wallei Postado 27 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2014 Saudações, caros apreciadores de café!!Eu sou iniciante no mundo do café, sempre gostei da bebida, porém de uns 4 meses pra cá comecei a entrar de cabeça na idéia de beber com qualidade. Consegui um trabalho que vai me proporcionar uma grana extra para os meus "prazeres superficiais" (café, cerveja ^^) e estou querendo investir os meus 2 primeiros salários para montar um set legal para tomar um bom café.Após essa breve introdução, a minha pergunta é: em quais equipamentos eu poderia investir sem medo, e onde eu posso comprar aqui no Brasil??Procurei em diversas lojas e dei uma boa pesquisada aqui pelo forum, mas gostaria de algumas opiniões mais guiadas, se possível. Me desculpem a idéia de repetir tudo, mas seria extremamente interessante e eu agradeceria muito se pudesse ver informações concentradas em um só tópico, por isso eu me motivei a postar aqui.A idéia é: estou pensando em gastar por volta de R$1500,00 reais ao longo de 2 meses, para montar um set tanto para coados como para espresso (com vaporizador). Gostaria de me focar mais no moedor, visto que é o que mais influencia no resultado final de um bom café.A minha idéia inicial de set é, para coado: Hario V60 n.2 de vidro ou cerâmica, Prensa Francesa 350ml de vidro (Bialetti, genérica??), Bule Hario Buono (algum outro mais em conta??)Para espresso: Li muito a respeito da DeLonghi 200, da Poemia e da Chef Crema. Gostaria de saber se vale a pena gastar um pouquinho mais e comprar uma máquina um pouco melhor (Gaggia, por exemplo). Moedor: Me parece que um ótimo moedor para iniciar e que vá durar um bom tempo é o Baratza Encore, ou ainda o Nemox Lux. Gostaria de uma luz ao redor de tudo isso. A minha idéia é manter esse set por um bom tempo, por isso gostaria de equipamentos com uma qualidade legal para que eu não precise gastar renovando tudo isso após pouco tempo de uso. A questão é que não sei se consigo adquirir uma base no mínimo parecida com essa com o meu orçamento. Por isso gostaria de saber o que vale a pena, e o que não vai influir tanto no resultado final.Agradeço desde já, Raul. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 27 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2014 Oi Raul, bem vindo! Dá uma olhada no tópico "buscafé, tem algumas ofertas de usados lá que podem valer a pena, como uma gaggia classic por 400,00 se não me engano e um set com gaggia Color, tamper e moedor manual por 700,00. Eu escolheria um dos 2 para iniciar, investiria num moinho elétrico no próximo mês e iria comprando os acessórios. Tipo prensa francesa, qualquer marca, moka sempre bialetti e o V60. Bule tem o Bonavita também, mas eu guardaria esses trocados para o investimento da máquina e moinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 27 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2014 Sal "Tipo prensa francesa, qualquer marca, moka sempre bialetti " Salve Márcia. Permita-me ressalvar essas 2 indicações. Eu diria prensa de qualquer boa marca e moka fabricada na Itália. Cafeteiras de êmbolo como as prensas francesas de fabricação chinfrim possuem telas frágeis e todo o conjunto é mal montado. Há boas marcas de cafeteiras fabricadas na Itália além da Bialetti, como a Primula, Italexpress, ILSA entre outras. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
wallei Postado 27 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 27 Setembro 2014 Obrigado pela reposta, Márcia e Alexandre!!Estou pensando sobre essa color, parece que o kit está bem em conta, mas o vendedor disse que a máquina tem 2 anos. Não vai me dar dor de cabeça?? Se bem que, ao que parece, está bem conservada.Vi no mercadolivre um Encore por R$550,00, com o frete vai subir pra aproximadamente 650,00, e o bom é que é 110v, que é o que eu preciso ^^. O vendedor tem boa reputação, será que vale a pena??http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-588323055-moedor-de-cafe-eletrico-baratza-encore-110-volts-_JM Além disso, esqueci de citar: estou trabalhando numa cafeteria, então acabo tomando bastante espresso lá mesmo, por isso gostaria me focar mais nos coados, já que eles não oferecem outras opções de extração =P Muito obrigado pelas dicas, gente, isso vai me ajudar bastante mesmo!! =) EDIT.: Agora que vi o problema dessa Encore ali, vendedor "manda" direto dos EUA, se taxar, "foi, deu" pra mim =X Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 27 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 27 Setembro 2014 Pois é. Baratza compre com o Alexandre, Café Expresso Brasil. Novos e com garantia. Ou procure por algum usado. A Gaggia se tiver sido bem cuidada 2 anos é pouco. A minha já tem uns 4. Aquele kit me parece bem razoável e te permite já ter uma máquina razoável e moinho manual, deixando mais $ para o moinho elétrico e afins. Alexandre tem razão, é que eu tenho uma prensa sem marca que me é suficiente e a Bialetti comentei por ser a mais comum no Brasil. Além disso tem a Aeropress que entrega um café interessante. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
wallei Postado 28 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Só pra tirar a dúvida: tem como parcelar na Café Expresso?? Se tiver como, já me ajuda bastante... pagar milereais em uma batelada só é complicado.Eu acho que vou comprar só o moedor de primeira e um V60, pra mês que vem comprar a prensa e a máquina de espresso, acho que fica mais fácil pro meu bolso. Vale a pena mesmo, então??Ou tem algum moedor mais em conta, que seja elétrico, que faça o serviço de forma semelhante ao Encore?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 Wallei o Alexandre parcela via paypal em ate 12X liga para ele , e verifica se ele tem outras opções. Eu entendi que vc quer gastar ate 1500 , minha sugestão , compre o Encore parcelado e compre uma Delongui ec200 , Poemia ou Chef , por algo em torno de 400 também parcelado , com um Encore e qualquer uma dessas maquinas vc estará muito bem servido em termos de espresso. Se vc esta começando agora , comece com um set novo com garantia , comprar material usado sem ter nenhuma experiência previa , tem que ter muita sorte , pois caso contrário será muita dor de cabeça. Abs C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 28 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 28 Setembro 2014 CaE, eles trabalha numa cafeteria e toma espressos por lá, não acho q uma Poemia ou afins com filtro pressurizado vá suprir as necessidades. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 29 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 29 Setembro 2014 Concordo , mas 1500 , é o que dá , não existe mais maquina nessa faixa , maquinas usadas além de sorte , o pessoal quer a vista. Com esse set ele vai fazer bons cafés , na delongui vc leva 15 seg para despressurizar o filtro. Quanto a trabalhar na cafeteria , se fosse aqui no Rio eu diria que dá para contar nos dedos as cafeterias que fazem um espresso melhor que um feito nesse set com café bom e fresco . Eu tenho sempre em casa esse café de supermercado vendido a quilo para usar nos moedores se precisar fazer algum ajuste ou regulagem. Existe muito preconceito contra o filtro pressurizado , vou dar um exemplo , eu ligo a minha Twin uma vez por mes , dessa vez eu fiz um espresso com o filtro pressurizado nela , com o Blend do Alexandre com 10 dias de torrado , em seguida fiz um espresso na ECM com o café de supermercado , advinha qual ficou infinitamente melhor Marcia. Abs C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 29 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 29 Setembro 2014 ECM com café de supermercado, lógico.. Na ECM, se colocar farinha de trigo ao invés de pó de café, ainda assim da um cafezinho excelente! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
wallei Postado 29 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 29 Setembro 2014 Obrigado pelos toques, galeraCarlos Eduardo, na real eu tô passando a ficar mais na parte da máquina de espresso mesmo no café, desempenhando função de barista, então tô começando a pegar um pouquinho de experiência. E sobre a máquina, eu tô pensando em deixar ela pro terceeeeiro mês de salário, sabe.. assim posso pegar uma máquina melhor, e focar mais em moedor/utensílios para tomar um bom coado em casa, enquanto eu bebo uns espressos no trabalho ^^Um encore então seria a melhor pedida, tanto pra um coado/prensa quanto para espresso??Dessa forma, eu consigo manter um moedor bom e ir comprando o resto com o tempo. Além do mais, eu talvez consiga ver com a dona da cafeteria pra pegar o café com ela, pagando o quanto ela paga para o fornecedor, ou o preço que ela faria por mim. O café é muito bom, posso dizer que o espresso ali da cafeteria é o segundo melhor que eu já tomei até hoje, ficando muito perto do melhor =P Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 29 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 29 Setembro 2014 Nesse caso vc vai precisar de uma Rancilio Silvia , e bem mais cara , mas será para vida toda. Quanto ao Encore leia essa mensagem que o LUW que esta sumido aqui do forum postou a pouco tempo atras : http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/277-baratza-encore/?p=60617 Abs C. Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 29 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 29 Setembro 2014 Talvez eu faria ainda diferente. .. Se o foco não será o espresso agora, mas num futuro, eu sugeriria ir de Baratza Virtuoso ou Preciso. É um tanto mais caro, mas muito bom e versátil. E provavelmente ficará com ele por anos, moendo bem para todos os métodos. E a máquina aí fica para outra ocasião. CaE, concordo parcialmente, mas não dá pra comparar o espresso numa mondial com filtro pressurizado com um Shot tirado na Gaggia ou ECM ou ainda numa profissional no trabalho. Pelo menos pra mim não rola. Para começar ok, mas quem já está experimentando café de "qualidade", fica difícil. Como ele mesmo disse, o foco agora são outros métodos, então eu deixaria a máquina para depois e compraria logo uma melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
wallei Postado 29 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 29 Setembro 2014 É, estou inclinado a pegar uma Encore ou uma Virtuoso: com um set para coado, tudo parceladinho em 2 ou 3x, da pra pagar sem pesar muito no bolsoSe o Virtuoso aguenta legal e faz uma moagem que vai bem em espresso e coados, acho que seria a melhor pedida pra mim, no momentoDaqui uns 3 ou 4 meses da pra ir atrás de uma máquina de espresso um pouquinho melhor, e durabilidade (que é o meu maior foco, no momento)Novamente, obrigado pelas dicas =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 29 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 29 Setembro 2014 Isso. Fala com o Alexandre (Café expresso Brasil). Ele vence os Baratza e pode te ajudar a escolher entre o Virtuoso e o Preciso. =) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
wallei Postado 30 Setembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 30 Setembro 2014 Muito obrigado pelos toques, pessoal, já fiz minha cabeça aqui, guiado por vocês =)E vamos melhorando agora, pra ver onde eu vou parar ^^ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas