Ir para conteúdo

Amigo secreto de cafés pelo mundo!!


Postagens recomendadas

Ricardo, eu nunca experimentai cafés do Feito a Grão, Grenat, Octavio, Sitio Santa Rita aqui do clube e tantos outros. O Brasil é imenso, acho que a possibilidade de receber café que nunca experimentou é grande.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ideias.

 

Por outro lado, Ricardo, entre receber um moído obscuro com pelo menos dois meses de torra (e moagem) e algum grão já conhecido, mas com uma torra interessante e mais fresca, eu particularmente prefiro a segunda opção.

 

Alô, Rus, anotando as sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rbcassani : Entendo, mas confesso que eu não participaria de um evento assim, in brazil, pensando em receber um pacote de grão nacional com torra industrial. Esse, provavelmente, consigo encomendar pela internet.
Acho que seria um concurso interessante se tomasse a requisito de ser torra própria, independente do grão, dai temos um diferencial.
 
@Ana, esse risco é igual, lá ou aqui, principalmente quando o fato viola uma regra do concurso.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poisé, o lance entre o CDC seria mais pela amizade mesmo, a novidade seria ser cobaia de torra um do outro, mas nenhuma novidade entre os grãos...

 

Discordo Ricardo , novidade é o que não falta , o problema é que nós não temos acesso , a pouco tempo eu fui dar uma olhada nos estados produtores de café no Brasil , para minha surpresa eu descobri que são 15 , distribuidos em 1900 municipios .

 

Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo

 

Se vc pensar no tamanho desse continente , as diferenças de de clima , solo , altitude e latitude , as variedades são quase infinitas , sem falar no processamento e no mais importante a torra.

Eu apesar da  minha ignorancia no assunto , acho que pode existir no Brasil uma variedade que nós nem imaginamos  , alguém já provou café do Acre , Para ou Rondonia ?

Eu  moro no Rio e nunca provei um café produzido aqui .

 

Essa variedade quase infinita não esta disponivel , são pequenos produtores que produzem para consumo local , de vez em quando aparece alguem como a Raposeiras que descobre uma pequena propriedade nos cafundós do Brasil e sai proclamando como o melhor café do mundo , já imaginou "quantos melhores café do mundo" estão escondidos nesses ermos ?

 

O problema é a nossa incapacidade de explorar as nossas capacidades .

 

Falei demais e fugi do assunto  :) , o que eu quero dizer é que só serão os mesmos porque nós não temos acesso a nossa propria riqueza.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, acho que o risco é outro: café moído contraria regra do evento, mas vindo de fora você pode receber um café com torra de um, dois, três meses ou vai saber. Portanto além de dar o azar de receber pó moído, vai receber com torra faraônica.

 

E eu também acho que com a imensidão de café que se produz aqui a diversidade de opções tem a mesma proporção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, você também consegue encomendar cafés estrangeiros (square miles, has bean e etc) com a mesma demora desse amigo secreto (1, 2 meses) e tão industrial quanto aqui. Vejo uma idealização da tua parte com o café estrangeiro, mas opinião é opinião. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ôôô! To quieta aqui!  :lol:  :lol:

 

Se bem que se eu tirar o CaE ou o Burny posso mandar café Pilão, o café forte do Brasil! Pelo menos não foi torrado no tostex  :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho ótima a idéia de fazer um amigo secreto aqui no clube.

 

@Carlo Eduardo: sobre a nossa diversidade: os estados mais ao norte, costumam não plantar arábica, predominando o robusta e, pelo que me consta, quanto mais ao norte, conilon.

 

Mas isso não quer dizer que sejam ruins ou imbebíveis. Outro dia, tomei um espresso, feito com robusta de torra recente, média escura, que estava melhor que muito espresso feito com arábica. Foi em uma cafeteria em Juiz de Fora, a Flux.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal desculpa mais seu relato foi cruel bróder kkkkkk. Cara....que sacana esse gringo.

 

 

Eu apoio uma versão CdC desse amigo oculto. Poderia ser com a própria torra ou comprado já torrado. Eu particularmente acho que a própria torra vale a pena para sermos avaliados pelos colegas.

 

ABS e toca a xcr....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo. Na maioria dos amigos secretos, ganho presentes que eu mesmo poderia comprar. A graça está na surpresa.

 

Carlos. Concordo contigo. Pra ilustrar que podemos ter muita surpresa, eu mesmo já tomei café do Pará bom aqui em Campinas. E pasmem, foi em um restaurante. Já pode ser a dica de café pra dar neste amigo secreto do CdC. Claro que antes eu testaria o grão aqui em casa.

 

Sem contar que muitos torram café de fora. Adoraria receber uma torra de um café gringo feito por alguém daqui :-)

 

Cal. Putz. Muita sacanagem. Fico chateado por você. Acho que eu preferiria receber café do Vietnam torrado com açúcar. Pelo menos é algo diferente, e não apenas medíocre.

 

Eu ainda estou na espera. Enviei o meu pelo frete mais caro pra chegar o mais rápido possível... Chegou em 1 semana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hugo, eu acho que agora falta você e o Burny né? Sacanagem acontecer como o Cal. Esperar e vem um café totalmente fora das regras. Coloquem mesmo no face. Relato com nomes. Quando o cara topa participar deve cumprir as regras. Como diria o Arnaldo: a regra é clara!!!

 

Abs e toca a xcr... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz Leandro!!!! e Putz pra toda galera nessa situação!!! 

Além de nosso sistema de correios e alfândega ainda parece alguns "caras" jogando fora das regras.

 

Vamos ver as cenas dos próximos capítulos

Abs e toca a xcr...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não fui claro.

Concordo que temos novidades nacionais, e nem mesmo Ensei ou Raposeiras já tomaram tudo que é produzido aqui...

 

Mas:

- Fazer um amigo secreto para trocar produtos nacionais industrializados, posso até participar, mas não me enche os olhos, porque:

   - A menos que seja garantido que ninguém pegue ninguém da mesma região, tem que ralar um pouco pra fazer uma surpresa.

   - Ficar naquela de produto local, coitado de quem eu pegar...

   - Não estou endeusando grão importado, mas não ha como negar que é mais fácil receber novidade vindo de fora. Não quer dizer que seja uma boa novidade...

 

- Café Moído - Sacanagem do usuário, não é privilégio estrangeiro;

- Café Velho - Sacanagem do usuário ou apenas outro privilégio nacional, já que é sabido que o problema esta nos Correios, então ficaremos reféns da mesma lentidão.

 

Mas agora já pensei em outro produto interessante: Canecas.

Novidades no formato, desenho, cor... E as vezes pode até identificar mais o amigo do que se fosse com um café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O alemão que recebeu o café que eu mandei me escreveu hoje, com fotos e comentários. Muito simpático.

Falou que já tinha tomado um café do sítio Santa Rita, vindo de uma torrefação da Noruega (Stockfleths). Como Santa Rita é um nome um tanto comum (diferente de Pico da Torre, por exemplo), fiquei na dúvida se era o mesmo café (Valmor?).

Olha aí as palavras dele quanto ao café:

 

It's sweet and juicy with an oily mouthfeel and notes of dried fruits. Long pleasant aftertaste. Not my personal favourite, but I tried different ratios and brewing ratios - V60, AeroPress, Chemex. I enjoyed your coffee at home and at the office, shared it with my wife, friends and colleagues and told everyone about you roasting this on a popcorn machine and sending it all the way from Rio.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...