Ir para conteúdo

Starbucks - Primeiras impressões de um iniciante.


Beto Origens

Postagens recomendadas

Saudações companheiros e companheiras. Nesse final de semana inaugurou em uma cidade a 100 KM da minha uma franquia da Starbucks. Minha cidade cidade é muito pequena (35.000 hab.) e claro, existem poucas opções de diversão. Sendo assim, ir até a cidade grande mais próxima, cheia de atrativos, ainda mais para conhecer uma franquia da Starbucks era uma ótima opção para o final de semana com a namorada. Bem, antes de ir até a cafeteria em questão, fui passando em alguns shoppings, centros de compra e supermercados, onde tinham algumas cafeterias. Então aproveitei pra tomar um espresso de cada uma delas, pra ir acrescentando experiências ao meu paladar...tentando sentir cada bebida, cada aroma..o que ficava de cada uma no final. Bom, ao todo acho que tomei cafés de 6 cafeterias. Por incrível que pareça, o que menos agradou meu paladar foi o da Starbucks. Apesar de ter pouca experiência em analisar sabores, era muito nítido o forte amargor do café, além de ser o menos encorpado de todos os outros. Contudo, algumas  das cafeterias usavam algumas marcas que eu já conhecia como Café do Ponto, Morro Grande, entre outros...ou seja marcas de nome não tão expressivos como os dos cafés que a Starbucks costuma utilizar em suas redes.

Além dessa experiência, tive uma outra um tanto desagradável assim que cheguei em casa. Como sabem, a Starbucks vende em suas cafeterias alguns cafés especiais. Fazia algum tempo que estava de olho em um café da Colombia, sempre fui muito curioso  para experimentá-lo, então escolhi o café Colombia deles, que assim como os demais  está disponível em pacotes de 250G. O atendente colocou um pacote dentro de uma sacola da loja e me entregou. Fui embora pra minha casa, e quando aqui cheguei, tirei o pacote de café da sacola pra ler o rótulo quando reparei na data de validade: 27/12/2014. Pois é, os caras me venderam um café que vai vencer daqui a 5 dias. Erro meu de não ter visto a data de validade na hora? Sim, mas se vocês vissem o tamanho da fila ( pelo menos 30 pessoas) atrás de mim me apressando para fazer seus pedidos... Depois tinha que enfrentar outra fila pra retirar o pedido. Com isso só vi a validade aqui em casa, 100 KM depois rs. Bom, paguei 19,00 no pacote de café, não vale a pena andar tudo isso pra reclamar rs. 

 

Vocês acreditam que como era o primeiro dia da Cafeteria, a correria e  a adaptação a tudo podem ter contribuido e resultado nessas minhas considerações? Até que ponto?

 

Obrigado aos amigos que se dispuseram a ler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Beto.

 

Eu um dia já fui a um Starbucks, quando era novidade aqui em Campinas. Entrei falando mal, e confesso que saí freguês, Foi meu primeiro contato com cafés importados. Na época achava bom (na prensa, nunca no espresso), hoje pra mim todos tem gosto queimado.

 

Mas foi uma experiência que, na época, me abriu um novo horizonte de café. Este café que você comprou deve ter sido torrado um ano antes da data de validade. Ainda assim, já que está com ele em mãos, recomendo que prove, se possível em mais de um método de preparo, e tente aproveitar ao máximo a experiência. Depois compre um café com torra recente e sinta a diferença.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, sim me lembro...Você está se referindo ao café Colombia que comprei, e não ao que tomei lá, certo? Se sim, como eu disse, foi a pressa de sair logo dali, da fila e me esquecer de olhar a data. Erro meu também.. Mas poxa  eles não deveriam vender um café com prazo de validade pra dali  5 dias, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, eles não se ligam nem um pouco na data de torra.

 

Lembro de uma vez que tentei achar uma torra recente. Como tenho problema de visão, pedi ajuda pra vendedora para ver as datas. Muitas embalagens nem tem a data de torra, só a de validade. Lembro que a moça ficou me olhando com uma cara de "ué", quando falei que queria um café com menos de um mês de torra. Depois falei que eu comprava cafés de sites que torravam sob demanda e ela respondeu com um "sério??".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Beto.

 

Eu um dia já fui a um Starbucks, quando era novidade aqui em Campinas. Entrei falando mal, e confesso que saí freguês, Foi meu primeiro contato com cafés importados. Na época achava bom (na prensa, nunca no espresso), hoje pra mim todos tem gosto queimado.

 

Mas foi uma experiência que, na época, me abriu um novo horizonte de café. Este café que você comprou deve ter sido torrado um ano antes da data de validade. Ainda assim, já que está com ele em mãos, recomendo que prove, se possível em mais de um método de preparo, e tente aproveitar ao máximo a experiência. Depois compre um café com torra recente e sinta a diferença.

 

Abraço

Leandro obrigado por comentar. Bom na realidade foi minha primeira experiência com cafés importados também. É claro que assim como você, é um aprendizado, o que é importante pra mim. Farei isso, assim que chegar meu moedor, irei prepará-lo pelo menos de duas maneiras. Será que é possivel encontrar cafés com torras recentes nessa rede? Já que os cafés vem de fora, acredito ser muito difícil não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto.

 

Impossível achar cafés torrados recentes lá. Inclusive o que eles servem é velho.

 

Se você quer comprar cafés importados frescos, recomendo Square Mile ( http://shop.squaremilecoffee.com/ ) e Has Bean ( http://www.hasbean.co.uk/ ). Ambos da Inglaterra, com valor de frete razoável e que tem chance de chegar em menos de 1 mês.

 

Mas antes de se aventurar nestes sites, eu experimentaria sites nacionais. Dê uma olhada neste tópico para começar:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2026-onde-comprar-caf%C3%A9-especial-online-no-brasil/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Leandro. Tem um primo meu me trazendo 1 KG de um café de Minas, e tenho aqui 2 KG de um café que foi premiado, muito bom, de uma Fazenda da cidade de Torrinha  aqui do interior de SP mesmo, mas que fez  30 dias da torra ontem. O caso é que comprei a cafeteira Poemia Saeco na quarta feira passada pela internet e ela está a caminho rs...Além disso ainda vou comprar o moedor com o Igor hoje, ele deve me enviar amanhã, e como estamos em épocas de festas vai demorar um pouco pra entregarem também. Mas  tudo certo, enquanto isso vamos agregando informações! Rs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
  • 3 months later...

Eu joguei 'Starbucks' na pesquisa daqui e só apareceu esse tópico mesmo. Alguém pode me dizer onde está o outro tópico citado?

 

A Starbucks foi a 2ª das cafeterias que eu fui. Tinha ido antes numa dessas de bairro, onde moro em Niterói e não tinha gostado. Fui pela fama do nome mesmo. O primeiro que provei lá foi o café americano, que achei horrível... :unsure:, aguado que só....pensei na hora "Putz, nunca mais volto aqui". Mas eles têm coisas interessantes....gostei do cappuccino de canela e às vezes tomo o expresso com chantilly. Até fiz o cartão deles, já que o fato de ter várias nos lugares que eu mais vou, é uma mão na roda. No mínimo, é a chance que eu tenho de tomar um café decente fora de casa (café em bar não conta né?... -_-).

 

Mas também tive essa impressão do café lá em geral, ser muito 'queimado' mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Starbucks acho que só vale mesmo pra quem gosta das bebidas doces com chantily e coisa e tal.

O café é torrado pensando justamente nessas bebidas com leite. Daí a torra macho-preteada.

As vezes que eu tomei expresso lá (acho que foram duas) achei horrível.

Nos EUA eu às vezes tomava um café coado. Era ruinzinho, mas dava pra tomar com um pouco de leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tive essa impressão. Quando peço o expresso lá, tem que ser com chantilly....que dá uma disfarçada. O cappuccino de lá, desce tranquilo pra mim....o de canela especialmente. E uma coisa legal a parte, o chocolate 70% cacau de lá é bonzinho também.

 

É notório que a Starbucks é muito mais forte no marketing do que outra coisa. A ideia do cartão deles é ótima (eu mesmo fiz), o fato de ter várias espalhadas também ajuda...enfim, ela atende um certo perfil. Foi o primeiro café mais ou menos decente que eu tomei fora de casa, tendo em vista as outras duas cafeterias de bairro que eu tinha ido aqui em Niterói...(e café de bar não conta né? :P).

 

E eles tentam vender muito essa imagem de que é chique beber um café lá....pra muita gente deve colar (não sei se fora do Brasil é assim também). Tipo era o chocolate Kopenhagen....é legal depois que a gente vai descobrindo mais desse mundo, ver como isso é uma bobagem... -_-. No final, a qualidade é o que conta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...