Ir para conteúdo

Moedor manual intermediário (até uns R$ 600) p/ expresso


Postagens recomendadas

Oi gente, tudo bem?

 

Esse é o meu primeiro post então deixa eu me apresentar. Me chamo Pedro, participei do último Terça Expressa (29/12) sobre a extração de um expresso em casa (conduzido pelo Rodrigoks) e um novo mundo se abriu para mim :P

Na época que morava em Porto Alegre eu era frequentador assíduo do Baden e por isso já fiquei muito mal acostumado com os cafés especiais. Até então não achava que era possível fazer um expresso razoável em casa sem equipamentos muito caros, por isso ficava só na Aeropress. Só que agora resolvi investir um pouco para me aventurar no expresso.

 

Já aprendi que faz muito mais sentido começar com uma máquina simples e um bom moedor do que o contrário. Agora preciso decidir qual moedor vale mais a pena comprar.

 

Estava querendo gastar até uns R$ 600 (no máximo R$ 800) em um moedor. Como devo fazer só um ou dois cafés por dia, me pareceu fazer mais sentido (pelo preço) pegar um moedor manual melhor do que um moedor automático pior (certo?).

 

Até agora queria o OE Lido 2, que estaria dentro do preço (considerando o custo e o envio). Só que adicionando a possível tributação acaba ficando caro demais. Abaixo do valor dele me parece ter um intervalo grande demais. Pesquisei já tanto Hario quanto Porlex (~ R$ 200), mas parece ter uma diferença bem significativa de qualidade (entre eles e o Lido). Existe algo mais intermediário?

 

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja vem vindo..

 

Já que seu orçamento para o moinho é razoável, talvez você se interesse por um elétrico bom como o Nemox por exemplo.

 

Manual nesta faixa de preço não saberia dizer..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo! Entre Hario/Porlex e Lido, manual e para espresso só conheço os moedores da Zassenhaus (Alemanha). Modelos Havanna, Panama, Guatemala e Quito:

 

http://www.zassenhaus.com/index.php?p=2&u=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente no Brasil as opções são poucas , 800 é um bom valor , o problema é que um manual tipo o Lido 2 de 175 dolares chega aqui por mais de 1100 reais. Nessa faixa de preço é mais vantajoso comprar um Nemox com o Igor ou um Encore com o Alexandre , ambos estão na faixa 800 e são muito bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, bem melhor, mas não chega na qualidade do Lido (mós menores etc.). No Kaffeenetz tem tópicos sobre os manuais da Zassenhaus. Só para espresso o Panama é recomendado, mas ele não serve para coado ou PF:

 

http://www.kaffeeshop24.de/product/zassenhaus-espressomuehle-edelstahl-panama.504558.html

 

Concordo com o C. Eduardo que um Baratza faz mais sentido aqui. Mas só se ele não quer o moinho para viagens, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um Zassenhaus (modelo antigo, o Heidelberg) e o Vario para espresso. Para torras claras gosto mais do resultado com o Zassenhaus na xícara: menos equilibrado, mas mais brilhante. Por causa disso quero um moedor cônico melhor do que o Zassenhaus: o Gil1 que deve ficar pronto esse mês ainda ... Rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com $800 também acho que já vele a pena um elétrico. Tenho um Encore e ele já dá conta do recado, mesmo pra filtro despressurizado. E como disseram, tem os nemox do Igor também. Também tenho um Hario mini que levo nas viagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo amigo. Como alguns já recomendaram ai em cima, engrosso o coro para os Nemox do Igor. Paguei 500,00 pelo meu Nemox Lux 150 + Frete, mas o Igor ainda tinha pelo menos dois Nemox Pro, que é ainda melhor se não me engano por  700,00. Estou moendo com ele desde terça feira e é só maravilhas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente,

 

Obrigado pelas dicas. Realmente não há a necessidade de comprar um moedor que seja portátil. Nesse caso vou em um elétrico mesmo.

 

Em um dos videos que assisti sobre o Baratza Encore (

) eles diziam que ele não é bom para espresso. Faz sentido isso? É o contrário do que lí aqui pelo forum. 

 

Entre ele e o Nemox, dá pra considerar algum deles melhor?

 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, liga não, o Encore já dá conta do recado sim... é que nos EUA, com milhões de opções e preço mais em conta, fica fácil sugerir modelos elétricos superiores pra expresso. Por aqui é o que tá tendo  :P só observando que se escolher o Encore mesmo é bom conferir o ajuste interno se está no mais fino. Ou comprando com o Alexandre ele já faz um mod pra afinar.

 

Miyamoto, o meu o Alex mandou "microajustado". Expresso de 9-14, FP faço no 30, então tá chegando fácil... até gostaria que os passos fossem menores de fábrica pra aproveitar mais essa faixa central, mas nem tenho muito o que reclamar. Observando que se você considerar a moagem lá da Academia pra FP, aí não deve chegar... mas pra mim daquele jeito não rola, não gosto de chafé...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...