Ir para conteúdo

Tampers personalizados


Deivid Keler

Postagens recomendadas

Deivid, o pessoal que entende normalmente fala que só precisa do flat para o filtro duplo ou triplo. Problemas como distribuição errada de pó e channeling vc não resolve com os outros tampers, vc só mexe com os sintomas.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deivid isso foi discutido aqui :

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/19-qual-tamper-escolher/?hl=%20tipos%20%20base%20%20tampers

 

No HB também tem muita coisa sobre diferenças , muita discussão e pouca luz , minha humilde opinião é que não faz grande diferença , eu comecei com um flat , depois comprei um curvo e agora estou usando um c-ripple , esse último deixa um visual legal , como falei diferença se existe para mim é imperceptível.

 

Pela foto vc visitou o facebook do jctampers , é ele que fornece tampers aqui para loja do CDC.

Se esse é seu primeiro tamper comece com o flat .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí que o pessoal postou. Tenho um bocado de filtros e alguns tampers, mas o que mais uso, de longe, é o C-Flat, pois gosto de fazer "nutation" e o C-Flat ajuda bastante, além de evitar canalização por descolamento do bolo.

 

Mas comecei com um Flat, como sugeriu o CaÊ, e foi uma ótima escola, pois não cria nenhuma dependência ou vício de uso.

 

E, se quiser ajudar o CdC a pagar as contas de hospedagem, compre na lojinha do CdC, que quem fabrica é o JC da JC-Tampers, você recebe no mesmo prazo, com a mesma qualidade, compra por meio de uma loja amigável e fácil de usar, recebe seu tamper com o Logotipo do Clube do Café e ainda ajuda a manter o site no ar. Quer mais que isso??? ;)

 

http://cafecomvc.loja2.com.br/

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um c-ripple de 58mm e um euro-curve de 49mm.

 

O c-ripple cria aquelas ondas em cima do bolo de café, faz com que as partes baixas fiquem com uma pressão ligeiramente maior do que as partes altas. Ao meu ver, força várias canalizações controladas para evitar uma canalização inesperada.

 

Já o euro-curve faz que o bolo fique mais fino no centro e um pouco mais espesso nas bordas, assim a pressão para que a água "rompa" a superfície do bolo é menor, fornecendo uma boa consistência e facilita a operação de máquinas manuais, que é o meu caso, utilizo na Pavoni, assim consigo usar uma moagem ligeiramente mais fina e descer a alavanca com certa facilidade maior do que um flat me proporcionaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcísio, se a distribuição de café no filtro for uniforme, o Euro-Curve vai fazer com que a densidade no centro seja maior que das laterais. Desta forma, a água tenderia a escoar pela borda do filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, a pressão pra romper as laterais é menor, assim como no C ou no C ripple. A diferença é que no euro curve a água começa a penetrar o bolo pelas laterais até encharcar o bolo completamente. No flat ela deveria fazer isso uniformemente em qualquer ponto.

 

Acho que não me expliquei bem lá em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que havia entendido, você dizia que pelo fato da espessura do centro ter ficado menor, a água escoaria pelo centro mais facilmente..

 

[emoji14]

 

C-Flat também é o mesmo caso, mas não acho que no C-Ripple faria tanta diferença...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jamais jamais... Pior que lendo novamente fiquei com a mesma impressão.

Mas é isso aí, a água vai procurar o caminho mais fácil, ou seja, o menos compactado.

Pra quem tem máquina manual é melhor ir de qualquer tipo que não seja o flat. Uma vez que é você quem vai fazer a pressão...

 

Já pra máquinas de bomba elétrica, acho que o resultado da xícara não muda muito... Assim, distribuindo bem e compactando nivelado... Se bem que se fizer tudo certo qualquer coisa fica fácil....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem tem máquina manual é melhor ir de qualquer tipo que não seja o flat. Uma vez que é você quem vai fazer a pressão...

Pressão é pressão, por bomba ou por pistão...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai Mortari...

 

Se o pó está nivelado e o tamper possui uma parte mais espessa que outra, nada mais justo que pensar que haverão pontos com diferentes compactações não é?

 

Não acredito que o pó se acomode igualmente durante o tamping..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Justo" não sei, mas pra mim não é tão óbvio. Só queria saber se você tinham algum embasamento ou se estão afirmando na base do chute.

 

Se for na base do achismo, eu chutaria que quando o centro do tamper convexo começa a tocar o bolo ainda fofo ele mexe mais com a distribuição do que com a compactação, empurrando o pó em direção às bordas. Assim, contando que a distribuição estivesse uniforme no princípio, a compactação só começa de fato quando toda a base do tamper já está em contato com o pó, o que deixaria a densidade de todo o bolo igualmente uniforme. Nesse caso hipotético, ao contrário do que vocês concluíram, a maior espessura no perímetro iria conferir uma restrição maior ao fluxo nessa área em relação ao no centro do bolo, evitando canalizações nas bordas (ou extração em "donuts").

 

Não que eu dê tanta importância a isso, mas gostaria de ler algo sobre esse assunto que fugisse das "cobranças de pênaltis".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Kaminsky fala que o flat é melhor. Medindo com refratômetro, a compactação com o flat é a que permite mais extração do bolo. Intuitivamente, concordo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava lendo a sequência e pensei o mesmo que o Mortari. E o que o CaÊ. Não uso o Flat direto porque, como faço nutation e me eximo do WDS, o Flat tende a canalizar pelas laterais e o C-Flat não. Se faço WDS, sempre uso o Flat, sem nutation, e fica jóia. É minha preferência para extrair Naked, dá quase sempre certo.

 

Sobre meu experimento: preciso testar com outra câmera (não entendi bem, se eu vejo com os olhos, porque a câmera não registrou?), pois nem minha Canon nem o celular G-S3 conseguiram registrar um teste que fiz: com a mesma quantidade e mesmo grão, fiz tamping com o C-Flat e com o convexo, mesma pressão de compressão, mesmo tempo de extração. No manômetro da BDB, obtive 9,5 BAR com o C-Flat e pouco menos de 9 BAR com convexo. Cortei o bolo no meio, borrifei um pouco de solução de sabão OMO na lateral do bolo e iluminei com a lanterna de testar dólar: as laterais de ambos bolos brilham mais que o centro, revelando maior combinação do branqueador do sabão com os óleos presentes, logo há menor aproveitamento nas laterais... porem, a área mal-aproveitada do bolo pressionado pelo tamper convexo é muito maior (um degradê de mais de 1 cm de espessura de cada lado) do que a do C-Flat (degradê de uns 3 mm de espessura de cada lado). Depois tentarei fazer igualzinho com o Flat, pra comparar também.

 

Li que pra fotografar aquele reflexo de UV preciso desmontar a câmera e tirar uma lente, mas não tenho coragem de fazer isso. Se alguém tiver uma câmera que registre isso, por favor, faça o experimento e poste as fotos aqui.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso tamper um convexo da ECM rotineiramente e nem preciso de tanto trabalho pra notar o que o Cabral está dizendo, ao virar o bolo dá pra perceber claramente a diferença de cor, o centro fica mais claro e as bordas mais escuras o que, ao meu entender (posso estar errado), indica que mais foi extraído do centro do que das bordas.

 

O fato é que o meu filtro não é totalmente cilíndrico, o fundo dele tem uma forma de tronco de cone e a área perfurada tem um diâmetro menor que a "boca" do filtro. Nesse caso, não posso associar a diferença de extração do bolo exclusivamente ao tamper pois acho que o filtro nesse formato também deve influenciar. Aí, apesar de intuitivamente também concordar com o que o Sérgio postou, fico com a dúvida se o flat realmente seria mais eficiente em todos os tipos de filtros ou se, em determinados filtros, outros formados de tamper poderiam acabar funcionando melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ECM?

 

Ah, é o tamper que é da ECM... :D:lol::D (ignore o que estava aqui antes)

 

@ CaÊ, eu também usei o VST-18 nos meus testes.

 

em tempo: quem não tem refratômetro usa sabão OMO e dollar-check... :D

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, você tirou essa conclusão vendo algum estudo ou experimento?

A mesma lógica que você aplicou pra chegar na conclusão que o tamper mexe mais com a distribuição do que com a pressão pode ser aplicada no sentido contrário.

O que invalidaria qualquer teoria de distribuição, dessa forma qualquer tamping iria arrumar a distribuição...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, achei um link interessante do HB sobre o mesmo assunto:

http://www.home-barista.com/espresso-machines/tamper-bottoms-flat-or-convex-t24.html

 

Há aparentemente um senso comum de que o curve faz com que a pressão da borda seja menor do que no centro.

As opiniões variam basicamente entre isso influenciar ou não na qualidade na xícara.

 

Aparentemente o curve se dá melhor com filtros triplos.

 

Há opinião de que o tamper deve ter o formato da tela do chuveiro.

Há ainda quem varie o tamper de acordo com as características do grão, assim adicionando mais uma variável.

 

50% dos que responderam a enquete acham o curve melhor.

31% preferem o flat

19% não possuem preferência.

 

Loucura não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No post #3 deste topico eu disse que é "muita discusão e pouca luz"  , me referia a esse topico do HB .

 

Veja como são as coisas vc lembrou da preferencia pelo curvo , do tamper ser sob medida do chuveiro e ainda variar o tamper com o grão.

 

Esse topico tem 37 posts mas o mais importante é o #34 , esse resume a minha opinião :

 

"shadowfax wrote:
[snipped]

Or you just won't improve because you're lazy, and complain about how you wish you had a different type of tamper, because of course, if your espresso sucks, it's your equipment, not your technique, right? ;)

 

 

Interesting you say that. I somewhat equate folks having 4 or 5 tampers for the SAME machine as to golfers who constantly "upgrade" their putter,(or ALL their clubs) as that is easier than practicing, or maybe improving technique with lessons. Having said that, I do think it's fun having both a flat and convex as I do for my Cremina.
What I've found is for my smaller cremina basket, the thinner piston of my Richard Penney tamper helps me level a bit better, while my 58mm Reg's thicker piston did the trick for that basket size. Might be just me."

 

 

Eu sou um destes que antes de treinar ou fazer "lessons" prefiro trocar de tamper , é um bom enfeite no cantinho , mas não vai melhorar espresso nenhum  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, você tirou essa conclusão vendo algum estudo ou experimento?

A mesma lógica que você aplicou pra chegar na conclusão que o tamper mexe mais com a distribuição do que com a pressão pode ser aplicada no sentido contrário.

O que invalidaria qualquer teoria de distribuição, dessa forma qualquer tamping iria arrumar a distribuição...

 

Não tirei nenhuma conclusão, dei um chute hipotético baseado na minha opinião. Perguntei sobre o embasamento porque, da forma como escreveu, me deu a entender que estava apresentando uma verdade comprovada e não uma opinião pessoal (quando normalmente utiliza-se expressões como "acho", "acredito", "imagino", "na minha opinião", etc.).

 

Sobre a lógica, eu não disse que "o tamper mexe mais com a distribuição do que com a pressão" ou que "qualquer tamper arruma a distribuição". O que eu escrevi foi que, numa situação específica onde o bolo já está distribuído uniformemente, eu acho que, conforme o centro do tamper convexo começa a tocar o bolo, ele tende a mexer mais com a distribuição e, nessa situação, a compactação só se tornaria efetiva quando todo o tamper já estivesse em contato com o pó. Não vejo como isso poderia invalidar a teoria da distribuição.

 

Um experimento simples pra refletir sobre o assunto: encha um filtro de espresso com café moído tentando distribuí-lo da forma mais uniforme possível (pode até passar uma régua depois pra deixar a superfície bem lisa). Afunde o dedo indicador no meio do bolo, retire-o com cuidado e repare como fica a superfície do bolo na área em volta do "furo" do dedo. Se houver uma protuberância na área periférica do furo em relação ao resto da superfície do bolo, pode indicar que a compactação não ocorreu apenas verticalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... Eu e uma grande massa do HB acham o contrário, o que realmente não quer dizer nada.

Um tamper bom, ou um método bom, é aquele que funciona melhor pra quem vai fazer o café.

Tem quem prefira café amargo, quem prefira ácido, quem prefira palha de arroz queimada...

 

Retórica meu amigo, retórica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, da uma olhada aqui:

 

http://europeancoffeetrip.com/gwilym-2-tamping-mistakes/

 

Esse cara foi campeão mundial e sabe o que ele está falando. O pessoal inventa muita moda e alquimia ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... Eu e uma grande massa do HB acham o contrário, o que realmente não quer dizer nada.

Um tamper bom, ou um método bom, é aquele que funciona melhor pra quem vai fazer o café.

Tem quem prefira café amargo, quem prefira ácido, quem prefira palha de arroz queimada...

 

Retórica meu amigo, retórica...

 

Ah sim, se a pessoa quiser compactar com um martelo de carne e achar que isso melhora o café, paciência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já foi discutido bastante, e concordo que o problema principal de home baristas é que não conseguimos a distribuição inicial ideal porque não temos moinhos profissionais caros (como o cara no video). Por causa disso fazemos WDT e nutation etc.. Na minha opinião rende muito mais melhorar essa parte do que comprar tampers diferentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra ilustrar o que falei pro Cabral mais pra cima, tirei uma foto do bolo após a extração hoje cedo, é um blend de 10g do MN do Sítio Santa Rita com 8g do Rubi da Faz. Esperança. A diferença de cor (extração?) entre o meio e as bordas é bem notável:

 

16209083339_13abe84e3f_b.jpg

 

 

O filtro que uso é esse aqui:

 

16393567501_32c9c2c7a6_c.jpg

 

 

O fundo dele não é completamente plano, é levemente convexo (ou côncavo, se olhar por dentro) e, nesse caso, talvez o tamper de base convexa realmente funcione melhor.

 

Mas confesso que não é por esse motivo que uso o tamper convexo, uso porque ganhei com essa base e achei a pegada melhor do que o c-flat que eu usava antes, não notei diferença significativa na xícara (apesar de nunca ter feito uma comparação direta) e duvido que notaria com qualquer outra base.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari.. Explique aí a foto..

 

Os bordas escuras significa que mais se extraiu do que no centro? Desta forma a compactação do centro seria maior que das bordas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...