fabiod08 Postado 17 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 17 Setembro 2014 Prezados amigos e apreciadores de café, Posso utilizar o Cuisinart DBM08 para Café Coado? Atende as expectativas de uma pessoa comum, não tão exigente? Agradeço a ajuda! Att, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 17 Setembro 2014 Possivelmente sim... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 17 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 17 Setembro 2014 Certamente sim, , ele foi construído para café coado , as mos são praticamente iguais ao do Krups gvx , que eu usei para coado uns 10 anos. Ele vai deixar vc a pé se for usado para espresso com filtro despressurizado ou Prensa , mas , para coado ele é tão bom quanto o krups. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 17 Setembro 2014 "...é tão bom quanto o krups." Cuidado.. Fale baixo, antes que isto caia nas mãos erradas!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 17 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 17 Setembro 2014 Para coado com certeza , as mós são iguais . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 17 Setembro 2014 Vocês subestimam os coados. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Não subestimo Rodrigo , o Fabio perguntou "Atende as expectativas de uma pessoa comum" , na minha humilde opinião atende perfeitamente , eu sou uma pessoa comum e em um teste cego eu sou incapaz de diferenciar um coado moido no Robur , Vario com mós de aço , krups , cuisinart ou no EK 43. Esse tipo de sensibilidade é para pessoas com um paladar extremamente apurado e treinado , convenhamos que não é esse o caso , para saborear um coado feito com café fresco recem moído , um DBM 8 dá para o gasto. Abs C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Carlos então isso que acabou de dizer também vale para espresso em filtro pressurizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Respeito sua opinião, Caê, mas humildemente discordo. Acho que nossos paladares não são treinados, mas já adaptados a bons cafés, métodos e procedimentos. Poderemos até errar em um teste cego, mas ousaria apostar que estatisticamente podemos diferenciar cafés preparados em moedores apropriados na maioria das vezes em qualquer método. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Carlos então isso que acabou de dizer também vale para espresso em filtro pressurizado. As vezes , um espresso mal tirado com filtro despressurizado as vezes fica bem similar ao feito no pressurizado , a crema é diferente. Rodrigo , não vale a pena discutir sobre algo que exigiria um teste , e estando vc em POA e eu no Rio com certeza não vai rolar , respeito sua opinião . mas de qualquer forma a pergunta foi : DBM 8 serve para coados ? Eu acho que serve, eu usei por anos o Krups para coados (identico ao DBM8) e agora uso o Nemox 150 , que é muito superior e a diferença , quando perceptivel é apenas marginal. Já fiz coado no Vario , Krups e Nemox , faz diferença , faz , mas é pequena , se eu não fizesse espressos , jamais teria comprado o Vario , ficaria no Krups . A Anita como eu usa o Vario para espresso e o Krups para coados , amanhã eu vou perguntar a opinião dela. Abs C. Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Não subestimo Rodrigo , o Fabio perguntou "Atende as expectativas de uma pessoa comum" , na minha humilde opinião atende perfeitamente , eu sou uma pessoa comum e em um teste cego eu sou incapaz de diferenciar um coado moido no Robur , Vario com mós de aço , krups , cuisinart ou no EK 43. Esse tipo de sensibilidade é para pessoas com um paladar extremamente apurado e treinado , convenhamos que não é esse o caso , para saborear um coado feito com café fresco recem moído , um DBM 8 dá para o gasto. Abs C. Eduardo Já provastes coados do Robur , Vario com mós de aço e EK43 xD ?! Se sim , legal ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Eu aposto que sentiria a diferença Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Não vou seguir com a discussão, mas todo mundo que me disse isso até hoje tem equipamentos superiores em casa. Quero ver é fazer o downgrade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Não quero causar uma "briga" no fórum , mas já provei coados do Vario com mós de aço e senti uma grande diferença comparando com meu preciso . Também não vou continuar a discussão... Ps: espero que ninguém leve a mal meu comentário Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 mas ,responder a pergunta do fabio que é bom ninguém responde rs, rs , rs . Eu aposto que sentiria a diferença Eu aposto que não . 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 ... A Anita como eu usa o Vario para espresso e o Krups para coados , amanhã eu vou perguntar a opinião dela. Abs C. Eduardo Tô aqui. O Krups mói mais fino que o Vario, mas não chega a amargar a extração, mesmo coando mais lento que o Vario. Aliás eu prefiro um pouco mais fino pra coado, quando uso o Vario acabo moendo no meio da escala, fica grosso e extrai rápido demais (quase não uso o Vario pra coar e no meu, mais antigo, consta coado na metade e eu esqueço de afinar). A diferença essencial entre eles é a praticidade. Vario você pesa a quantia exata, põe um recipiente na saída e ele entrega rapidinho o que você pediu. O Krups pipoqueira demora mais tempo pra moer, retenção é grande - eu coloco sempre um pouco de grãos a mais - e o plástico do recipiente de saída é uma tristeza, dá estática e gruda pó pra todo lado nele, tem que puxar com o pincel. Só indicaria, entre o Cadence e o Krups, o Krups. Ambos me parecem ter o mesmo tipo de plástico no recipiente - me parece - não sei se o Cadence é de lâminas, neste caso seria ponto pro Krups de mós. E vimos um vídeo aqui do Cadence tendo que ser chacoalhado, pelo menos o Krups não precisa desse shake. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Cadence ? Lamina ? É cuisinart , que é muito parecido com o krups ( mesma mó ) . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Não tinha certeza se era helicóptero ou mó. Questão respondida. Não é ele que é vendido no CoffeeLab? Se for, vimos o vídeo com ele sendo chacoalhado na moagem... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 CaÊ, vou aproximar a moagem dos 2 moinhos e extrair 2 coados lado a lado. Vamos ver o que nos dizem as canecas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 entre o hario mini, bb005 e o bunn g3 dá bastante diferença no resultado do v60. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 É isso aí Anita Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Esqueci do Porlex. 3 moinhos. 3 extrações. Quem será demitido no final? Assista essa semana no CdC channel (e fuja do horário político). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 Enquanto isso Fabio ...........vai bebendo chá Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 18 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 18 Setembro 2014 CaÊ: seu humor de menino-veneno andou fazendo falta estes dias no Clube. Muito silêncio seu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 19 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 19 Setembro 2014 Ana, faça o teste. Mas não jogue nenhum moedor fora. Acho que perceberá a diferença. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 19 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 19 Setembro 2014 ZA: não fiz ainda por falta de tempo. Já separei 3 coadores pro teste. Independentemente do resultado, todos ficam. Considerando que o Krups é o que mói mais fino, vou precisar aproximar as moagens nos outros 2. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Setembro 2014 Não acho que aproximar a moagem te dará o caminho. Duvido que consiga igualar as outras variáveis de extração. Talvez possa funcionar o inverso: descobrir para cada moedor a granulometria necessária para terminar a extração em dado tempo. Provavelmente o moedor que conseguiu moer mais fino (=mais uniforme) resultará em uma bebida com um TDS maior (e provavelmente melhor também). Qualquer moedor mói pra coado. A pergunta a ser respondida é: quanto ele causa de subextração média? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 20 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Setembro 2014 Rô, o moer mais fino também é relativo. Minha aposta é que o Krups moerá mais fino (mesmo na moagem mais grossa dele), mas não necessariamente uniforme. De qualquer forma a proposta é puramente empírica, mais para ver na caneca qual sabor me agrada mais. Então posso fazer os 2 experimentos: procurar moagens próximas e também seguir sua sugestão: definir tempo e trabalhar cada moinho para chegar nisso. Essa vai exigir mais café para moer e coar (e beber). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Setembro 2014 Certo. Mas pense comigo: do que serve moer mais fino? Pra métodos que exigem moer fino. Coado não é um deles. Então o moedor precisa moer de forma adequada na faixa desejada. Se ele mói de forma irregular, em que moedores de entrada são pródigos, sempre é possível obter uma bebida sem amargor, desde que para isso tenha que subextrair. Pra subextrair, dada certa moagem e razão de extração, ou se aumenta o fluxo de água pra extração acabar mais rápido, ou se usa água mais fria. Contudo, o resultado deverá ser inferior do que em um moedor mais capaz para coados, com moagem mais consistente, em que é possível moer mais fino e extrair mais sem ficar amargo. Interessante é notar que boa parte de moedores pra espresso não mói bem pra coados. O Pharos é um exemplo. Ele demonstra duas modas bem regulares e uniformes, o que é ótimo para espresso, e ruim para coado e prensa. O BB005 vai um pouco melhor nas moagens médias e grossas, mas também não é grande coisa. Por isso que na minha próxima crise de síndrome ruiva, o alvo é um moedor bom pra coados, que é um método que gosto demais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas