Ir para conteúdo

Erro dos termômetros


Rodrigoks

Postagens recomendadas

A foto abaixo foi tirada com a água transferida de uma chaleira para a outra logo após a fervura. Como aqui em POA estamos quase a nível do mar, a água deve entrar em ebulição bem próximo de 100C, desconsiderados os minerais e outras substâncias dissolvidas. Logo, é razoável pensar que algo ao redor de 95-96C seria uma leitura esperada de um termômetro na situação descrita, de acordo com a literatura. Adicione erro de 2% e a faixa de leitura esperada seria algo ao redor 93-98C. Pois bem, o termômetro de baixo da foto é o que me acompanha há mais de ano, e o de cima é o sobressalente, que chegou essa semana. 5C de diferença na leitura...

 

Agora é repetir a experiência mais vezes pra ver se o offset se mantém na faixa de 80-95C, que é a que me interessa para a maior parte dos propósitos com café. E um dia (não é prioridade no momento) comprar um conjunto de leitura de temperatura mais preciso.

 

15594643691_6a7fb0aaff_c_d.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu de espeto que comprei na loja do Alexandre dem um offset menor do que 2 graus com os nossos termômetros de laboratório de alta precisão. Achei OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que eu postei isso? Porque penso que o offset em si não é tão importante desde que ele seja consistente e repetível no intervalo de utilização. O primeiro, meu termômetro mais antigo, tem um comportamento bastante consistente e compatível com um termopar melhor que eu tinha antes e que estragou.

 

Tá, mas se tenho só um termômetro, como saber se a leitura está certa? Bom, uma dica é saber a temperatura de ebulição da água na sua região, que é uma temperatura bastante próxima da temperatura adequada da água para a maioria dos métodos de extração. Na postagem inicial tem as dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o do Gil eu tenho um analógico RW que aceita calibração para 100º e 0 º , no seu caso em que ele vai trabalhar próximo de 100 ele seria muito preciso .

 

Agora se vc prefere digital o ideal e comprar um termometro que aceita a troca do termopar , esses termopares são muuuuito baratos e chineses , a probabilidade de um estar bombado não é pequena. 

Esse seu tipo espeto tem o mesmo termopar só que o fio corre por dentro do tubo de inox , se estiver ruim não tem o que fazer.

 

Eu tenho um de 2 canais (desnecessario no seu caso) de vez em quando eu mergulho um deles na agua fervendo atualmente a diferença é de  1C , mas como eu falei é sorte , se um dia a diferença aumentar , basta comprar outro no ML , são baratos e frageis , mas resolvem o problema.

 

14630342002_06ac0b5be6_n.jpg

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592929474-termopar-tipo-k-hikari-hk-p01-_JM

 

Outra coisa se vc olhar a especificações do seu termometro , ele de 0 a 80 Cº a precisão (accuracy) é +/- 1Cº fora dessa faixa que é o seu caso , ela aumenta para +/- 5 Cº.

 

http://tianxue9698.diytrade.com/sdp/156137/4/pd-493082/3253522-246826/TP3001_Digital_Thermometer.html

 

Lamento informar que o seu termometro de acordo com o manual esta OK  :) .

 

No seu caso um termometro de barista com haste de 7 pol. e regulagem , seria a solução mais barata e pratica.

 

Abs

 

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, só que esse não é o objetivo da postagem. Estou careca de saber os specs dos termômetros e sei de suas limitações. Vou tentar me redimir e explicar melhor.

 

Sei que esse modelo de termômetro é bastante comum entre os foristas, e o objetivo é alertá-los pra não se fiar cegamente nas leituras desse tipo de equipamento. Aliás, melhor não acreditar cegamente em nenhum. Com o melhor equipamento a mãe natureza já nos equipou, que é o cérebro. O conselho é submeter qualquer informação externa ao crivo da razão.

 

Sei também que há equipamentos mais precisos e melhores (como também mais caros), só que são totalmente desnecessários pra medir a temperatura da água próximo da temperatura da ebulição (assumindo que o uso do termômetro será para filtrados em geral).

 

O meu termômetro mais antigo (o de baixo da foto) apresenta leituras bastante aproximadas do que seria esperado para as situações às quais o exponho. Além do mais, submetido às mesmas rotinas, ele apresenta comportamento bastante previsível, com repetição de comportamento, pelo que consigo trabalhar a temperatura da água para fazer meus filtrados, prensados e aeroprensados com bastante sucesso. Dei sorte com este chinês.

 

Veja que o segundo tem um offset de 5C em relação ao primeiro. Contudo, a partir da premissa que a temperatura absoluta não é importante e sim a relativa, se este segundo termômetro se comportar com repetibilidade assim como o mais antigo faz, poderá ser usado com sucesso para o preparo de cafés em diferentes métodos. E como já tenho idéia do offset, mais fácil ainda. Só tenho que cuidar pra não misturar os termômetros.

 

E isto não é nada mau para termômetros que custaram praticamente nada. 

 

Obviamente que se precisasse de leitura acurada, partiria para equipamentos mais confiáveis. Para o meu uso, não é necessário, ao menos por enquanto. Provavelmente ainda comprarei um equipamento de medição de temperatura melhor, de bom fabricante, com calibração e tudo o mais, mas está bem no fim da lista de prioridades.

 

Resumo da ópera:

1) saiba a temperatura que a água entra em ebulição na sua cidade;

2) teste o termômetro vagabundo nessa condição; se a leitura estiver próxima do esperado, ok;

3) caso não confira, anote o offset e passe a levá-lo em consideração; 

4) se as leituras forem muito discrepantes nas utilizações subsequentes, jogue fora.  :P

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...