Ir para conteúdo

MOEDORES PARA CAFÉS DIFERENTES.


GUILHERME MARTINEZ

Postagens recomendadas

Gostaria da opiniao de vocês no seguinte ponto. Há alguma opção que não seja tao cara para conseguirmos moer cafés diferentes (EX UNIQUE, SANTO GRAO, JUAN VALDEZ, FAZENDA PESSEGUEIRO,...) em uma mesma cafeteria? Não poderemos usar 20 moedores grandes...o ideal seriam 3 pequenos que pudessem ter a agilidade de limpeza. Comprei o da Cuisinart, porém a granulometria é bem ruim. Os portáteis tipo Cadence seriam uma opção porém teríamos que cadastrar para cada café quantos segundos deveria ficar apertado.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que não compra apenas um moedor bom e usa um café diferente por semana ?

 

Amigo, cuisinart e cadence são moinhos domésticos e nem são moinhos domésticos bons, muito menos para uma cafeteria.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a moedor não existe solução barata , para fazer um café de qualidade vc necessita de moedor e café bom , moedor é caro em qualquer lugar do mundo , sendo que no Brasil é mais caro ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho essa é a ideia do Forte da Baratza. Um moinho pequeno e mais barato, mas com qualidade comercial. Assim pode usar 3 Fortes numa cafeteria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

A cafeteria de referência aqui em POA é a Baden Cafés Especiais... Tenho a impressão de ter visto uns dois ou três moedores comerciais lá, mas eles trabalham da forma indicada pelos foristas: oferecem um café por semana, e indicam na entrada o que está no moinho.

 

Além disso, café precisa ser novo, acho muito difícil uma cafeteria pequena (na verdade, não sei a magnitude do seu negócio) conseguir uma logística eficiente para oferecer quatro ou cinco cafés diferentes aos seus clientes, sempre com torras novas. Já li relatos por aqui de cafeterias assim, acho que em NY, mas creio que elas torram os próprios cafés oferecidos.

 

Eu, como cliente, posso garantir que aprecio muito o sistema adotado pela Baden, já que no mesmo lugar posso experimentar em cada visita cafés diferentes, sempre bem tirados.

 

Boa sorte, desejo sucesso no empreendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Armazém do Café no Rio oferece uns 5 cafés de regiões diferentes, todos com moedor comercial próprio. Investimento inicial considerável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moer por dose não pode ser a opção?

 

Claro que em horários de pico, complica. Mas analisando o movimento da Academia por exemplo, moer por dose não parece ser problema.

 

Talvez um moinho para espresso e um outro para demais métodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é moer por dose mas sim se fizer dessa maneira toda hora ter que ficar fazendo ajuste no moinho de acordo com o grão escolhido pelo cliente, imagina a trabalheira hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que o Versalab não é um moedor típico!  ;)

Creio ser possível dosar por massa na balança ao utilizar sem o hopper.

 

De qualquer forma, ficar alterando a regulagem do moedor em ambiente comercial soa contraproducente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que funcionaria bastando o operador checar/mudar a regulagem antes de moer.

 

Como o grão da casa sairia bem mais (mais barato) mudanças só aconteceriam para os grãos especiais.

 

Após moer pro grão especial o operador pode até voltar a regulagem pro da casa.

 

Claro que o moedor tem que ser bom, de baixa retenção. O versalab deve ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comercial bom não precisa ter baixa retenção. A menos que se queira fazer o que aqui se propõe.

O Versalab deve ter retenção muito baixa, em princípio seria possível alterar a moagem entre grãos. Porém sou resistente à idéia. Em uma cafeteria movimentada é um convite ao erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vários lugares (o Sofá, por exemplo) usa um comercial pro expresso/blend da casa. Para coados usa um Krups, métodos um pouco mais tolerantes com a moagem (sem discutir mérito de particulados, principalmente se a casa oferecer prensa). Mas é um moinho que retém muito, contaminação entre diferentes grãos seria quase inevitável. Remover a mó após cada moagem para limpar + duto de saída tomaria um tempo que o ambiente comercial pode não ter.

 

Melhor do que o Krups, talvez um Encore. Mas sem muita variação de grãos.

 

O Versalab é caro? O colega solicitou moinhos baratos. Mas uma boa cafeteria não pode trabalhar com moinhos inconstantes, ainda mais se vai oferecer diferentes e bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro e barato varia com o bolso do cidadão. Como ele citou Cuisinart e Cadence, temos idéia do tal bolso. Então...

 

Há alguma opção que não seja tao cara para conseguirmos moer cafés diferentes (EX UNIQUE, SANTO GRAO, JUAN VALDEZ, FAZENDA PESSEGUEIRO,...) em uma mesma cafeteria?

Não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu teria teria um moinho comercial para para o blend da casa e usaria o Vario (ou o Gil1 kkk) para moer por dose um segundo grão especial. E talvez usasse um mais simples para coados e aeropress.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Enquanto mantivemos as cafeterias em funcionamento, utilizávamos, para os expressos, um moinho comercial para cada um dos 3 tipos de cafés fixos do cardápio e um 4º moinho, também comercial, que funcionava por doses para os cafés extraordinários. Nesse moinho, Mazzer SJ, pouco se alterava a regulagem entre distintos grãos, porque não mostrava-se necessário.

Já para os coados usávamos o enorme Probat/Leogap M5, pois a mudança de regulagem era rápida, simples e eficiente, apesar de contar com poucos pontos - 12 no total.

Assim foi por ao menos 7 anos e o resultado me pareceu o melhor possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...