Ir para conteúdo

Compactação, ta certo isso produção?


Postagens recomendadas

Ontem testando a maquina que chegou, fui pesquisar sobre compactação e achei o vídeo abaixo, lá pelos 3 minutos ele começa a falar da compactação e quando chegou aos 4:20 eu fiquei meio intrigado... Pra que aquela força toda??

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

De fato o moinho não moeu fino o suficiente, pois caso o fizesse não seria necessário mais do que uma compactação moderada com uma mão só. Me causa estranheza não ter moído fino o suficiente, pois tudo indica que ele fez o mod do moinho dele para moer fino. Talvez o café seja velho ou a torra muito clara, o que a julgar pela cor da crema é possível.

 

Honestamente posso te garantir que já brinquei muito com compactação e não há qualquer diferença significativa de compactar com 10, 20 ou 50kg de força. A compactação é para expulsar o ar e não são precisos 40 ou 50 kg para fazer isso. Além disso, quanto maior a força menor o controle muscular, o que implica frequentemente em aplicação de mais força de um lado do que de outro, isto é, prejudica-se a precisão, a homogeneidade e o nivelamento, que são mais importantes.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Impressões que me restaram após assistir o video

 

1 O pó, sem que seja possível afirmar, pode estar fora de granulometria correta para filtro sem pressurização. É sabida a incapacidade do moinho Ikon produzir pó suficientemente fino, ainda que modificado com a retirada do pino limitador da regulagem.

 

2 É possível, sem que se possa afirmar, que o café esteja "cansado".

 

3 O pó pareceu-me estar sobre dosado no filtro, que aparenta ser de 1 dose..

 

4 Foram feitas 3 "compactações" que provocam acomodação não uniforme do bolo de pó. E por fim ele se "jogou" sobre o tamper de uma forma que torna impossível alvaliar o resultado do que deveria ser uma calcação de pó. É certo que a superfície do bolo não ficou nivelada, pois o jorro da direita é quase contínuo, enquanto o da esquerda fica pingando durante maior parte da extração.

 

5 Máquina e grupo irrigador estão provavelmente abaixo da temperatura necessária.

 

6 O porta filtro e o filtro estão frios. Com esta deficiência térmica os componentes solúveis não são extraídos eficientemente, resultando em café aguado.

 

7 A dose é prá lá de longa e portanto muito diluída, com 60 ou mais minilitros de bebida. No vídeo, a pré infusão, com 2 segundos de bomba funcionando, se dá entre 4:54 a 5:00 min, quando começa a extração e que finda aos 5:30 min.

 

8 O resultado poderá ser melhor se for usado o porta filtro com uma única saída, ao invés do que contém 2 furos.

 

9 O operador, em suas próprias palavras, é pouco experiente

 

10 Não se deve esquecer que a máquina, por padrão, é regulada para trabalhar com aproximadamente 11 bar de pressão, ajuste apropriado para filtro pressurizado, e consequentemente opera com pressão até 20 % acima do necessário para filtro sem pressurização. Isto faz com que a água passe mais rapidamente pelo bolo do pó.

 

Portanto, creio que o video é impróprio para fim educacional sobre preparação de café. Neste link encontram-se vários videos da Breville sobre a utilização de seus equipamentos. Penso serem mais úteis para o aprendizado.

 

Valeu,

Alexandre

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clap Clap Clap

Mais pedagógico impossível!!!

Mas eu confesso que postei o vídeo com muito tom irônico , achei piada mesmo essa compactaçao, qnd ele se jogou no tamper achei que o café estava em grãos no filtro kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
  • 1 month later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...