Alexandre Velloso Postado 31 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2014 Salve. No dia em que fui buscar a Velox ganhei uma cafeteira italiana gigante de presente. Antiga e há muito sem uso, estava guardada num armário da fazenda em Minas. Minha mãe a "achou" e resolveu trazê-la para mim. Creio que após boa limpeza ficara com ótima aparência. É enorme! A capacidade da caldeira é de 1 litro. Nas fotos abaixo, comparo-a a outra para 3 xícaras com capacidade de 150 ml. As dimensões de ambas são respectivamente: Altura total - 260 mm - 160 mm Diâmetro interno do filtro - 90 mm - 55 mm Altura interna do filtro - 30 mm - 20 mm Massa total seca - 1,613 Kg - 0,388 Kg Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbcassani Postado 31 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2014 Pelo menos meia hora para aquecer um litro de água. hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 31 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 31 Agosto 2014 Essa deve servir para o café da manhã de uma família italiana à moda antiga. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 1 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Setembro 2014 Salve Zé xará. Penso que, ali pela metade do século passado em alguma pequena cidade/vila no interior da Itália, poderia servir também numa pequena indústria, com seus 10 a 20 funcionários, durante o intervalo da tarde. Talvez numa repartição pública ou num hospital. Por certo havia muita utilidade para uma grande cafeteira como essa. Basta-nos lembrar dos enormes bules e coadores de pano usados em refeitórios. Nossa visão, carregada de contemporianismo, nos faz esquecer como a vida era simples. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Oogway Postado 1 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2014 Alexandre, como seu admirador e cliente, por favor, explique melhor esse detalhe "minha mão a achou". Tenho certeza de que não foi mão leve. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 1 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2014 MoaM: mother of all mokas! Eu ia dizer que já usei uma dessas, mas quando li que essa leva 1l de água, quase caí para trás. Eu usei o modelo grande, com o mesmo design da que tenho hoje (de 6 xícaras). Acho que a de 12 xícaras, que deve dar uns 600ml. A moka como ela é. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 1 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Setembro 2014 Salve Oogwai. Erro meu de digitação. Na verdade foi a mão de minha mãe que a achou. Corrigirei o texto original. Obrigado pelo alerta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 1 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 1 Setembro 2014 Salve. Hoje realizei testes com a moka gigante. Buscava saber o tempo necessário para completar uma extração. Primeiro aqueci apenas 1 litro d'água, sem pó, em fogo baixo. Foram 13' para o início do fluxo ascendente da água que findou aos 17'. Depois testei com 1 litro d'água e 80 gramas de café (muito velho) moído grosso. Porém usei a chama no máximo, pois notei que tão grande é a área do fundo da cafeteira que mesmo na máxima o fundo cobre a chama. Foram 8' para o início do fluxo ascendente da água que findou aos 11'. Aí deu-se a cáca! Eu não havia encaixado a tampa superior perfeitamente e vazou em função da pressão muito alta. E vazou para caramba! Meia hora dedicada à limpeza da área e utensílios afetados. Só com o incidente notei que falta o filtro na cafeteira. Além da bebida, encontrei muito pó encharcado espalhado. Tipo assim: pão com manteiga que cai com o lado da manteiga virado para baixo... Não acredito que conseguirei peças de reposição para esse modelo. Preciso de uma nova gaxeta e do filtro. Talvez tenha que mandar fazer uma gaxeta e usar filtro improvisado de papel ou pano, cortado em disco. Cenário do desastre. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 1 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 1 Setembro 2014 Caramba, que estrago ! Imagino o trabalho que deu para limpar tudo.... Mas valeu pela experiência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Eu fico imaginando o porre que foi puxar o fogão para limpar entre a bancada e o fogão. Quanto ao filtro , ele aparece nas primeiras fotos do tópico , ou eu estou enganado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 2 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Salve Carlos Eduardo. Não aparece. Talvez estejas confundindo com a base do funil que também é perfurada para não permitir que desça pó para a água e para que a água suba. Nas mokas, o filtro fica preso pela gaxeta, na parte inferior da câmara superior. Como nas fotos abaixo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Vixi, eu sei bem o que é limpar a sujeira de uma moka!!!! Pelo menos a sua não manchou o teto... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Eu tenho uma moka alemã, pequena para duas xícaras grandes, um dia no fogão não sei o que aconteceu, se entupiu a válvula que sai a pressão, enfim, explodiu e manchou a cozinha inteira, até o teto, sorte que não tinha ninguém perto, foi a última vez que utilizei moka, já não gostava muito do resultado pois achava que queimava um pouco o café e depois disso que já vi outros relatos de explodir, não vi vantagem em arriscar mais. esse encaixe dela deveria ser mais forte. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 2 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Salve. A respeito de acidentes com moka, o fator mais comum é colocar água acima do nível da válvula. Isso anula a possibilidade de que a mesma seja acionada pela pressão interna da caldeira. Ainda mais, como a massa de água é superior à prevista no projeto, todo o estudo de segurança do funcionamento é comprometido. Na moka é previsto que a câmara selada da caldeira contenha um tanto de água e um tanto de ar. Essas 2 massas, líquida e gasosa, se transformam com o aquecimento de forma diferenciada e, por projeto, se completam para o perfeito funcionamento da cafeteira, considerando que o pó usado está na granulometria adequada que permita a percolação da água aquecida. Alterar a grandeza dessas massas já é suficiente para o mal funcionamento, como por exemplo, utilizar menos água que o previsto no projeto. Não causará explosão mas também não criará boa bebida. O pó muito fino é outra causa de acidente, pois provoca um selamento não previsto da câmara da caldeira. Raramente o mal funcionamento da válvula, quando a cafeteira é corretamente usada, é causa de acidente. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Talvez na época Alexandre deva ter sido pó fino mesmo, imagino, mas que é traumático é, que nem história da panela de pressão rsss Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 2 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 2 Setembro 2014 Ótima explicação, Alex. LV pra ti (outro dia troquei as letras e dei um Late Harvest pra Marcinha). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas