Ir para conteúdo

Ninho da Águia, melhor café de 2014?


Postagens recomendadas

Quando comprei pela William & Sons achei um ótimo café, mas este da compra coletiva mesmo tendo alguns grãos defeituosos e sem passar peneira me surpreendeu, achei diferente do que eu comprei do William,  como mencionei em algum tópico aquele cheiro quando você o mói de estar passando em frente a uma usina de açúcar  (dá a impressão desse café da Faz. NDA ser fermentado) é bem comum em alguns cafés africanos onde se sobressai bastante o aroma, o gosto remetendo "terra".

Esse da compra coletiva poderíamos sim chamar de um café exótico, diferenciado dos que estamos acostumados, pra mim os mais exóticos nacionais que provei até hoje foram esse NDA e o frutado ao quadrado do Leo Moço que não me recordo o nome da fazenda. Agora se foram os grãos defeituosos que deram esse gosto e aroma exótico aí eu já não sei, pois não me prontifiquei a ter o trabalho de ter que ficar escolhendo grãos.

Penso que o prêmio foi merecido, segue o link com a matéria:

 

http://sites.uai.com.br/app/noticia/encontrobh/revista/2015/01/05/noticia_revista,151822/de-surfista-a-cafeicultor-premiado.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, nem o NDA da compra coletiva nem o da WS é o que ganhou o premio. Esse que ganhou o premio eu tomei na Academia e esse é realmente mais aromático ainda e já o grão torrado tem um cheiro de bergamota extremamente forte. Achei até um pouco enjoativo. Tambem gostei muito do NDA da compra coletiva (mas catei antes da torra).

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me fugiu esse detalhe Burny, os que enviam para os concursos são realmente os mais bem selecionados, muitos ficam até indisponíveis para nós, mas se for a mesma variedade de grãos, o mesmo terroir diferenciando alguns detalhes de sombreamento, altitude, etc, pergunto a você que experimentou este eleito o café do ano e o da compra coletiva,  dá muita diferença em termos de sabor e aroma? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, eu fiz essa pergunta para o Clayton na última vez que o encontrei. Ele me respondeu que o café é o mesmo e o que muda é o talhão e a data em foram colhidos e processados. Os que são colhidos tardiamente são mais privilegiados pelas características da região. 

 

Hoje eu torrei a amostra que ganhei dele no Espaço Café Brasil. Vocês acabaram de me dar uma excelente ideia, já que meu torrador ainda tá montado, vou tentar reproduzir a mesma torra no café da compra coletiva, são cafés diferentes. Assim poderei comparar os dois. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o premiado bem mais cítrico e o da compra coletiva talvez menos exótico, mas melhor para espresso. Mas é meio difícil comparar um café que eu torrei em casa com cafés torrados por profissionais como o Jonathan e o Bruno. Talvez o Igor, Luis e o Miyamoto podem comentar. Eles também tomaram o NdA da Academia.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A torra influencia muito também, inclusive em sua complexidade, mas será interessante se o Igor fazer esse teste, com os 2 cafés (que na verdade pelo visto o maior diferencial em relação ao outro é a colheita mais tardia) com torras similares para efeito de comparação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se foi o melhor, mas comparado com o NdA (W&S) de 2013, o desse ano achei (bem?) diferente.

Gostei mais do de 2013.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, se você é leiga, imagine eu rs. Não seja modesta rs. Estou curioso para experimentar  o que está chegando pra mim, o famoso blend do Alexandre. Me enviou de duas formas, uma torra mais escura, outra mais clara pra eu poder analisar e ver qual gosto mais. De qualquer forma, o Ninho da Águia será dos próximos, café esse que me instiga a começar pelo nome da Fazenda rs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dos cafés nacionais, o NdA sem dúvida é uns dos meus três preferidos, e olha que já experimentei de dois torradores diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Não lembro se chegamos a experimentar no 9º Espaço Café Brasil a torra do Clayton, acho que ele só mostrou pra gente. Super clara, tipo clara mesmo! O que eu me lembro bem foram as palavras usadas pelo Alexandre Velloso, e mais tardiamente compartilhada pelo Ivan da Academia do Café, para descrever a torra. 

 

Sei que os cafés da F. Ninho da Águia, independente do ponto da torra, me agradam muito (levando em consideração uma torra bem executada, é claro). Só fazendo um adendo, nem sei se esse comentário caberia aqui, recentemente tomei um café com o mesmo nível de qualidade do NDA e com a mesma exoticidade. O café é do Espirito Santo, da cidade de Brejetuba. Se não rolar o Clayton para a próxima compra coletiva dessa safra, vou tentar muito arrumar uma saca desse café. Os que são fãs do NDA vão gostar muito, tenho certeza! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém experimentou o torrado pelo próprio Clayton? Esse tem muita bergamota.

Tomei tanto o 2013 como o 2014 dele, ambos com sua torra clara. Do que me lembro gostei mais da safra de 2013.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém experimentou o torrado pelo próprio Clayton? Esse tem muita bergamota.

realmente eu tb nao gosto dessa torra. muito clara. acredito que seja tercerizado a torrefacao e talvez falte um pouco de orientacao no tipo de torra. ja peguei pacote que a torra estava tao clara que lembrava gosto de amendoiim, ou seja um pouco cru.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, era um da fazenda da águia que o Jonathan estava vendendo por uns 40 reais, 250g, trazido direto do produtor? Esse tinha um gosto de terra molhada e um pouco doce, até um pouco enjoativo, mas achei uma complexidade absurda, pelo menos dos que eu havia experimentado até então. Acho que ficaria bom em um blend.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Ainda tenho um pouco dele congelado. Muito complexo, muito doce, muita bergamota. Mas um pouquinho de fruta verde...

 

Acho que um café assim merece sim uma torra clara pra destacar a complexidade do grão. É uma faca de dois gumes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uns cafés que a linha é muito tênue entre a torra ficar clara e boa ou ficar clara e gosto de cru, o café do Clayton até que aceita bem uma torra bem clara sem dar aquele gosto bem pronunciado de cru, de palha de café, pra falar a verdade alguns cafés conseguimos torrar sem muita dificuldade a tal da torra bem clara, outros são bem complicados, esse NDA se tiver uma próxima oportunidade de comprar ele cru gostaria de fazer uma torra beirando o 2º crack, só para ver como ficaria.

Outro café que tenho bastante curiosidade de torrar em casa mas não sei como adquiri-lo cru é o Orfeu, acho que deve ser um grão de fácil torra, mesmo uma mais clara pois já peguei um pacote que a torra estava mais clara que o habitual e o café ficou super suave, ressaltando exageradamente amêndoas torradas, eu gostei :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, já torrei o NdA da compra coletiva com uns 15.x % de perda e perto do 2C. Ficou sim muito bom no espresso e lembrou um pouquinho do exótico do Mario, mas mais cítrico.

Abçs

Burny.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz outra torra do Catuaí vermelho NA.

A torra anterior me agradou bastante

senti nos últimos dias, umas notas de kiwi que associei à torra clara 13,5%

Mas no geral o perfil me lembrou bastante a torra feita no WSC, o que me pareceu muito bom.

Gostaria de comprar mais cafés dessa fazenda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...