carlos eduardo Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 Quem não gostaria,de ter perto de casa um supermercado que vendesse café especiais , torrados no mesmo dia ou com no máximo quatro ou cinco dias de torrados , blends e single origin de todos os lugares do mundo, sendo vários deles orgânicos. Os americanos tem uma rede de supermercados chamada "Whole Foods Market" são aproximadamente 400 lojas nos EUA , eles se diferenciam das outras redes por venderem só produtos orgânicos e naturais , o que os torna um supermercado caro. Fazendo compras com minha mulher , resolvi dar uma olhada na seção de cafés , esperava encontrar uma prateleira com embalagens de cafés torrados e moídos como em qualquer supermercado , com o selo de orgânico e fair trade. Para minha surpresa encontrei uma operação altamente eficiente. A seção de cafe e chá é essa : A seção é operada pela "Allegro Coffee Roaster" (pertencente a rede whole foods) Uma bancada de 18 escaninhos com cafés em grãos torrados e ladeados por dois moedores Bunn G3 , embaixo acessórios para café (AP, FP,V60 , canecas e etc.) ,atras da,bancada 20 escaninhos com o cafe verde , e no centro um torrador de leito fluidizado da marca Java Master , totalmente automático (segundo o Alexandre bem caro) Como visa um publico muito amplo , é bem variado , 2 ou 3 descafeinados , e o resto dividido em cafés de torra , clara , media e muito escura , SO da Costa Rica e Colômbia , blends da Índia , Etiópia , Quênia , Havaí , um especifico para espresso e outros que agora eu não lembro , vários deles orgânicos. Toda a informação que vc precisa esta na etiqueta , nome , preço , código , tipo da torra e data da torra (nenhum tinha mais de quatro dias ) e uma explicação sobre o cafe , tipo região , sabores esperados etc. Uma unica pessoa cuidava de tudo , vc pega um saquinho de papel escolhe o cafe , anota com uma caneta pilot o código do cafe , abre o escaninho e se serve , se quiser moído coloca o cafe em uma das duas Bunn , escolhe o método e móe. Eu perguntei para a moça quais eram os cafés mais vendidos , segundo ela , eram os orgânicos , e o tipo "extra dark french" , que era uma torra escura , quando eu vi o que era esse cafe eu não acreditei , parecia feijão preto, o brilho do grão não é o,flash do celular é óleo. Provei vários , todos muito bons , acabei trazendo para o Brasil , os blends torra media , "orgânico para espresso" , "Etiope" e o "Queniano" , todos muito bons no espresso , sendo que o Queniano é o melhor , e um SO torra clara da Costa Rica , excelente no coado e sem graça no espresso. Eu nunca tinha visto um torrador de leito fluidizado funcionando , bem legal. Abs C. Eduardo 10 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 QUem dera tivesse um supermercado assim por aqui, será que essa rede tem em cidades da florida como orlando e miami?? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 a rede é famosa e realmente bem cara. Em NY eu comprei uma vez ou duas alguma coisa lá. A qualidade era realmente ótima, mas tudo muito caro. Se fosse aqui seria para o que o PT chama de a elite branca. Eu gostava mais do Trader Joe's, que também é bom, mas menos caro (tinha coisas até razoavelmente baratas). O negócio é que não tinha Trader Joe's em Manhattan e eu não tinha carro. Eu confessoq eu também costumava tomar french roast (a macho preto deles), especialmente no Au Bon Pain. Achava as outras torras muito sem gosto. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 Verdade Roger, quem sabe daqui a 20 anos. E então Carlos, experimentou o orgânico de torra escura? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 Isso parece manchete de jornal. Você pensa que é uma coisa, vai ler e é outra. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Origens Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 Muito legal e interessante...As fotos parecem até matéria de revista rs...Show de bola! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 a pipoqueira gigante deles é legal também. Queria ter espaço pra uma dessas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 20 Dezembro 2014 Autor Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 Tem Roger , e a de Orlando fica hem próximo da International Dr. toda cidade com bom nível de renda tem. Como o Cal falou é uma rede voltada para o público WASP (que ainda existe) , preocupada com o meio ambiente , causas sociais , alimentação saudável e produtos sofisticados , lá vc encontra produtos europeus de qualidade e caviar de esturjao . Zé o orgânico eu comprei o blend para espresso , mas essa torra escura não tive coragem , vc pega com a colher o café e ele vem empapado de óleo , eu não jogaria isso no meu Forté novo de jeito nenhum 20 anos ? Na hora eu pensei que isso jamais chegaria ao Brasil , mas depois de visitar o site do fabricante do torrador (Java Master ) , eu mudei de idéia , esses torradores automaticos são muito caros , mas inevitavelmente com o barateamento dos sensores e da eletrônica , eles vão ficar acessíveis, da mesma forma que uma balança digital ha 15 anos atrás era caríssima. Redes como Inteligentsia e Stumptown possuem respectivamente 2 e 4 plantas de torra , para a venda online de café torrado e distribuição as suas pouquíssimas cafeterias , o custo logístico é bem alto , café torrado é perecível. A proposta é inverter a equação , reduzindo os custos logísticos e o desperdício , torrando o café no local de acordo com a necessidade. Cal essa pipoqueira é tão cara que o fabricante praticamente não vende elas , aluga. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 20 Dezembro 2014 Denunciar Share Postado 20 Dezembro 2014 Salve Pitaco. Experimentei o Costa Rica Terrazú que o Carlos Eduardo trouxe e como coado foi talvez o mais interessante café que bebi esse ano. Finalização de alcaçuz. Há muito não bebia cafe com tal característica. Possivelmente o saudosismo influencia minha opinião, mas descontada a doce lembrança, ainda assim o café é muito bom. Obrigado Carlos Eduardo pela oportunidade de beber tal café. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Draegir Postado 11 Maio 2015 Denunciar Share Postado 11 Maio 2015 Show de cafe, quem sabe um dia... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas