Ir para conteúdo

[Bom negócio] Moinho Rancilio 920,00


Durval Pontes Junior

Postagens recomendadas

O dosador dá retenção porque normalmente as pás não são "justas" no reseratório, há um vão livre entre as pás e o reservatório, tanto embaixo quanto, principalmente, na lateral e, assim, elas não conseguem "varrer" todo o pó.

 

É possível acabar com esse problema se você fizer algum tipo de mod que force a raspagem dos grãos em todo o reservatório. No meu Rocky eu cortei tiras de transparência (aquela de usar em retroprojetor) da altura das pás e colei com dupla-face em todas as pás, deixando elas um pouco mais pra baixo e mais pra fora. Dessa forma, elas atuam como prolongadores e raspam totalmente o pó (como se fossem pequenos rodos), sem deixar retenção alguma no dosador.

 

Como faz tempo que fiz isso (logo que comprei o Rocky), uma delas já se soltou e algumas outras estão meio tortas, então está na hora de refazer. Ainda estou na dúvida se uso transparências mesmo (elas são meio barulhentas ao raspar no fundo de metal do dosador), se uso feltro, ou algum tipo de silicone. Quanto eu trocar eu tiro umas fotos e posto aqui no CDC pra vocês verem.

 

No Rocky, eu acho que o com dosador tem uma vantagem para o doserless em relação à retenção pra quem mói por dose, que é deixar o duto de saída do pó totalmente acessível, o que facilita muito a "varrer" o resto de pó que fica estacionado ali. Na versão doserless, aquele scoop que cobre o duto dificulta bastante esse procedimento.

 

Nesse video, que o Alexandre postou há algum tempo aqui no CDC, dá pra ver bem o problema da retenção que fica no dosador (nesse Rocky não tem nenhum tipo de prolongador nas pás pra melhorar a eficiência da raspagem) e também mostra + ou - a rotina que eu uso pra moer por dose. A diferença é que eu retirei aquela placa metálica que fica sobre a saída do dosador (que não tem utilidade alguma pra quem mói por dose e só atrapalha na retenção) e fiz os prolongadores nas pás, então eu não preciso passar o pincel grande no fundo e lateral do dosador, passo apenas por cima das pás pra tirar o pouco de pó que cai ali:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra entenderem melhor sobre o mod nas pás (não sei se ficou claro), é exatamente isso que o Bernardo fez no Macap dele.

 

 

Ele fez com feltro e eu usei um pedaço de transparência (acho que vou usar feltro agora pra ver se fica melhor) e ele teve que fazer também na parte que varre em cima da chapa metálica que limida a dose, no meu caso eu tirei essa chapa fora justamente pra não precisar fazer isso, já que ela é inútil quando se mói por dose.

 

Tudo isso está nesse tópico:

 

Retenção de pó em moedores

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...