Rodrigoks Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 A foto abaixo foi tirada com a água transferida de uma chaleira para a outra logo após a fervura. Como aqui em POA estamos quase a nível do mar, a água deve entrar em ebulição bem próximo de 100C, desconsiderados os minerais e outras substâncias dissolvidas. Logo, é razoável pensar que algo ao redor de 95-96C seria uma leitura esperada de um termômetro na situação descrita, de acordo com a literatura. Adicione erro de 2% e a faixa de leitura esperada seria algo ao redor 93-98C. Pois bem, o termômetro de baixo da foto é o que me acompanha há mais de ano, e o de cima é o sobressalente, que chegou essa semana. 5C de diferença na leitura... Agora é repetir a experiência mais vezes pra ver se o offset se mantém na faixa de 80-95C, que é a que me interessa para a maior parte dos propósitos com café. E um dia (não é prioridade no momento) comprar um conjunto de leitura de temperatura mais preciso. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Parece instituto de pesquisa, Rô. Ou na versão web: hoje é quarta-feira, mas com a margem de erro pode ser terça ou quinta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Que beleza heim.. Informação super confiável... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Que porcaria hein, é uma diferença muito grande... pior que tenho um igual mas não imaginava que era tão impreciso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Será que os analógicos são assim também? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Meu de espeto que comprei na loja do Alexandre dem um offset menor do que 2 graus com os nossos termômetros de laboratório de alta precisão. Achei OK. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Outubro 2014 Autor Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Por que eu postei isso? Porque penso que o offset em si não é tão importante desde que ele seja consistente e repetível no intervalo de utilização. O primeiro, meu termômetro mais antigo, tem um comportamento bastante consistente e compatível com um termopar melhor que eu tinha antes e que estragou. Tá, mas se tenho só um termômetro, como saber se a leitura está certa? Bom, uma dica é saber a temperatura de ebulição da água na sua região, que é uma temperatura bastante próxima da temperatura adequada da água para a maioria dos métodos de extração. Na postagem inicial tem as dicas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Quando calibro os sensores aqui, uso água fervendo, água com gelo e também confiro a marcação da temperatura do corpo (debaixo do braço). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Ainda bem que confere a temperatura debaixo do braço hein Sérgio. ´pois esses termômetros espetos já viu né rsssss 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Ô loco.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Esses termômetros espeto baratos não têm função de calibração? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Eu tenho um desses de espeto. Pouco confiável desde sempre. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Esses termômetros espeto baratos não têm função de calibração? Ia perguntar a mesma coisa, tenho um analógico que tem que calibrar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 22 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Como o do Gil eu tenho um analógico RW que aceita calibração para 100º e 0 º , no seu caso em que ele vai trabalhar próximo de 100 ele seria muito preciso . Agora se vc prefere digital o ideal e comprar um termometro que aceita a troca do termopar , esses termopares são muuuuito baratos e chineses , a probabilidade de um estar bombado não é pequena. Esse seu tipo espeto tem o mesmo termopar só que o fio corre por dentro do tubo de inox , se estiver ruim não tem o que fazer. Eu tenho um de 2 canais (desnecessario no seu caso) de vez em quando eu mergulho um deles na agua fervendo atualmente a diferença é de 1C , mas como eu falei é sorte , se um dia a diferença aumentar , basta comprar outro no ML , são baratos e frageis , mas resolvem o problema. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592929474-termopar-tipo-k-hikari-hk-p01-_JM Outra coisa se vc olhar a especificações do seu termometro , ele de 0 a 80 Cº a precisão (accuracy) é +/- 1Cº fora dessa faixa que é o seu caso , ela aumenta para +/- 5 Cº. http://tianxue9698.diytrade.com/sdp/156137/4/pd-493082/3253522-246826/TP3001_Digital_Thermometer.html Lamento informar que o seu termometro de acordo com o manual esta OK . No seu caso um termometro de barista com haste de 7 pol. e regulagem , seria a solução mais barata e pratica. Abs C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Outubro 2014 Autor Denunciar Share Postado 22 Outubro 2014 Interessante, só que esse não é o objetivo da postagem. Estou careca de saber os specs dos termômetros e sei de suas limitações. Vou tentar me redimir e explicar melhor. Sei que esse modelo de termômetro é bastante comum entre os foristas, e o objetivo é alertá-los pra não se fiar cegamente nas leituras desse tipo de equipamento. Aliás, melhor não acreditar cegamente em nenhum. Com o melhor equipamento a mãe natureza já nos equipou, que é o cérebro. O conselho é submeter qualquer informação externa ao crivo da razão. Sei também que há equipamentos mais precisos e melhores (como também mais caros), só que são totalmente desnecessários pra medir a temperatura da água próximo da temperatura da ebulição (assumindo que o uso do termômetro será para filtrados em geral). O meu termômetro mais antigo (o de baixo da foto) apresenta leituras bastante aproximadas do que seria esperado para as situações às quais o exponho. Além do mais, submetido às mesmas rotinas, ele apresenta comportamento bastante previsível, com repetição de comportamento, pelo que consigo trabalhar a temperatura da água para fazer meus filtrados, prensados e aeroprensados com bastante sucesso. Dei sorte com este chinês. Veja que o segundo tem um offset de 5C em relação ao primeiro. Contudo, a partir da premissa que a temperatura absoluta não é importante e sim a relativa, se este segundo termômetro se comportar com repetibilidade assim como o mais antigo faz, poderá ser usado com sucesso para o preparo de cafés em diferentes métodos. E como já tenho idéia do offset, mais fácil ainda. Só tenho que cuidar pra não misturar os termômetros. E isto não é nada mau para termômetros que custaram praticamente nada. Obviamente que se precisasse de leitura acurada, partiria para equipamentos mais confiáveis. Para o meu uso, não é necessário, ao menos por enquanto. Provavelmente ainda comprarei um equipamento de medição de temperatura melhor, de bom fabricante, com calibração e tudo o mais, mas está bem no fim da lista de prioridades. Resumo da ópera: 1) saiba a temperatura que a água entra em ebulição na sua cidade; 2) teste o termômetro vagabundo nessa condição; se a leitura estiver próxima do esperado, ok; 3) caso não confira, anote o offset e passe a levá-lo em consideração; 4) se as leituras forem muito discrepantes nas utilizações subsequentes, jogue fora. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Caiçara Postado 9 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2015 Muito bom, Rodrigo. Eu já estava disposto a comprar um termômetro mais confiável, contudo seu resumo da ópera me convenceu a pegar o xing ling de 20,00 do ML. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Agosto 2015 Autor Denunciar Share Postado 9 Agosto 2015 Se tiver alguém pra te trazer o Thermopop dos states, vale a pena. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas