Rodrigoks Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Vou dividir com vocês a técnica do James Hoffmann para a prensa francesa, que tem me ajudado a produzir excelentes xícaras. -Moagem: média (a não ser que seu moedor produza excesso de particulado, quando deverá moer mais grosso); -BR sugerida: 7,5% Técnica: 1-Despejar toda a água de uma vez só sobre a massa de grãos, tentando molhar uniformemente; 2-Não mexer, e aguardar 4minutos. 3-Ao final de 4 minutos, mexer delicadamente na superfície. A maioria dos grãos vai decantar. Retirar com uma colher a espuma e pó sobrenadante; 4-Tampar a prensa e aguardar 5 minutos mais; 5-Colocar o filtro, mas não pressionar o êmbolo; Assim não se cria turbulência. 6-Servir. 7-Se tudo der certo (e deve dar), o resultado será uma bebida bem encorpada e com pouco resíduo. *Observação sobre o passo 5: nem sempre funciona com todas as prensas não pressionar o êmbolo. Às vezes a malha é muito fina e o líquido não passa sem fazer descer o filtro. Isso acontece mais frequentemente nas prensas pequenas. Caso ocorra, baixar o êmbolo delicadamente. Mas é melhor não ter que baixar! Referência: HOFFMANN, James. The World Atlas of Coffee. 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Rodrigo, ele não sugere a temperatura? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 7 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 7 Dezembro 2014 Sim, ferver e jogar na prensa! A observação ao final é minha. Vi que não baixar o êmbolo não funcionou bem na prensinha Hario. Porém na Windax, de 700ml, e na Starbucks, de 1 litro, sim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Blz, se eu lembrar tento amanhã! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Uns 30s depois da fervura já deve estar ok. Eu não meço. Ferve, moo o café, jogo na prensa e a água em cima na sequência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Vou experimentar. Mas não tenho prensa grande. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cassiane Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Totalizando 9 minutos, não seria muito tempo de contato do pó com a água? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Sim. Contudo, o tempo é apenas uma das variáveis de extração. Nesta técnica específica, o tempo excessivo é mitigado pela pouca agitação/turbulência. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Isso é cupping :-P Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 eu havia entendido que depois de tirar a espuma se esperaria até 5 minutos e não mais 5 minutos. Isso é café frio? Bá guri, faz isso em julho aí no Rio Grande! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Romano Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Ola turma. Desculpe minha ignorância, BR sugerida: 7,5% seria porcentagem de po em relacao a qt de água: Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Brew Ratio, razão de preparo. 7.5% seria, por exemplo, 15 g de pó para 200 g de água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 100 gramas de água com 7,5 gramas de pó. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Isso é cupping :-P Esse é o ponto. Porque o cupping não amarga, ou porque demora muito pra ocorrer? A quase ausência de turbulência. Romano, 7,5g de café para cada 100g de água. Zé, ainda queima a boca se fizer 500m de bebida após 9 minutos. Só não dá pra deixar a prensa em uma corrente de ar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Sim, ao esfriar um pouco o café ficará com a doçura mais aparente. BR é razão de preparo ou brew ratio. Significa que se dividir o peso do pó pelo peso da água, o resultado será 0,075. Acertei a vírgula? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Fiz o teste e o café não ficou frio! 15 g / 200 g. Na minha bodum não precisou abaixar o embolo. Ficou um café ok. Só é difícil repetir já que meu negócio é espresso =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Como ficou de particulado na xícara? Achei que esse método diminui significativamente a quantidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Dezembro 2014 Acho que foi mínimo, pois não percebi. Eu teria que ter olhado com atenção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 9 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2014 o cupping, se moído no ponto correto, não amarga não. o ponto é um pouco mais grosso que para coado e o tempo de infusão é exatamente esse, 4 minutos, quebra a costa e mais 5 minutos até a prova, nesse ponto o café já está um pouco mais frio e a doçura aparece melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 9 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 9 Dezembro 2014 Vou testar. Estou usando a Windax pequena com um Porlex aqui na empresa e tenho me incomodado um pouco com o excesso de particulado, além de desprezar a porção final da FP na hora de servir, ainda estou tendo que abandonar o último gole na xícara. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Romano Postado 10 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2014 Ola Gostei muito do resultado. Comprei a minha Bodum a uma semana e já estava desistindo apos uma serie de resultados frustrantes. Agora me animei pois o cafe fica muito bom. bem leve. (usei o Orfeu). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 10 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2014 Eu tenho gostado muito. Se faço prensa, é o método eleito. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 10 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 10 Dezembro 2014 Testei e gostei. Tenho a impressão que a bebida realmente ficou mais encorpada que na técnica tradicional e não gerou nenhum amargor (que imaginei que pudesse ocorrer pela infusão prolongada). Ainda assim ficou um pouco de particulado na xícara, mas chuto que reduziu em uns 2/3 ou mais. Pontos negativos que percebi, no meu caso: 1. Com a Windax pequena, despejar sem baixar o êmbolo não dá muito certo. No começo vai bem mas parece que o fluxo já começa a cessar quando ainda há bastante bebida dentro da FP, talvez por alguns pedaços maiores de café moído que tenham se acumulado no filtro e que eu não tenha conseguido tirar com a colher. Isso me forçou a inclinar ela além da linha horizontal, o que costumo evitar justamente pra não jogar muitos resíduos na xícara. O que vou tentar fazer na próxima é, assim que começar a reduzir, girar o embolo devagar sem inclinar mais a FP, pra ver se libera o fluxo de novo. 2. Pra fazer no escritório, especificamente, é meio demorado demais. São 9min de infusão, mais o tempo de ferver a água e moer os grãos (simultâneos), mais o tempo de despejar na xícara e, depois, lavar, secar e guardar tudo. Entre sair da mesa e voltar com o café "perdi" fácil uns 20min ou mais, o que é mais tempo do que eu gostaria. Se tomar uns 2 ou 3 cafés por dia já dá 1h a menos de trabalho diário. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 13 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 13 Dezembro 2014 5 minutos a mais por cada prensa. Em todo o caso, acho que a qualidade compensa. No trabalho, acho que o mais prático mesmo é uma boa cafeteira elétrica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 13 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 13 Dezembro 2014 Mais 2 minutos de infusão. Não sei se fui delicada o suficiente para evitar a turbulência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 13 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 13 Dezembro 2014 Mais encorpada sim. Esfria, mas até uma temperatura agradável. Ainda não tomei tudo para ver os restos na caneca. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 13 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 13 Dezembro 2014 Tomei agora. Estava lá, a borra. Mas admito que menos do que no método tradicional. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 13 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 13 Dezembro 2014 O pó que restou é realmente bem menos e bem mais fino. SÓ QUE acredito que o fato de eu ter usado o Vario e não o Krups também interfira no resultado. Vou ter que repetir usando o outro moinho. Mas é um processo que não me faz a cabeça mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 14 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 14 Dezembro 2014 O pior da prensa pra mim não é o processo, mas o que vem depois. Acho chata a limpeza. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 14 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 14 Dezembro 2014 eu bato a borra e mando pra lava-louças. Vulgo: salvadora de casamentos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas