Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Olá, após alguns dias na expectativa, chegou a minha máquina em aço escovado, um equipamento não tão caro e não tão profissional mas de acordo com as minhas necessidades... Comprei ela por que em uma cafeteria pequena ao estilo paris que tem perto do meu trabalho, são utilizadas duas delas, trata-se da cuisinart EM-100.

 

Li o manual todo antes de montá-la e assisti a um DVD que veio junto, minha decepção e susto veio na hora de preparar o café...

 

Já preparei café em diversas outras máqunias, cheguei a fazer um curso de barista, então acredito que falta de experiência não seja.

 

Quando coloquei o porta filtro com todos os filtros para enxaguar a máquina a primeira vez, foi de boa, porém na hora de fazer a infusão, o café não saia, deixei um tepinho até maior com um medo absurdo e nada, só uns pingos... o café tem moagem média, eu pedi para moer no starbuck por que estava usando na prensa francesa. Quando desligo a chave a máquina solta uma pressão danada por baixo, parece o freio de um caminhão, ao tirar o porta filtros vejo que está cheia de água nele e jorra água para fora, pensei, tem alguma coisa obstruida na peneira/filtro. Foi então que virei eles e notei que os filtros vieram como nas imagens anexadas. 

 

Gostaria de saber se é normal algum filtro vir assim (nunca me atentei a essa parte) ou se o meu realmente veio com os "buraquinhos" fechados e vou ter que abrí-los?

 

Obrigado

 

 

 

post-4370-0-55790900-1413334405_thumb.jpg

post-4370-0-09495400-1413334414_thumb.jpg

post-4370-0-56492700-1413334422_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Leandro, seja bem vindo.

Acredito que boa parte dos iniciantes passam por essa experiencia assustadora que teve.

Não tem nada de errado com seu equipamento. Os furos do filtro estão normais, haja vista que é um filtro pressurizado, mais utilizado por quem não possui moedor próprio. Geralmente quem tem moedor usa filtro simples, estes sim parecem uma peneira, o qual você dosa a velocidade da extração na moagem do grão.

Quanto ao ocorrido é sem dúvida é em decorrência da moagem, seu filtro aceita apenas moagens mais grossas, sendo as mais finas acabam chocando a maquina e não se consegue uma extração.

Compre um pó com moagem mais grossa ou então tente diminuir a quantidade de pó que colocou no filtro, lembrando de não compactar muito este pó.

Abraços e boa sorte!

Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, bem-vindo ao Clube.

 

Seu filtro tem pressurizador. É completamente diferente do que você aprendeu no curso de barista.

 

Procure um tópico nosso sobre filtros pressurizados x filtros comerciais, a leitura dele vai te ajudar a entender seu equipamento. Tem inclusive fotos das diferenças.

 

Boa leitura!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, tudo normal.

 

Este filtro é pressurizado, é assim mesmo, só tem um furinho, o objetivo e facilitar a extração para aqueles que não fazem todo o processo como deveria, com um bom moedor, um café fresco, ....

A pressão se deu, primeiro pois a máquina chocou, ou seja não saiu o café e porque sua máquina não tem válvula de 3 vias, logo após uma extração normal se deve esperar um pouco para diminuir a pressão ao retirar.

 

Agora por que chocou ?

 

Ou você colocou muito pó, ou não moeram para french.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Leandro, seja bem vindo.

Acredito que boa parte dos iniciantes passam por essa experiencia assustadora que teve.

Não tem nada de errado com seu equipamento. Os furos do filtro estão normais, haja vista que é um filtro pressurizado, mais utilizado por quem não possui moedor próprio. Geralmente quem tem moedor usa filtro simples, estes sim parecem uma peneira, o qual você dosa a velocidade da extração na moagem do grão.

Quanto ao ocorrido é sem dúvida é em decorrência da moagem, seu filtro aceita apenas moagens mais grossas, sendo as mais finas acabam chocando a maquina e não se consegue uma extração.

Compre um pó com moagem mais grossa ou então tente diminuir a quantidade de pó que colocou no filtro, lembrando de não compactar muito este pó.

Abraços e boa sorte!

Eduardo

 

 

 

Leandro, tudo normal.

 

Este filtro é pressurizado, é assim mesmo, só tem um furinho, o objetivo e facilitar a extração para aqueles que não fazem todo o processo como deveria, com um bom moedor, um café fresco, ....

A pressão se deu, primeiro pois a máquina chocou, ou seja não saiu o café e porque sua máquina não tem válvula de 3 vias, logo após uma extração normal se deve esperar um pouco para diminuir a pressão ao retirar.

 

Agora por que chocou ?

 

Ou você colocou muito pó, ou não moeram para french.

 

Pessoal, muitíssimo obrigado pelas boas vindas e pelas respostas, eu não tinha dúvida alguma que elas viriam rápido e com qualidade.

 

Bom, eu postei a pergunta e assim que terminei de submetê-la, inconformado voltei para a máquina para analisar mais de perto :-).

O café moído que eu estava usando na prensa francesa estava de fato mais fino, eu pedi uma moagem média, parece que ou erraram na mão, ou ele encolheu de frio na geladeira :-).

 

Eu não cheguei a compactar muito o café por que vi isso inclusive no DVD da própria máquina, eles falam para só dar uma ajustada no café e não colocar os 20kg de pressão que eu havia estudado rsrs.

 

Enfim, eu tinha um saco de café em grão que comprei na sexta e estava fechado, também tenho um moedor da cuisinart, decidi então abrir o café e moer o suficiente para fazer mais um teste, não é que funcionou!!!

 

Está longíssimo do espresso perfeito mas agora é questão de começar a treinar...

 

Novamente, obrigado a vocês todos Eduardo, Ana Maria e Gilberto.

 

Espero em breve trazer fotos dos meus espressos no ponto certo ;-).

 

Grande abraço

post-4370-0-61969800-1413337819_thumb.jpg

post-4370-0-22971000-1413337831_thumb.jpg

post-4370-0-26086300-1413337841_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, se chegar a comprar um bom moedor dá até pra pensar em substituir por filtros normais... minha máquina também só veio com filtros pressurizados e acabei trocando.

 

Uma pergunta: isso aí na xícara é um cappuccino, né? Se for só espresso, não tá só "longíssimo do espresso perfeito", tá longuíssimo também  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...