Ir para conteúdo

Cuisinart DBM08 para Café Coado


fabiod08

Postagens recomendadas

Certamente sim, :) , ele foi construído para café coado , as mos são praticamente iguais ao do Krups gvx , que eu usei para coado uns 10 anos.

Ele vai deixar vc a pé se for usado para espresso com filtro despressurizado ou Prensa , mas , para coado ele é tão bom quanto o krups.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não subestimo Rodrigo , o Fabio perguntou "Atende as expectativas de uma pessoa comum" , na minha humilde opinião atende perfeitamente , eu sou uma pessoa comum e em um teste cego eu sou incapaz de diferenciar um coado moido no Robur , Vario com mós de aço , krups , cuisinart ou no EK 43.

Esse tipo de sensibilidade é para pessoas com um paladar extremamente apurado e treinado , convenhamos que não é esse o caso , para saborear um coado feito com café fresco recem moído , um DBM 8 dá para o gasto.  :)

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respeito sua opinião, Caê, mas humildemente discordo. Acho que nossos paladares não são treinados, mas já adaptados a bons cafés, métodos e procedimentos. Poderemos até errar em um teste cego, mas ousaria apostar que estatisticamente podemos diferenciar cafés preparados em moedores apropriados na maioria das vezes em qualquer método.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos então isso que acabou de dizer também vale para espresso em filtro pressurizado.

 

As vezes , um espresso mal tirado com filtro despressurizado as vezes fica bem similar ao feito no pressurizado , a crema é diferente.

 

Rodrigo , não vale a pena discutir sobre algo que exigiria um teste , e estando vc em POA e  eu no Rio com certeza não vai rolar , respeito sua opinião . mas de qualquer forma a pergunta foi : DBM 8 serve para coados ? Eu acho que serve, eu usei por anos o Krups para coados (identico ao DBM8) e agora uso o Nemox 150 , que é muito superior e a diferença , quando perceptivel é apenas marginal.

Já fiz coado no Vario , Krups e Nemox , faz diferença ,  faz , mas é pequena , se eu não fizesse espressos , jamais teria comprado o Vario , ficaria no Krups .

 

A Anita como eu usa o Vario para espresso e o Krups para coados , amanhã eu vou perguntar a opinião dela.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não subestimo Rodrigo , o Fabio perguntou "Atende as expectativas de uma pessoa comum" , na minha humilde opinião atende perfeitamente , eu sou uma pessoa comum e em um teste cego eu sou incapaz de diferenciar um coado moido no Robur , Vario com mós de aço , krups , cuisinart ou no EK 43.

Esse tipo de sensibilidade é para pessoas com um paladar extremamente apurado e treinado , convenhamos que não é esse o caso , para saborear um coado feito com café fresco recem moído , um DBM 8 dá para o gasto. :)

 

Abs

C. Eduardo

Já provastes coados do Robur , Vario com mós de aço e EK43 xD ?! Se sim , legal !
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero causar uma "briga" no fórum , mas já provei coados do Vario com mós de aço e senti uma grande diferença comparando com meu preciso . Também não vou continuar a discussão...

Ps: espero que ninguém leve a mal meu comentário :)

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

 

A Anita como eu usa o Vario para espresso e o Krups para coados , amanhã eu vou perguntar a opinião dela.

 

Abs

C. Eduardo

 

Tô aqui.

 

O Krups mói mais fino que o Vario, mas não chega a amargar a extração, mesmo coando mais lento que o Vario. Aliás eu prefiro um pouco mais fino pra coado, quando uso o Vario acabo moendo no meio da escala, fica grosso e extrai rápido demais (quase não uso o Vario pra coar e no meu, mais antigo, consta coado na metade e eu esqueço de afinar).

 

A diferença essencial entre eles é a praticidade. Vario você pesa a quantia exata, põe um recipiente na saída e ele entrega rapidinho o que você pediu. O Krups pipoqueira demora mais tempo pra moer, retenção é grande - eu coloco sempre um pouco de grãos a mais - e o plástico do recipiente de saída é uma tristeza, dá estática e gruda pó pra todo lado nele, tem que puxar com o pincel.

 

Só indicaria, entre o Cadence e o Krups, o Krups. Ambos me parecem ter o mesmo tipo de plástico no recipiente - me parece - não sei se o Cadence é de lâminas, neste caso seria ponto pro Krups de mós. E vimos um vídeo aqui do Cadence tendo que ser chacoalhado, pelo menos o Krups não precisa desse shake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ZA: não fiz ainda por falta de tempo. Já separei 3 coadores pro teste.

 

Independentemente do resultado, todos ficam.

 

Considerando que o Krups é o que mói mais fino, vou precisar aproximar as moagens nos outros 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que aproximar a moagem te dará o caminho. Duvido que consiga igualar as outras variáveis de extração. Talvez possa funcionar o inverso: descobrir para cada moedor a granulometria necessária para terminar a extração em dado tempo. Provavelmente o moedor que conseguiu moer mais fino (=mais uniforme) resultará em uma bebida  com um TDS maior (e provavelmente melhor também).

 

Qualquer moedor mói pra coado. A pergunta a ser respondida é: quanto ele causa de subextração média?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rô, o moer mais fino também é relativo. Minha aposta é que o Krups moerá mais fino (mesmo na moagem mais grossa dele), mas não necessariamente uniforme.

 

De qualquer forma a proposta é puramente empírica, mais para ver na caneca qual sabor me agrada mais. Então posso fazer os 2 experimentos: procurar moagens próximas e também seguir sua sugestão: definir tempo e trabalhar cada moinho para chegar nisso. Essa vai exigir mais café para moer e coar (e beber).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Mas pense comigo: do que serve moer mais fino? Pra métodos que exigem moer fino. Coado não é um deles. Então o moedor precisa moer de forma adequada na faixa desejada. Se ele mói de forma irregular, em que moedores de entrada são pródigos, sempre é possível obter uma bebida sem amargor, desde que para isso tenha que subextrair. Pra subextrair, dada certa moagem e razão de extração, ou se aumenta o fluxo de água pra extração acabar mais rápido, ou se usa água mais fria. Contudo, o resultado deverá ser inferior do que em um moedor mais capaz para coados, com moagem mais consistente, em que é possível moer mais fino e extrair mais sem ficar amargo.

 

Interessante é notar que boa parte de moedores pra espresso não mói bem pra coados. O Pharos é um exemplo. Ele demonstra duas modas bem regulares e uniformes, o que é ótimo para espresso, e ruim para coado e prensa. O BB005 vai um pouco melhor nas moagens médias e grossas, mas também não é grande coisa. Por isso que na minha próxima crise de síndrome ruiva, o alvo é um moedor bom pra coados, que é um método que gosto demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...