Gui Marins Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Fala galera. A maioria curte café espresso e tudo que há por trás da produção deste líquido mágico (máquinas, moedores, a busca pela crema perfeita, etc...). Mas se a gente recebe, por exemplo, umas 8 pessoas em casa, como servir espresso para todos em um equipamento que geralmente serve 2 xícaras por vez? Como vocês procedem? Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rbcassani Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Como a maioria das pessoas que conheço gosta de café mais fraco, eu mostro a bela caixa com diversas cápsulas coloridas e chamativas de Nespresso. Bem mais rápido e menos trabalhoso que fazer diversos espressos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gui Marins Postado 7 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Não é nem a questão do trabalho, mas da própria logística. Quando está terminando de extrair as últimas xícaras, as primeiras ja estao frias. Acho q todo este processo do espresso acaba sendo para poucos. Obs.: acabei comprando uma nespresso justamente pensando nisso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Servir 8 espressos de uma vez em uma bandeja como nos coados é impossível , quando tem 8 pessoas em casa eu pergunto primeiro , "quem vai querer espresso ? " a maioria não gosta , para quem não gosta , antes saía um coado moído na hora , atualmente sai um nespresso sabor borracha queimada. Para os poucos que querem espresso , esses gostam e entendem o processo , sabem que vai ser um por vez . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Isso ai, uma FP grande na mesa antes. Para quem não gosta de espresso ou não sabe (normalmente a mesma coisa) faço cappu ou Americano. Espresso só para os poucos que realmente gostam. Duas bebidas por vez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Eu já soltei 10 seguidos, é servir de 2 em 2 mesmo, não seria muito diferente se estivessem todos em uma cafeteria. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniciusfm Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Gilberto, nestes casos você usa filtro duplo e preenche duas xícaras com uns 30ml? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Eu uso filtro duplo sempre, costumo colocar 17 grs de pó e faço uma extração com 20/30 grs em cada xícara. A cafeteria aqui perto de casa, que usa grão da Coffee Lab, só extrai duplo em 2 xícaras, se só tiver um cliente joga o outro café fora. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vitorats Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Qual a razão desse procedimento de tirar no filtro duplo e eliminar o que sobrou, quando tem só um cliente? Pela quantidade de pó e tempo de extração o expresso tirado no filtro duplo fica com concentração diferente de substâncias quando comparado com o tirado no simples? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniciusfm Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Vitor, sou principiante, mas a impressão que eu tenho é que a cafeteria deve ter um moedor, já regulado para extrair 40 a 60 gramas em 25 a 30 segundos, e não tem como o barista ficar trocando a regulagem toda a hora. Daí porque extrair só duplo. Isso claro, só um palpite. Agora, o marketing poderia ser compre um espresso, leve dois, hehehe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gui Marins Postado 7 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Vocês fazem cappuccino com FP e/ou coado? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Cappu é espresso com leite vaporizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Eu tinha escrito um pequeno relato no celular, mas a interlentium se recusou a enviar. Paciência. Mas é como os colegas descreveram acima. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gui Marins Postado 7 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Entao Burny, perguntei do cappuccino pq a lógica d servir as visitas é a mesma então. Se for servir 8 cappuccinos vai dar o mesmo problema d servir 8 espressos. Inclusive estava pesquisando sobre cappuccino e encontrei isso: http://www.espressoitaliano.org/en/ O cappuccino tradicional certificado italiano é 25ml d espresso e 100ml d leite vaporizado. Pelas outras buscas q dei pela internet, em todos os lugares fala 1/3 d espresso, 1/3 d leite e 1/3 d espuma d leite. Ou seja, seria 25ml d espresso e 50ml d leite. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Na verdade seriam 25 de leite e os outros 25 na forma de uma "espuma" (leite vaporizado). Se você só colocar 50 de leite, sem vaporizar parte dele, não seria o cappu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Sim, Gui, complica as coisas mais ainda porque demora mais. Mas muitas pessoas adoram cappuccino ou macchiato mas acham espresso forte demais. Assim é uma opção interessante para visitas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Vitor, se exrai 2 xícaras e joga uma fora pois extrair um simples em um filtro simples não é facil e muitas vezes necessitária de uma regulagem diferente no moinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gui Marins Postado 7 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Anita, o q quero dizer é q o cappuccino certificado italiano é diferente deste cuja proporçao é 1/3, 1/3, 1/3. No italiano seria 1/5 d espresso, 2/5 d leite e 2/5 d espuma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Ah sim, outras proporções, mas sempre café, leite e leite vaporizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Vitor, se exrai 2 xícaras e joga uma fora pois extrair um simples em um filtro simples não é facil e muitas vezes necessitária de uma regulagem diferente no moinho. Acho mais porque exige uma regulagem diferente do moinho. Fora que o resultado na xícara costuma ser diferente nos curtos tirados com filtro simples, então vai contra a padronização. (por outro lado, até parece que as cafeterias em geral ligam muito pra isso...) Aliás, muita coisa influencia na prática. Tirando esses filtros padronizados, como o VST, mesmo os filtros duplos de uma mesma marca e modelo tem diferenças entre si, às vezes dois grupos da mesma máquina se comportam de maneira ligeiramente diferente, ou ainda se está acontecendo mais de uma extração ao mesmo tempo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Enfim: quase uma loteria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Gui eu sempre faço o cappu italiano que para variar é omais pratico extraia um single (25 a 30 ml já incluindo a crema) e vaporize 100 ml de leite e misture , sem mistério . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gui Marins Postado 7 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Carlos Eduardo, dúvida: 100ml d leite frio ou por volta d 50ml d leite frio q deve dobrar d volume chegando a 100ml? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 50ml é díficil vaporizar, terá que colocar mais, vai dobrar e sobrar, normalmente no dia a dia minha esposa coloca mais leite. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Se dobrar de volume, vaporizou demais, não? Pra um cappo italiano, penso em expandir 50% o leite. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Pra visitas eu sirvo feito no globinho ou chemex. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Coloca 100 ml de leite frio , se vc tiver uma maquina forte ou boa técnica o leite vai ficar com uma consistência de tinta PVA , ideal para latte arte , mistura com o espresso e no final com a colher raspa a espuminha que sobrou no pitcher para deixar como italiano. Agora se a maquina tiver pouca pressão ou vc fizer errado , não fica como tinta com microbolhas , o leite fica com muita espuma , bolhas grandes , o volume cresce muito (dobra) , nesse caso , misture com o espresso e pronto , esta errado , mas ainda assim fica gostoso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Carlos Eduardo, gostei da parte da maquina forte e da boa técnica. Eu tenho uma boa maquina, mas pessima técnica ... rsrs Gui, a razão entre leite vaporizado e espresso depende da sua preferencia. Faz o que fica gostoso para vc! Tem essas regras, p.ex. que um espresso tem 7g de pó, mas na prática depende do café, da torra, da sua maquina e do seu gosto ... Abçs Burny 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Nesses casos eu costumo ir de coado, mas os que preferem um expresso sabem que vai sair de dois em dois. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Outro modo de acelerar a saída de espresso, comentado aqui pelo Bernardo, é ter e preparar vários filtros (dosar, moer, compactar) antes de começar as extrações. Só funciona se a máquina não precisar de tempo para recuperação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas