mexendo apenas na compactação e na quantidade de pó.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jean, não necessariamente você precisa passar superbonder na porca de ajuste. Como já mencionado, a faixa de trabalho do Hario para espressos fica nos 4° a 6° clicks no máximo.. Pode-se ajustá-lo para outras moagens como prensa e coado. Depois basta fechá-lo novamente e voltar aos clicks para espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, e é exatamente por isso que pensei em tentar encontrar o ponto certo de moagem para espresso (que seria a única forma de extração que eu irei utilizar), e para a minha máquina em questão, e evitar desmontar o Hario para lavá-lo. Por se tratar de uma faixa de trabalho, entre o 4º e o 6º click, mesmo que, depois da primeira vez, eu já saiba aproximadamente em qual click devo deixar, seria um ajuste que eu teria que repetir todos os dias que fosse utilizar o Hario, pensei mais na questão de comodidade, e também para tentar manter uma maior consistência nos resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que "todos os dias"? Este ajuste você faz quando necessário. E não todos os dias. Você ajusta uma vez e só muda quando mudar o método de extração ou em função do grão.

 

De qualquer forma, também não é bem assim. Não significa que você vai deixar em um ponto do Hario e vai funcionar sempre. Isto não é uma regra geral. A moagem muda de grão pra grão. Depende do grão, do grau de torra, da data da torra, etc. Ou seja, para um certo grão você está acostumado a usar um certo ajuste. Se continuar com o mesmo ajuste, pode ser que em um mês para o mesmo grão, seja necessário reajustar em função da data de torra. É ir moendo e testando. Ficou muito longe de acertar? Ajuste a moagem. Ficou próximo do ideal? Mexa na dose.

 

Ou seja, mesmo que você utilize o moedor apenas para espresso, precisará sempre ficar reajustando a moagem em função do café!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do Hario Column nem reparei nos clicks, a manivela dele tem uma trava que fica presa nos dentes que vemos no vídeos e possibilita o giro das lâminas. Quando quero um ristretto subo um dente no sentido horário. Quando quero um longo giro para o sentido anti-horário um ou dois dentes e dependendo do resultado altero também a quantidade. Haja braço dependendo do café, mas não acho tão incômodo. Gostei da acidez desse café http://www.cafemerca...ema-detail.html, numa cafeteria aqui em Ponta Grossa e quis ver como ficava melhor extraído, Já que não senti firmeza no barista, mesmo com uma máquina profissional. No Hario literalmente é moer pedra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Apanhando feito mulher de malandro de novela com a moagem no Hario Slim.....Sooocoorroooo.....só ontem foram umas 1000 rodadas e não saiu uma gota de café.....num delas nem molhou o fundo do PF.....moído muito fino obvio, mas não achei que fosse tanto, pois voltei 6 clics e compactei bem pouco no pressurizado, no da Rancilio não tentei ainda......A saga do moedor continua...... :P :P :P :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fixa a quantidade de pó e vai mudando os clicks. Fica por volta dos 4 a 6 clicks mesmo. Depois que conseguir o tempo próximo, vai ajustando na dose. Tcham! Tem erro não..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O macete que eu fiz foi o seguinte:

Fui fechando os clicks enquanto a rosca foi fechando tranquila, sem em precisar fazer a menor força. Quando senti que o click estava um pouquinho mais difícil de fazer, não forcei.

 

Coloquei a base no lugar (é importante a base de acrílico estar montada para perceber a dificuldade em girar ou não o conjunto), montei o resto todo do conjunto e tentei girar, sem fazer força e notei um som de algo arranhando, como se fossem coisas ásperas roçando uma na outra. Tirei a base, abri um clique, montei a base e testei novamente. Nesse momento girou tranquilo, sem nada encostando, então o considerei como sendo o click 1!

 

Aí é só abrir mais 3 clicks (pra mim tá funcionando bem no 4º click) e testar. 14g para um duplo como ponto de partida, tamper sem pressão, só para nivelar mesmo e testa na máquina!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem a noite eu tomei uma surra do Hario! Não entendi bem porque não estava acertando a regulagem. Abria um click e o espresso saía em 15 segundos, horrível. Fechava um e a máquina travava. Depois de uns 4 ou 5 espressos na sequencia consegui regular com o click aberto e mantendo alguma pressão no tamper.

 

Agora o que eu tenho reparado é que o cabo dele, com o pentágono lá, a fêmea é mais larga um pouco que o eixo. Então no primeiro grão mais duro um pouco o cabo força o eixo e vai marcando. Acho que em pouco tempo o eixo vai arredondar e perder o "grip". Tenho que pensar em uma forma de segurar melhor este eixo antes de dar problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação à "surra" que levou, nessa situação, varie a dose: (1) se já estiver utilizando uma dose alta, deixe no click mais fechado e diminua a dose ou, (2) se estiver utilizando uma dose menor, deixe no click mais aberto e aumente a dose. A pressão no tamper pode ajudar um pouco, mas mexer na dose é mais eficiente nessa situações em que não se tem os níveis de regulagem necessários no moedor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bruno

No caso do hario column, a manivela se prende ao eixo por uma espécie de retângulo, com os dois lados menores redondos, também reparei que existe alguma folga. Acho que em caso de perda da trava um torneiro pode resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal uma dúvida, quando estava usando café já moído, pesava 14g já no filtro duplo (descontando seu próprio peso, claro.... :P).....

 

Agora com o Hario Slim, na primeira vez pesei os 14g em grãos depois moí, deu muito mais volume de pó do que as mesmos 14g já moídos, daí comecei a moer "no olho" e depois peso, só que acaba ficando hora um pouco mais ora um pouco menos, agora praticamente acerto de primeira e sabor tem melhorado dia a dia.

 

Qual a maneira correta de fazer essa "dosagem"?

 

Abração e ótimo feriado a todos!!

 

Wagner

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu faço é pesar antes de ir para o moedor. Costumo pesar exato ou passando um pouquinho, tipo, 0.1g a mais, pois sei que a perda do Hario é mínima!

 

Quanto ao volume, o pó moído na hora fica muito solto, então é meio ruim de colocar no filtro mesmo pois ele ocupa um volume maior do que o que estamos acostumados. Atualmente eu jogo no filtro e fica um morrinho, aí faço a mão em formato de concha pra evitar que ele caia do filtro ao tocar e depois vou distribuindo ele pelas bordas, para ficar com quantidades aproximadamente iguais em todas as partes. Depois disso é que uso o tamper.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses marinheiros de primeira viagem... o tubo do Hario serve dentro do filtro (pelo menos o de 58mm). Daí é só encaixar o tubo dentro do filtro, perto da borda, agitar levemente e retirar o tubo. Daí já está acomodado. Não é pra usar como um saleiro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...