Ir para conteúdo

Minha Experiência em portabilidade para fazer café dentro do carro em viagens com baixo custo


Postagens recomendadas

Nas festas de fim de ano viajei para Curitiba e Ponta Grossa passar as festividades com familiares, como é uma viagem relativamente longa uma média de 600km e as cafeterias nesse trajeto são muito ruins, montei meu kit viagem de baixo custo para fazer um café fresco e de boa qualidade.

Utilizo de uma garrafa para esquentar a água confeccionada de vidro que tem uma base digital com um display onde você seta a temperatura até a fervura se quiser, essa base tem um fio que é ligado no aquecedor de cigarros e um suporte que pode ser encaixado na saída da ventilação do carro onde não precisa ficar segurando na mão, demora uma média de 15 minutos para ferver uns 200 a 250ml de água.

O kit é composto:

Dessa garrafa digital de vidro transparente

Aeropress com filtro de metal

Porlex mini

Uns guardanapinhos de papel

Saches de açúcar

um mexedor de açúcar descartável.

e uma caneca para extração

Como eu fiz?

Antes de começar a viagem deixei nesta garrafa uns 200ml de água, no porlex deixei dentro dele uma média de 23g de grãos. Hora que deu vontade de tomar o café liguei a garrafa no acendedor de cigarros setei a temperatura e deixei esquentando, passado uns 15 minutos moi os grãos no porlex, parei no acostamento coloquei o pó na aeropress depois a água mexi aguardei um tempinho e fiz a extração no piso do carro mesmo, pois fiquei com receio de virar a caneca e acontecer algum acidente com a água quente.

Mas porque estou relatando isso?? Pela praticidade, pelo baixo custo e pelo fato do café ter ficado ótimo, são tudo coisas pequenas que pode ser levado tranquilamente em viagem, para extrair você gasta 3 minutos parado no acostamento, na volta fiz a mesma coisa, leva tudo dentro de uma sacolinha e pronto, um café moído na hora, com torra nova, pra que coisa melhor?? Acho que fica melhor do que comprar um sache de uma handpresso por ex.

Taí a dica para quem quiser tomar bons cafés em viagens e não quer perder tempo em cafeterias ruins beira de estrada :)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rss não é que leva a sério Otávio, é um hobby, uma diversão, claro que para muitos é um exagero fazer um café dentro do carro, não há necessidade, mas neste caso é a questão da diversão mesmo, ser muito regular ou normal o tempo todo é chato, as vezes é bom dar uma dose de doideira no cérebro hehehehe, imagine se alguém poderia imaginar que estaria com o carro parado em um acostamento fazendo um café quentinho feiro na hora dentro do carro, com aquele aroma fantástico, o mundo, as pessoas e suas loucuras, nesse hobby tem muito disso e olha que tem hobbies que há mais doidos e loucuras ainda viu rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que não seja requentada...

Por isso que gosto de ir ao RJ e pedir uma média na Rio Lisboa, além do leite, a tradição também ajuda a disfarçar o gosto...

Mas voltando ao tópico, Roger, que marca é essa a garrafa de vidro que liga na bateria e esquenta com a temperatura desejada? Me interessa, apesar de eu também ser preguiçoso, além de medroso (no meu caso, faria o café no estacionamento da lanchonete/restaurante/posto, hehehe).

Outra, a ordem do relato não é bem essa né? Vontade de beber café, esquentar a água, moer no Porlex e então parar no acostamento? Moer café e dirigir na estrada ao mesmo tempo não me parece muito seguro, além de constituir infração de trânsito :P  (por dirigir com uma mão só, esses dias um motorista foi multado, em razão desse fundamento legal, por pegar um Mentos menta enquanto dirigia o seu Porsche, tudo isto constou no auto de infração; o fundamento real, claro, não foi esse).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahaha, estava no banco da carona, meu pai estava dirigindo, por isso que foi mais fácil, só parei (na verdade pedi para ele parar) para fazer a extração na AP mesmo, então foi rápido e prático. Mas mesmo se estiver sozinho no carro, parar no acostamento para moer e fazer a extração em 5 minutos faz, a maior vantagem mesmo é tomar um excelente café feito na hora, sem passar desgosto em cafeterias, claro que se no caminho tiver uma cafeteria boa ai dá para tomar, mas não sei não se vai ser mais rápido que dessa forma que fiz, fila pra pedir, pagar, etc, é apenas uma maneira de se fazer café em viagem, caso a pessoa seja muito dependente de café, eu não ligo não, fiz por experiência e diversão mesmo, mas passo tranquilamente o dia sem café rss

Já a marca da garrafa eu não lembro, quando estive em casa dou uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora entendi.

 

Pela ordem cronológica do relato, você disse que moeu o café depois parou no acostamento.

Fiquei imaginando você moendo o café no Porlex enquanto dirigia. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Esses dias de pré e pós carnaval viajei bastande de carro (+ ou - 2000k) e também montei meu Kit de café "automobilistico":

 

- Moedor Hario mini.

- French Press Bodum travel.(de aço inox e termica)

- Dois "rabos quentes", um de acendedor do carro e outro elétrico, o rabo quente é uma resistência própria para esquentar agua.

- Garrafa termica de aluminio com capacidade de 500ml.

- Xícaras de agata(?).

- 500g de café em grão, metade Catuai amarelo da Coffe Lab e metade do do mês do Clube Café, mais 250g comprados de um produtor local de Ibitipoca.

 

Tudo acondicionado em uma mochila de apetrechos para chimarrão comprada a anos e nunca usada até então.

Aquecia a agua no Bodum, após aquecida transferia para a garrafa e após colocar o café na Bodum a agua voltava para ela, enquanto  agua aquecia providenciava a moagem dos grãos.

Não cheguei a fazer no carro, mas tive café de primeira em todos os momentos que desejei.

Usando o rabo quente de tomada a agua fervia em menos de 4 min, e no acendedor levava uns 15 min.

 

Abs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz algumas variações do meu kit de viagem antes da HandPresso Auto (HPA), que hoje é minha companheira de andanças, e não apenas de viagens. Como sempre tenho bons saches comigo, já que carrego a HPA pra lá e pra cá no dia-a-dia, isso não muda muito quando vou viajar.

 

Mas isso não significa que eu não goste de outros métodos, principalmente quando vou acampar.

 

No momento, prefiro um Moka a um AP, principalmente na estrada, então levo uma "lancheira elétrica" RoadPro de 12V que liga no acendedor do carro. Essa "marmiteira" aquece legal, faz um Moka excelente na Bia3, sem queimar. Embrulho o Hario Mini, a Bia Moka 3, um pacote de grãos e as xícaras numa toalha de cozinha e guardo dentro da própria "lancheira elétrica". FIca apertado a ponto de não balançar, então é bem seguro.

 

Quando vou acampar com os amigos, é muito mais bacana levar esse kit e também um pequeno fogareiro a butano, pois fazemos mokas em torno do fogareiro (no qual também aquecemos comida e fazemos chás) e usamos a lancheira elétrica pra preparar um belo moka nas paradas de descanso. E eu levo sempre umas forminhas de marmitex novas, pois dá pra aquecer lanches, pizza e sanduíches sem melecar o interior do equipamento, então é só guardar tudo dentro de novo e seguir viagem.

 

Muito útil, fiquei contente de ter comprado esse "gadget". Se alguém for comprar, tem uma "manha" pra fazer Moka: como a "lancheira" esquenta muito mais depressa fechada, eu coloco só a base da Moka dentro, já com água, e ligo pra pré aquecer. Quando começa a fazer bolhinhas eu coloco o filtro com café e monto a Moka, e deixo aquecer pelo tempo restante com a tampa semi-aberta, pois não fecha com ela montada. Desse modo fica pronto em menos de 8 ou 10 minutos, e o tempo de pré-aquecer a água é o tempo de moer o café com tranquilidade no Hario Mini. Se tentar preparar tudo e aquecer aberta, do zero, demora mais de 20 minutos.

 

E a HPA tá sempre junto pra quando dá uma larica com o carro andando: se é a esposa no volante, faço espresso pra nós dois sem ter de parar ;)

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...