viniciusfm Postado 11 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 11 Janeiro 2015 Comprei na Amazon, por um dólar, o livro How to Make Espresso So Good You'll Never Waste Money on Starbucks Again, Luca Vincenzo, responsável pelo site http://www.makingespresso.com/. http://www.amazon.com/Espresso-Youll-Starbucks-Coffee-Maestro-ebook/dp/B006VOKCFM/ref=asap_bc?ie=UTF8 Diria que para um iniciante (a quem o livro se propõe a contribuir), é uma leitura bem interessante. O inglês é tranquilo, e o dicionário do Kindle ajuda bastante quem, como eu, não domina satisfatoriamente o idioma do Bardo. Ele explica tudo com clareza, a maioria das suas colocações são compartilhadas pelos foristas mais experientes daqui, com exceção de algumas: (i) ele gosta de máquinas automáticas, e não compartilha da opinião que o resultado não depende inteiramente do barista; (ii) recomenda o uso de um moedor de lâminas, mesmo noticiando todos os seus defeitos, a quem não pode comprar um decente de mós, omitindo sobre a opção dos moedores manuais; (iii) não recomenda congelar os cafés, pela condensação do grão, e por pegar gosto do freezer, argumentando que era a substância utilizada para neutralizar cheiros na geladeira, antes do advento do bicarbonato de sódio; (iv) recomenda o uso de Cafiza após cada uso, alegando que detergentes comuns comprometem os óleos do café; ; claro, para ele é baratinho. O que mais gostei foi das informações sobre a cultura do café, colheita prematura que acaba comprometendo a qualidade do grão; sobre os diferentes processos de secagem, como isso influencia na bebida etc., pretendo ler novamente essa para apreender bem o conteúdo. Ah, ele é fã dos cafés brasileiros, e encoraja o leitor a criar os seus blends, dando dicas de como fazê-lo. Por fim, acho o livro peca por não abordar a brew ratio com a atenção merecida. Não se se entendi bem, mas ele disse que é possível emprestar o ebook, e coloca um link informando como. Se for isso mesmo, e alguém o quiser, fico à disposição. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Álvaro Gomides Postado 12 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 12 Janeiro 2015 Fiquei na vontade de ler! Como você mesmo sabe estou na luta pelo moedor, e vejo que a regularidade é o maior problema dos moedores de lâmina, além dos óleos. O que leva será ela à não citar os moedores manuais? A "preguiça" norteamericana ou a facilidade em encontrar bons moedores por preços baixos? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniciusfm Postado 13 Janeiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Janeiro 2015 Alvaro, Como disse, o autor critica os moedores de lâminas, por não dar resultado uniforme e por esquentar demais o pó, mas refere que é melhor do que comprar já moído. Acho que ele não refere os manuais (de entrada) por ser meio exaustivo para espresso. Por exemplo, as vezes acerto o shot na quarta tentativa, o que dá 54g de pó. Moer isso nesses manuais é quase humanamente impossível. Claro que num lido, pharos ou hg one a história é diferente, mas todos são tão caros quanto os elétricos. Quando tiver um tempinho escreverei para o autor e indagarei a respeito, alem das outras questões que me chamaram a atenção. Mais uma vez, recomendo a leitura, que teria me poupado muito tempo caso tivesse lido quando comecei a estudar as coisas do café. Caso queira, posso te emprestar, basta descobrirmos como funciona isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas