Ir para conteúdo

Café para visitas


Postagens recomendadas

Fala galera.

 

A maioria curte café espresso e tudo que há por trás da produção deste líquido mágico (máquinas, moedores, a busca pela crema perfeita, etc...).

 

Mas se a gente recebe, por exemplo, umas 8 pessoas em casa, como servir espresso para todos em um equipamento que geralmente serve 2 xícaras por vez?

 

Como vocês procedem?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a maioria das pessoas que conheço gosta de café mais fraco, eu mostro a bela caixa com diversas cápsulas coloridas e chamativas de Nespresso. Bem mais rápido e menos trabalhoso que fazer diversos espressos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é nem a questão do trabalho, mas da própria logística. Quando está terminando de extrair as últimas xícaras, as primeiras ja estao frias.

Acho q todo este processo do espresso acaba sendo para poucos.

Obs.: acabei comprando uma nespresso justamente pensando nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Servir 8 espressos de uma vez em uma bandeja como nos coados é impossível , quando tem 8 pessoas em casa eu pergunto primeiro , "quem vai querer espresso ? " a maioria não gosta , para quem não gosta , antes saía um coado moído na hora , atualmente sai um nespresso sabor borracha queimada.

Para os poucos que querem espresso , esses gostam e entendem o processo , sabem que vai ser um por vez .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso ai, uma FP grande na mesa antes. Para quem não gosta de espresso ou não sabe (normalmente a mesma coisa) faço cappu ou Americano. Espresso só para os poucos que realmente gostam. Duas bebidas por vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso filtro duplo sempre, costumo colocar 17 grs de pó e faço uma extração com 20/30 grs em cada xícara.

 

A cafeteria aqui perto de casa, que usa grão da Coffee Lab, só extrai duplo em 2 xícaras, se só tiver um cliente joga o outro café fora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a razão desse procedimento de tirar no filtro duplo e eliminar o que sobrou, quando tem só um cliente?

Pela quantidade de pó e tempo de extração o expresso tirado no filtro duplo fica com concentração diferente de substâncias quando comparado com o tirado no simples?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor, sou principiante, mas a impressão que eu tenho é que a cafeteria deve ter um moedor, já regulado para extrair 40 a 60 gramas em 25 a 30 segundos, e não tem como o barista ficar trocando a regulagem toda a hora. Daí porque extrair só duplo.

Isso claro, só um palpite. Agora, o marketing poderia ser compre um espresso, leve dois, hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao Burny, perguntei do cappuccino pq a lógica d servir as visitas é a mesma então. Se for servir 8 cappuccinos vai dar o mesmo problema d servir 8 espressos.

Inclusive estava pesquisando sobre cappuccino e encontrei isso:

http://www.espressoitaliano.org/en/

O cappuccino tradicional certificado italiano é 25ml d espresso e 100ml d leite vaporizado. Pelas outras buscas q dei pela internet, em todos os lugares fala 1/3 d espresso, 1/3 d leite e 1/3 d espuma d leite. Ou seja, seria 25ml d espresso e 50ml d leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Gui, complica as coisas mais ainda porque demora mais. Mas muitas pessoas adoram cappuccino ou macchiato mas acham espresso forte demais. Assim é uma opção interessante para visitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, o q quero dizer é q o cappuccino certificado italiano é diferente deste cuja proporçao é 1/3, 1/3, 1/3. No italiano seria 1/5 d espresso, 2/5 d leite e 2/5 d espuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor, se exrai 2 xícaras e joga uma fora pois extrair um simples em um filtro simples não é facil e muitas vezes necessitária de uma regulagem diferente no moinho.

 

Acho mais porque exige uma regulagem diferente do moinho. Fora que o resultado na xícara costuma ser diferente nos curtos tirados com filtro simples, então vai contra a padronização. (por outro lado, até parece que as cafeterias em geral ligam muito pra isso...)

 

Aliás, muita coisa influencia na prática. Tirando esses filtros padronizados, como o VST, mesmo os filtros duplos de uma mesma marca e modelo tem diferenças entre si, às vezes dois grupos da mesma máquina se comportam de maneira ligeiramente diferente, ou ainda se está acontecendo mais de uma extração ao mesmo tempo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui eu sempre faço o cappu italiano que para variar é omais pratico extraia um single (25 a 30 ml já incluindo a crema) e vaporize 100 ml de leite e misture , sem mistério .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca 100 ml de leite frio , se vc tiver uma maquina forte ou boa técnica o leite vai ficar com uma consistência de tinta PVA , ideal para latte arte , mistura com o espresso e no final com a colher raspa a espuminha que sobrou no pitcher para deixar como italiano.

 

Agora se a maquina tiver pouca pressão ou vc fizer errado , não fica como tinta com microbolhas , o leite fica com muita espuma , bolhas grandes , o volume cresce muito (dobra) , nesse caso , misture com o espresso e pronto , esta errado , mas ainda assim fica gostoso :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo, gostei da parte da maquina forte e da boa técnica. Eu tenho uma boa maquina, mas pessima técnica ... rsrs

 

Gui, a razão entre leite vaporizado e espresso depende da sua preferencia. Faz o que fica gostoso para vc! Tem essas regras, p.ex. que um espresso tem 7g de pó, mas na prática depende do café, da torra, da sua maquina e do seu gosto ...

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro modo de acelerar a saída de espresso, comentado aqui pelo Bernardo, é ter e preparar vários filtros (dosar, moer, compactar) antes de começar as extrações. Só funciona se a máquina não precisar de tempo para recuperação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...