Ir para conteúdo

Gaggia Evolution + Nemox Lux 150 - O que pode estar errado?


Beto Origens

Postagens recomendadas

Bom... parabéns pela iniciativa de gravar o vídeo.

Vamos ao que realmente te interessa?

 

Quando você fez a compactação você apertou mais de uma vez, isso facilita que o bolho rache durante a extração, canalizando a água e fazendo que partes do café sejam extraídas além do ideal e outras partes nem se quer molhem. Reparei pelo ângulo do tamper que o café não estava nivelado e seu braço não estava na posição ideal.

Quando for compactar, levanta o cotovelo na altura do seu ombro, segura o tamper com o dedão apoiado na base e aperta de cima pra baixo, ao invés de puxar o tamper pra baixo o movimento vai ser jogar o peso do próprio corpo em cima do tamper. Vai apertar apenas uma vez e antes de tirar o tamper de cima do café dá uma rodadinha nele pra polir a superfície do bolo, assim a água vai espalhar por cima do bolo antes de penetrar nele.

 

Sempre antes de colocar o porta filtro na máquina você deve tirar um pouco de água, a água que fica em contato com o chuveiro está muito quente e vai queimar o café. Faz um expurgo de água e coloca o porta filtro imediatamente na máquina e liga, se demorar a água nova que está no chuveiro vai esquentar de mais e queimar o café do mesmo jeito.

 

Quando desligar a máquina retire imediatamente o café, se ele ficar pingando o restinho a crema vai abrir esses dois buracos que você viu.

 

Achei a quantidade de crema boa, se você tomar esses cuidados o sabor vai melhorar bastante. Mais importante que a quantidade de crema é o sabor.

 

Esse seu shot ficaria excelente se compactasse uma única vez, fizesse o expurgo antes de ligar a máquina e retirasse o copo antes de começar a gotejar.

 

Essas são minhas observações, talvez outras pessoas possam te dizer outras coisas. Tenta novamente e conta pra gente o que mudou.

 

Nossa! Muito obrigado pelas observações amigo. Vou aderir a cada conselho seu. Claro que já vou tratar de comprar um tamper melhor rs, um de 58. Com essas dicas vai melhorar ainda mais...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse equipamento é muito bom ! tenho uma maquina dessas! com o tempo vai se adaptar. 

 

 

15 garmas de cafe / 60 ml de agua / + ou - 30 segundos.

Boa sorte!

Obrigado amigo, em breve estarei tirando o melhor que ela pode me dar rs..
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí beto , vc não tem tamper , nem cronometro ou copo medidor , mas fez um espresso , só não teve mais crema por causa da idade da torra.

O tempo é medido entre o momento que vc aperta e para a bomba , esse negocia de esperar o café sair é coisa da SCAA , a maioria faz do jeito italiano entre o início e fim da bomba.

100ml esta pouco , sem o pf no local , faça umas 5 ou 6 extrações de 15 seg tire uma media se continuar na faixa de 100ml , não esta legal , como o sujeito não deve ter feito nenhuma manutenção o chuveiro deve estar sujo .

Com uma chave philips numero 2 cotoco , vc vai retirar o parafuso e o chuveiro , se o negocio estiver preto e muito sujo , estará explicado , se vc tiver uma chave allen numero 5 vc pode seguir em frente e limpar tudo , sua maquina não tem solenoide vc não precisa comprar cafiza , agua e sabão resolvem .

O video do WLL explica bem .

No video os parafusos saem fácil , em uma gaggia nova normalmente o parafuso esta muito duro , vc vai achar aqui muuuitos donos de gaggia que penaram para sacar o parafuso, por isso NÃO ESPANE O PARAFUSO , se vc sentir que esta muito duro e vai espanar , pare e jogue WD nesse parafuso e chuveiro e só mexa no dia seguinte deixe de molho no WD.

Certo meu amigo. Farei tudo isso na sexta feira sem falta e posto fotos do estado chuveiro, e tudo mais. Agora percebo que trocar o filtro single pelo duplo foi a melhor coisa! Sem dizer que descobrir que a máquina tem filtro despressurizado foi uma surpresa. Isso explica então a pouca crema, se fosse um café melhor ou mais.novo estaria ainda melhor os resultados cerro? Tá ótimo pro momento... Só tenho a agradecer até o momento.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o café pode ter estragado quando você moeu e jogou no copo Starbucks.. :lol: :lol:

Mas tipo.. Segue a orientação do Caê aí em cima.. Deve ser grupo sujo mesmo..

E neste seu shot faltou só uns gelinhos e uma dose de whisky.. :lol:

Kkkkkkkkkk, elaia Miyamoto, sempre achando os defeitos rsrs, vim tomando um moca no dia que fui conhecer o bendito kkkk o copo até que serviu pra algo, mas não pode lavar até enxarcar kkk é de papel...fica tranquilo que não me pegam mais não kkkk. Viu o copo é o que tinha no momento rs...vou evoluir ainda vai ver só kkkk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito das dicas dos colegas.

Já tenho minha Evolution há bastante tempo, uns 3 anos!

Comprei nova em um site nacional (não lembro mais o nome).

 

Então resolvi seguir as dicas simples, como não repetir a compactação, e senti uma melhora razoável na extração.

Também fiz o teste dos 15 segundos, e consegui uns 130 ml de água;

Nunca fiz uma descalcificação! Poderiam me indicar um vídeo que demonstre o processo?

 

Pretendo vender minha evolution e partir para um upgrade, talvez uma classic.

Se souberem de alguma será muito bem vinda a dica!

A minha devo anunciar no ML nos próximos dias!

 

Grande abraço e um excelente 2015 a todos!

Fiquem com Deus.

Fábio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que foi que eu perdi Miyamoto?

 

Até hoje ainda estava tentado a pegar uma superautomática rsss

Exatamente hoje recusei a entrega dos correios de uma Jura C9 que havia comprado por 2500;

Até o último minuto ainda estava na dúvida se ficava ou não kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabão? Xiiii..

 

Cafiza e Joe Glo são detergentes próprios para este serviço.. Fazem milagre viu.. :lol:

 

Sabão foi modo de dizer rsss

Usei um pouco de um produto para limpeza de alumínio!

Ficou até que bem limpo hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua maquina não tem solenoide e não precisa fazer backflush , portanto cafiza não faz muita falta , mas se vc comprar uma classic ou twin aí sim vale a pena comprar .

 

Se vc usou agua filtrada é dificil ter problema de calcificação no Brasil , mas como o pais é um continente sempre tem exceções , no Parana tem cidades com agua tão dura quanto na Europa , mas como eu disse seria uma exceção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua maquina não tem solenoide e não precisa fazer backflush , portanto cafiza não faz muita falta , mas se vc comprar uma classic ou twin aí sim vale a pena comprar .

 

Se vc usou agua filtrada é dificil ter problema de calcificação no Brasil , mas como o pais é um continente sempre tem exceções , no Parana tem cidades com agua tão dura quanto na Europa , mas como eu disse seria uma exceção.

 

Sempre usei água filtrada!!

Moro na zona da mata de Minas, pertinho de Alto Caparaó, região produtora e premiada!

Aliás, minha cidade (Espera Feliz) também já foi premiada em concursos estadual e nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal rssss

Pertinho mesmo...

Tenho parentes lá também!

 

Aqui temos Manhuaçu, Manhumirim, Alto Caparaó e Espera Feliz... todas produtoras de café!

Meu pai é caminhoneiro e transporta muito café para Manhumirim e Manhuaçu, de onde partem para exportação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de descalcificar tira o chuveiro e veja se esta limpo.

 

Carlos, voltei a mexer na máquina hoje. Bom  tirei o chuveiro como você disse, e cara mais da metade dos buracos estavam entupidos. Ai tirei os outros dois parafusos, que você disse que poderiam estar  bem presos, e pra minha surpresa estavam soltos. Apertados até o final, mas soltos....Tirei e limpei bem. Enfim, fiz um belo trabalho, recoloquei tudo no lugar, e refiz o teste de vazão rs...E cara, infelizmente deu na mesma, apenas 100ML de água em 15 segundos. Deve estar com problemas de calcificação mesmo. Vou amanhã atrás do produto para descalcificar. Sobre o café, paguei hoje, o Alexandre torra hoje mesmo e amanhã já me envia o blend dele. O Tamper 58mm o vendedor vai me enviar na quinta agora e chega na sexta ou sábado. Ai vamos poder fazer um teste a altura rs. Segue a foto que você me pediu do chuveiro assim que tirei:

 

http://i.imgur.com/GvFbpcC.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não esta tão suja , quando nunca fazem a limpeza do chuveiro ele fica preto de restos de café , essa areia esta mais para calcificação.

 

Se vc ler sobre descalcificação na caldeira de aluminio gaggia , vc vai encontrar varias opiniões sobre diferentes produtos para descalcificar , na minha humilde opinião eu usaria o líquido oficial da gaggia .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, Li muito, praticamente TUDO o que existe sobre caldeira de aluminio na Gaggia e descalcificação.Foram quase 3 horas lendo. Porém não cheguei a uma conclusão. Visto que minha máquina está apresentando alguns sinais de calcificação, e que ela tem caldeira de aluminio, seria muito ruim usar o ácido cítrico para fazer o processo de descalcificação?  Percebi que o pessoal aqui abre a máquina para ver de perto o problema. Porém fui tentar abrir a minha para ver se algo estava oxidado ou tinha sinais de calcificação, retirei o parafuso único que tem em cima, a tampa quase saiu por inteira, apenas a frente e a lateral onde está o regulador de vaporização ficou preso. Com isso fiquei com medo de forçar mais e desisti de tentar abri-la. 

 

Carlos, para acabar com minha dúvida seria simples, apenas comprar o descalcificador da Gaggia, visto que se é da própria Gaggia, não teria problema usar em uma caldeira de aluminio, eles devem ter pensado nisso rs. Porem não o acho para compra.  Contudo, pelo que andei vendo o preço dele pode ser relativamente alto em comparação ao ácido cítrico. Minha pergunta: até que ponto o ácido cítrico prejudicaria a caldeira em relação ao descalcificador da prórpia Gaggia? Pois acredito que os dois tenha componentes ácidos na fórmula não? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...