Ir para conteúdo

Sobre Moedores para um iniciante.


Beto Origens

Postagens recomendadas

Olá amigos.Meu nome é Roberto, sou do interior de SP. Primeiramente obrigado pela oportunidade de poder estar nesse forum, em um local agradável com informações onde em nenhum outro lugar teria, com pessoas realmente mestres no assunto, outros alunos assim como eu, mas todas pessoas muito prestativas como percebi.

 

Bom, me cadastrei aqui no intuito de aprender, e poder trazer algo sempre que puder para contribuir, assim como faço em todos os foruns que participo. Estou passando algumas horas dos meus ultimos dias lendo sobre tudo, moedores, cafés, máquinas. Tenho ido dormir as 5  da manhã rs, mas tem valido muito a pena. Hoje trago uma dúvida, e se eu puder ter a ajuda de vocês vou agradecer por demais.

 

Eu comprei uma Black Poemia da Phillips para começar a preparar meus cafés em casa. Sou totalmente iniciante, porem como já li por diversas vezes aqui, preciso de um bom moedor antes mesmo de ter uma máquina, se eu quiser bons resultados. Porém é aquela velha história, um bom moedor custa caro ( pra meu poder aquisitivo), claro que com um esforço conseguiria comprar, mas no momento tenho algumas outras coisas mais importantes na frente rs. Tem a opção do Hario que é manual, porém eu gostaria de um elétrico, pois todos os dias tomarei café com mais uns 5  amigos, e não quero ter todo o trabalho e tempo pra moer o café. Então, eu gostaria de saber onde posso encontrar um bom moedor de café na casa dos 500,00, para acompanhar essa minha máquina. Se alguém souber de alguma e puder me dizer, usada , em bom estado, tanto faz.  Eu apenas quero me certificar de que o moedor seja razoavel pra espresso. Não precisa me dar o melhor resultado do mundo, não espero isso, porém também não quero estar tomando um café que poderia ser razoavelmente melhor apenas por ter sido moido em um moedor de melhor qualidade. Não quero usar um desses moedores muito baratos que se encontra na net de até 200,00, pois li aqui que moedores de lâminas não são muito indicados pro espresso. Já pedi pra um amigo me trazer alguns bons cafés de Minas, e aqui no interior de SP mesmo encontro ótimos cafés de pequenos produtores, com qualidade exportação, dos quais eu já tomo, mas é claro, moido pra coador...Começarei a comprar os mesmos agora em grãos, assim que chegar a minha máquina na semana que vem.

 

Obrigado a todos já de antemão que puderem me responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, bem-vindo.

 

O caminho é esse mesmo, ir lendo e aprendendo.

 

Se olhar nos Classificados e no Buscafé, verá que sempre aparecem oportunidades. Use a busca e foque atenção nesses tópicos.

 

No momento, acho que tem uma promoção ainda válida do Encore de uma loja no Nordeste, tem a loja do Alex Velloso que fica no Rio e remete pro Brasil todo, tem o Igor e os moedores Nemox (novos) e alguns usados que aparecem, como no momento tem um MACAP muito interessante no OLX, linkado aqui num tópico de hoje.

 

Boa Sorte e Carpe Coffea!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apertando um pouco o orçamento a melhor opção seria o Encore, da Baratza. Comprei o meu recentemente por 900 reais, mas se encontra promoções por menos de 700 reais. Pelo descrito, será um moedor com capacidade de lhe acompanhar por um bom tempo. Pelo meu paladar atual para cafés, está muito acima da minha necessidade (espero mudar isto logo!). De uma olhada na sala Buscafé, um abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poemia + Encore é uma ótima combinação para começar. Estou a uns 6 meses com essa configuração e estou super

satisfeito. Poemia + Hario Skerton/Porlex também funciona mas não pode ter preguiça. Se tiver compre uma parafusadeira sem fio ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, bem-vindo.

 

O caminho é esse mesmo, ir lendo e aprendendo.

 

Se olhar nos Classificados e no Buscafé, verá que sempre aparecem oportunidades. Use a busca e foque atenção nesses tópicos.

 

No momento, acho que tem uma promoção ainda válida do Encore de uma loja no Nordeste, tem a loja do Alex Velloso que fica no Rio e remete pro Brasil todo, tem o Igor e os moedores Nemox (novos) e alguns usados que aparecem, como no momento tem um MACAP muito interessante no OLX, linkado aqui num tópico de hoje.

 

Boa Sorte e Carpe Coffea!

Muito obrigado pela resposta  Cabral. Amigo, você poderia me dizer onde encontro o Igor ? Esse Da OLX parece ótimo, mas é 220v....dá pra fazer alguma coisa? Minha casa é 110v, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poemia + Encore é uma ótima combinação para começar. Estou a uns 6 meses com essa configuração e estou super

satisfeito. Poemia + Hario Skerton/Porlex também funciona mas não pode ter preguiça. Se tiver compre uma parafusadeira sem fio ;)

Bruno, valew a dica! rs...não tinha pensando na parafusadeira! rs, o Hario agora já me parece mais convidativo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apertando um pouco o orçamento a melhor opção seria o Encore, da Baratza. Comprei o meu recentemente por 900 reais, mas se encontra promoções por menos de 700 reais. Pelo descrito, será um moedor com capacidade de lhe acompanhar por um bom tempo. Pelo meu paladar atual para cafés, está muito acima da minha necessidade (espero mudar isto logo!). De uma olhada na sala Buscafé, um abraço

Obrigado pela ajuda Amigo. Parece que esse Encore é  "O Moedor ". Vamos ver se eu não conseguir algo em um preço um pouco melhor, farei uma força a mais, nem que demorar um tempo, mas tentarei pegar um desses...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, moinhos não são muito famintos por potência, então um transformador 110V -> 220V de uns 400VA ou 500VA (250W a 300W) de potência dá e sobra. Isso vende na maioria das casas de material elétrico ou eletrônica. Com um desses, aquele Macap da OLX, bem como o Encore 220V vendido na Feito a Grão serviriam pra ti.

 

Pena que o Encore tá esgotado na loja do Alex Velloso no momento, pois o preço é sempre ótimo e o Alex é "o cara", pois é o representante Baratza no Brasil, e é quem oferece assistência técnica autorizada. Se negociar com ele um parcelamento, será que não dá pra ja partir pra um moinho "definitivo", daqueles "pra vida toda"? O Baratza Virtuoso parece disponível para pronta entrega e já tem esse perfil mais definitivo...

 

E o Igor tem vários anúncios nos classificados, procure por Nemox que vai achar os dados de contato dele em alguns posts bem distintos, pois há anúncios de moinhos e máquinas dele.

 

Boas compras e Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, moinhos não são muito famintos por potência, então um transformador 110V -> 220V de uns 400VA ou 500VA (250W a 300W) de potência dá e sobra. Isso vende na maioria das casas de material elétrico ou eletrônica. Com um desses, aquele Macap da OLX, bem como o Encore 220V vendido na Feito a Grão serviriam pra ti.

 

Pena que o Encore tá esgotado na loja do Alex Velloso no momento, pois o preço é sempre ótimo e o Alex é "o cara", pois é o representante Baratza no Brasil, e é quem oferece assistência técnica autorizada. Se negociar com ele um parcelamento, será que não dá pra ja partir pra um moinho "definitivo", daqueles "pra vida toda"? O Baratza Virtuoso parece disponível para pronta entrega e já tem esse perfil mais definitivo...

 

E o Igor tem vários anúncios nos classificados, procure por Nemox que vai achar os dados de contato dele em alguns posts bem distintos, pois há anúncios de moinhos e máquinas dele.

 

Boas compras e Carpe Coffea!

Cabral, vamos supor que eu compre um moedor 220v. Se por exemplo, eu for levar minha cafeteira até a casa de minha namorada para servir café para algumas pessoas, eu gostaria é claro de poder levar o moedor junto. Porém não seria possível, pois lá também não tem tomada 220v. Então aproveito para perguntas duas coisas em uma pergunta só: Se eu moer o café que vou utilizar na casa de minha namorada em minha casa e armazenar logo em seguida em um recipiente adequado, quanto tempo eu tenho para utilizar esse café, sem que se altere nada em seu sabor ou característica? Posso por exemplo preparar esse mesmo café que moi depois de  20 minutos , mantendo o mesmo sabor do qual teria se tivesse preparado na mesma hora que moi? Pergunta dois e nada a ver com a questão:  Essa minha cafeteira Black Poemia, eu posso preparar até quantos cafés seguidos, ou por dia sem correr risco de danificá-la por excesso de uso? Ou isso não existe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, depois de moído, o café perde boa parte dos aromas em aproximadamente 15 minutos. A diferença é gritante. Entre 30s e 1 minuto eu não sinto diferença, mas depois de 5 minutos o café começa a perder detalhes. em 15 minutos perde todo brilho, a maioria das notas delicadas e realça os óleos base e a carbonização da torra. Contudo, conheço gente que não percebe a diferença, nem mostrando... <_<

 

O transformador que sugeri é PORTÁTIL, pode ser levado junto, deve ser pouco maior do que uma maçã grande ou um mamão papaya, pesa perto de 1 Kg e costuma vir com duas tomadas embutidas e um "rabicho" de ligar na rede elétrica.

 

Em geral, dependendo do lado que você pluga a tomada, ele faz 110V -> 220V ou 220V -> 110V, é bem flexível e foi feito pra levar junto. Quem leva eletrodomésticos de Sampa pra algumas regiões de Santos sempre carrega esses transformadores junto, pois é comum haver casas e apartamentos que só tem tomadas 220V na cozinha, as vezes na casa toda. E o contrário dá no mesmo, quem importa coisas 220V precisa levar transformador quando viaja pelo Brasil. O que é importante é respeitar a potência dos dispositivos ao comprar o transformador.

 

Você vai precisar levar Máquina, Moinho, Transformador, Tamper/socador, cafe em grãos e, se for cuidadoso, batedor de borra (knock-box), balança de precisão (para pesar os grãos antes de moer), tapete de borracha/tamper-station, toalhas de limpeza e outras coisas que vai sentir necessidade ao preparar café. É um belo "kit". Depois que você começar a ter bons resultados, se faltar uma coisinha dessas, desanda tudo! :D

 

Máquinas pequenas não permitem rapidez entre extrações. em geral, a máquina vai esfriando, você precisará esperar entre extrações. A luz piloto do elemento aquecedor vai indicar que a máquina precisa "respirar". E como o reservatório é pequeno, vai ter de encher várias vezes. O mesmo com a gaveta de despejo, que vai enchendo rápido. Máquina pequena estabelece seu ritmo, não dá pra atropelar e obter café bom. Mas, devagar e sempre, dá pra fazer muitos espressos...

 

Agora, quanto mais tempo ela ficar quente "na mesma tacada", mais os componentes internos acumulam calor e mais chances de dar defeito. A caldeira esfria, mas bomba, válvulas e conexões esquentam. Não é máquina pra usar em comércio, se começar a extrair o dia inteiro, um café atrás do outro, em semanas ou meses ela pifa.

 

No "chutômetro" (não tenho base pra esses números, é só sugestão), imagine que se extrair 5 expressos duplos por dia (demora uns 20 minutos depois de pré-aquecida) e fizer manutenção básica periódica ela vai durar 5 anos. Se uma vez ou outra fizer umas 30 extrações seguidas (o que vai demorar umas 2 horas) deve equivaler a um desgaste de bem mais do que seriam os 6 dias que somariam as mesmas 30 extrações. Não sei dizer quanto mais, mas estou inclinado a supor que o "preço" em vida útil seria mais do que o triplo, talvez o quíntuplo em dias de uso...

 

Ficou confuso ou deu pra entender? :wacko:

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, depois de moído, o café perde boa parte dos aromas em aproximadamente 15 minutos. A diferença é gritante. Entre 30s e 1 minuto eu não sinto diferença, mas depois de 5 minutos o café começa a perder detalhes. em 15 minutos perde todo brilho, a maioria das notas delicadas e realça os óleos base e a carbonização da torra. Contudo, conheço gente que não percebe a diferença, nem mostrando... <_<

 

O transformador que sugeri é PORTÁTIL, pode ser levado junto, deve ser pouco maior do que uma maçã grande ou um mamão papaya, pesa perto de 1 Kg e costuma vir com duas tomadas embutidas e um "rabicho" de ligar na rede elétrica.

 

Em geral, dependendo do lado que você pluga a tomada, ele faz 110V -> 220V ou 220V -> 110V, é bem flexível e foi feito pra levar junto. Quem leva eletrodomésticos de Sampa pra algumas regiões de Santos sempre carrega esses transformadores junto, pois é comum haver casas e apartamentos que só tem tomadas 220V na cozinha, as vezes na casa toda. E o contrário dá no mesmo, quem importa coisas 220V precisa levar transformador quando viaja pelo Brasil. O que é importante é respeitar a potência dos dispositivos ao comprar o transformador.

 

Você vai precisar levar Máquina, Moinho, Transformador, Tamper/socador, cafe em grãos e, se for cuidadoso, batedor de borra (knock-box), balança de precisão (para pesar os grãos antes de moer), tapete de borracha/tamper-station, toalhas de limpeza e outras coisas que vai sentir necessidade ao preparar café. É um belo "kit". Depois que você começar a ter bons resultados, se faltar uma coisinha dessas, desanda tudo! :D

 

Máquinas pequenas não permitem rapidez entre extrações. em geral, a máquina vai esfriando, você precisará esperar entre extrações. A luz piloto do elemento aquecedor vai indicar que a máquina precisa "respirar". E como o reservatório é pequeno, vai ter de encher várias vezes. O mesmo com a gaveta de despejo, que vai enchendo rápido. Máquina pequena estabelece seu ritmo, não dá pra atropelar e obter café bom. Mas, devagar e sempre, dá pra fazer muitos espressos...

 

Agora, quanto mais tempo ela ficar quente "na mesma tacada", mais os componentes internos acumulam calor e mais chances de dar defeito. A caldeira esfria, mas bomba, válvulas e conexões esquentam. Não é máquina pra usar em comércio, se começar a extrair o dia inteiro, um café atrás do outro, em semanas ou meses ela pifa.

 

No "chutômetro" (não tenho base pra esses números, é só sugestão), imagine que se extrair 5 expressos duplos por dia (demora uns 20 minutos depois de pré-aquecida) e fizer manutenção básica periódica ela vai durar 5 anos. Se uma vez ou outra fizer umas 30 extrações seguidas (o que vai demorar umas 2 horas) deve equivaler a um desgaste de bem mais do que seriam os 6 dias que somariam as mesmas 30 extrações. Não sei dizer quanto mais, mas estou inclinado a supor que o "preço" em vida útil seria mais do que o triplo, talvez o quíntuplo em dias de uso...

 

Ficou confuso ou deu pra entender? :wacko:

 

Carpe Coffea!

Puxa vida Cabral, muito obrigado pela resposta. Entendi perfeitamente. Bom eu não devo fazer mais do que  5 cafés seguidos! E bom, essa maquina é a primeira, não acredito que vou demorar muito a pegar uma melhor rs. Bom se eu posso levar o moedor junto com esse kit que posso comprar numa loja de produtos elétricos, então não tem problema, vou estudar pegar um Encore novo que vi num site pelo preço de 750,00, um bom negócio pelo que andei vendo não? Um moedor desses vai me acompanhar pelas minhas próximas  2 ou 3 cafeteiras ainda, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos agradeço a todos pela ajuda. Estou negociando um Nemox 150 com o Igor. Pelo que andei lendo parece um bom moedor, ainda mais pra mim que estou iniciando... Myamoto, desculpe, estou fazendo algo de errado? Eu já li as regras..devo estar dando quotes demais né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Miyamoto tava falando de algo específico: quando sua resposta está logo abaixo da msg que você está respondendo não precisa de quote, basta responder direto.

 

Todo mundo que comprou com o Igor ficou muito contente, o produto é bom e o atendimento elogiado.

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, acredito que para um bom começo, pelo que li sobre ele, esse moedor irá me atender brilhantemente. Você acha necessário fazer algum Mod nele, ou deixo ele assim como vier? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, se conseguir o Nemox, estará muito bem atendido. Tomara que dê tudo certo na negociação.

 

Quanto ao que fazer nele, procure o tópico só deste moinho. Tem ele todo dissecado por lá já, inclusive com dicas de como usar e possíveis alterações.

 

Boa sorte e bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Anita. Só falta acertar poucos detalhes com o Igor, mas com certeza é ele mesmo. Vou dissecar o tópico sobre o moedor rs, mal posso esperar pra chegar os equipamentos e começar a praticar  hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Flávio, bem vindo ao Clube!

 

Sugiro que dê uma pesquisada sobre Prensa aqui no CdC que vai encontrar dicas preciosas sobre sua utilização. No tópico próprio, há várias entradas sobre moedores e ajustes. Se investir um pouco mais de tempo em leitura vai perceber quanto sua pergunta inicial é ampla e depende de diversos fatores, então fica difícil responder objetivamente.

 

Boa Pesquisa e Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...