Cabral Postado 25 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2015 Naldim, qualquer processo de preparação de espresso requer os mesmos cuidados da ROK, é necessário acertar moagem, socamento e dosagem para cada grão e torra diferentes, e são necessários ajustes ao longo do uso de um mesmo grão, do mesmo lote de torra, conforme varia a umidade do ambiente e conforme o mesmo vai envelhecendo. O único "extra" da ROK é a manipulação das alavancas, que determinarão a pressão e o tempo de extração. Tem grãos que, pra ficarem bons, exigem uma força hercúlea na hora da extração. Eu mesmo fui desanimando e acabei vendendo a minha porque sou preguiçoso , mas é excelente máquina, fica muito bonita na bancada e além do sabor final ficar excelente, seu uso é uma "aula" por si só, pois dá pra sentir a extração. Literalmente Não deixe de comprar por achar que é mais difícil do que com as outras, porque não é. É mais trabalhoso, mas acho que é até mais fácil, pois com controle manual da pressão, dá pra salvar erros de moagem e socagem que em outra máquina não daria. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 25 Fevereiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 25 Fevereiro 2015 Concordo com o Cabral , nos primeiros shots parece dificil , mas lá pelo sexto vc vai avaliar a força necessaria e o grau correto de moagem , a ajuda do Cabral e do pessoal do CDC poupou um tempo enorme e muito café , ao inves de fazer 20 shots ate acertar bastou 6 . Uma vez sabendo o ponto do moedor e a força , não tem muito o que dar errado , unica coisa chata é acertar a razão de preparo , obrigatoriamente precisa de uma balança com a xicara , no olhometro a variação é grande. Ele realmente é muito bonito , a primeira vez que meu irmão me viu tirar o ROK do latão ele perguntou se aquilo era um troféu . Quanto a ser trabalhoso , naldim vc tem aeropress , o trabalho é o mesmo do aeropress , a unica diferença é que no ROK vc vai usar mais força. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Se moer fino na aero, também tem que montar em cima! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 27 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 27 Fevereiro 2015 Acabei de me imaginar subindo na Aerobie Comecei a rir em voz alta. Como sou um indivíduo de elevada massa e com centro de gravidade bastante próximo do solo , a imagem mental ficou hilária... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 15 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 15 Abril 2015 De vez em quando eu faço uma experiencia com o ROK , essa extração ficou perfeita com um pouco menos de crema , mas o gosto ficou excelente , no ponto . CEB 16g com 30 seg a 44% . Escaldei antes o PF e copo e a extração feita com a Bonavita a 95ºC . Difícil vai ser acertar todas essa variáveis de novo , o ROK é muito legal , mas cada extração é diferente da anterior , ate a pressão aplicada no tamper faz uma grande diferença no sabor . 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 2 Março 2016 Autor Denunciar Share Postado 2 Março 2016 Chegou o PF naked do ROK . Assim que eu descobrir um suporte para a camera filmar essa extração vou postar . A intenção e conseguir uma extração parecida com essa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 10 Abril 2016 Autor Denunciar Share Postado 10 Abril 2016 Domingo é dia de mexer no hobby do hobby , extração no ROK, a extração naked nele ficou maisw complicada do que parecia , o PF naked fabricado pela espresso unplugged do canada , tem um problema , a abertura não é total , a comparacão com o PF naked da ECM deixa isso claro. Conversando com o pessoal do Blog do ROK , muita gente teve o mesmo problema , quando usando um tamper plano se a extração começa pelas bordas ele tende (efeito da tensão supercial) a vazar pelas bordas do PF , estragando a extração. Duas soluções apareceram , levar ele em um torneiro e deixar igual aos outros PF naked ou tentar um tamper convexo de forma a iniciar a extração pelo centro. Resolvi tentar a solução elegante do tamper novo , como o temper que a whole latte love me indicou para o ROK quando eu comprei ele tem uma folga enorme (tamper de 49mm) eu já ia mesmo comprar um tamper novo de diametro maior . Essa era a folga do tamper de 49mm . Depois de alguma pesquisa e medidas cheguei a conclusão que o melhor tamper seria um convexo (Eurocurve que possui maior corda) com um diâmetro bem especifico 50mm , eu tinha um tamper velho de plastico de 51mm que não entrava no filtro fui lixando ele ate conseguir um diâmetro que entrasse justo passando pela virola do filtro raspando , deu 50mm . No blog do ROK ninguém tinha experimentado um tamper de diametro especifico. Nessa hora entra a nossa vantagem aqui no CDC , falei com o JC e pedi uma base de tamper eurocurve com 50mm , no dia seguinte ele estava pronto e no outro o JC já tinha despachado para mim. Na foto da para ver o tamper de 49mm o meu do JC de 58mm e na nova base para ele de 50mm. A folga agora é nenhuma Como problema do tamper resolvido a extração melhorou muito , não sei porque surgiu mais crema Assistir os videos em HD Extração normal : A extração naked , eu fiz como no video da espresso unplugged , foi por aproximação , engrossando aos poucos a granulatura . Esse video que esta no Vimeo não passa aqui , tem de ir no site para assistir. http://blog.espressounplugged.com/2014/09/26/naked-and-dangerous-the-bottomless-portafilter/ Foram 3 tentativas para ficar perfeito na ultima ficou uma extração linda , mas (sempre tem um mas ) na ultima eu apertei o botão errado da camera e tirei uma foto ao inves de filmar , o melhor video é da segunda tentativa , ainda estava um pouco fino , foi preciso engrossar 2 microclicks no Forté para ficar ok . Mesmo assim já dá para ter uma ideia de como engrossando ela ficou. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Penna Postado 10 Abril 2016 Denunciar Share Postado 10 Abril 2016 Dá pra sentir o esforço daqui. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 11 Abril 2016 Autor Denunciar Share Postado 11 Abril 2016 O esforço ocorre porque para filmar embaixo do ROK dá um trabalhão , o ROK fica na borda da mesa , o tripé com a câmara encostado na borda da mesa , e eu sentado na cadeira atrás de tripé , vendo a tela da câmera e acionando a alavanca. Se for fazer a extração em pé jogando o peso do corpo fica bem fácil, os estalidos são normais durante a extração , não significam sobrecarga. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 3 Maio 2016 Denunciar Share Postado 3 Maio 2016 Heh... Só pra relatar que voltei a ter um(a) ROK... durante meu sumiço, tive várias laricas de usar o(a) ROK e me arrependi de ter vendido. TIve oportunidade de trazer um(a) e aproveitei (tava baratinho(a) na Black-Friday de 2015). Cá estou eu com meu(minha) segundo(a) ROK! Agora procurando fita-termômetro pra faixa de "fervura" e marcada em Celsius, tentando bolar a compra de um PF naked (graças ao CaÊ) e esperando a oportunidade de trazer um "kit de reparo" (quando voltar a ter na unplugged), pois nem me toquei que o que eu tinha comprado foi junto com o(a) ROK anterior, que vendi... OBS: Como é uma máquina de café, ou uma cafeteira, ou um equipamento, ou um dispositivo, fiquei em dúvida se devemos articular masculina ou femininamente o tratamento. Chamamos nossas máquinas como "elas": "uma ECM", "uma Rocket", "uma Gaggia", "uma Poemia"... Não sei por que chamamos, inclusive eu mesmo o fiz algumas vezes, de "o ROK"... não faz sentido, né? Em geral chamo de "a ROK"... mas nem sempre. Por isso usei os parênteses, pra nossa reflexão... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 3 Maio 2016 Autor Denunciar Share Postado 3 Maio 2016 A ROK ? certo , eu chamava de o ROK , porque essa é um cafeteiro para macho , mas vc quer emboiolar minha máquina de café. Certo Cabral vamos atender o seu TOC de concordância de gênero , mas vamos ser PC , nesses tempos de diversidade eu vou mudar o nome do tópico para o(a) ROK. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 3 Maio 2016 Denunciar Share Postado 3 Maio 2016 @ Rok ! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 3 Maio 2016 Denunciar Share Postado 3 Maio 2016 :D So no CdC mesmo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Durval Pontes Junior Postado 3 Maio 2016 Denunciar Share Postado 3 Maio 2016 agora entendo a mudança no título. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Caue Gonçalves Postado 20 Julho 2017 Denunciar Share Postado 20 Julho 2017 Olá sou novo no universo de cafés. adorei o tema e agradeço ao que contribuíram. poderiam me ajudar com informações sobre a ROK. comprei a minha em uma viagem a itália e venho tendo dificuldades de extrair grandes cremas. Levei a Daniele do AMIKA CAFÉ de fortaleza e ela me ajudou um pouco porem também sinalizou que precisaria de tempo pra entender a mesma. Eu tenho um moedor porlex. se poderem me ajudar a entender o processo inteiro agradeceria para tentar chegar no mesmo resultado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 5 Novembro 2017 Denunciar Share Postado 5 Novembro 2017 Talvez preaquecer melhor máquina e/ou melhorar o moedor... O que imagino com porlex e afins é estar muito grosso e fluxo rápido, aí logo no próximo ponto fica menos pior mas no próximo já fica muito fino... Se acontecer isso, estiver fino e a extração pinga-pinga, tente diminuir a dose ou compactar mais leve e começar a extração com a mão leve na preinfusao. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas