Tarcisio Pereira Postado 29 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2015 Não é por nada não, mas mostra uma foto da tela do filtro. Se em vez de ser diferença de cor for diferença de seco/molhado.... Se o filtro não for furadinho até a borda, aí está a explicação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 29 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2015 Não sei explicar. Lendo sobre o experimento do Cabral, tive a impressão que essa diferença de cor poderia indicar algo semelhante: uma extração menor nas bordas em relação ao centro. Intuitivamente, penso que se algo foi extraído do pó que tingiu a água, o pó tenderá a ficar mais claro e não mais escuro. Mas, olhando a foto agora, como essa diferença aparece mais no fundo do bolo (na superfície não dá pra notar), pode ser apenas um acúmulo de água residual, o que não teria relação com o que ele observou com o sabão + lanterna UV. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 29 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2015 Aproveitei e consultei um camarada meu aqui que possui conhecimentos de física, que creio eu, mais avançados do que o meu. Ele comentou algo bem interessante, a compactação do café pode inclusive mudar, levemente, a granulometria da área afetada, o grão de café não é uma pedra inquebrável, fazendo um efeito parecido com um pilão, muito embora não iremos ficar socando o tamper. Analisando por essa linha, a granulometria da área mais compactada ficaria levemente mais fina, dificultando a passagem da água, o que reforça minha teoria. Um teste interessante seria deixar essa café da foto ao ar livre por algum tempo, pra ver se é realmente diferença de cor ou se está apenas molhado. Levando em conta que os filtros possuem uma borda de uns 2mm sem furo, a água iria bater e voltar, direcionando para o centro. A pressão em "areia" é diferente da pressão em líquidos. Mas isso fazer uma diferença substancial na xícara, aí já são outros 500. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 29 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2015 Pode-se fazer um teste também. Com tamper de diâmetro bem menor, compacto apenas no centro com bastante força deixando as bordas sem compactação. Extraia e veja a cor interna do bolo. Poderemos comparar com o bolo do Mortari 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 29 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2015 ah, comentei meu experimento com um amigo que é engenheiro químico e ele comentou que não sabe as propriedades do "branqueador" do OMO, então a área de maior brilho nos lados poderia significar que o sabão lá encontrou menos gordura, não mais gordura como deduzi, pois se o "agregador" do branqueador acompanhar as moléculas detergentes, na área de maior gordura haveria maior fluxo de absorção e reação, sumindo com o brilho. Ou seja, meu experimento não implica na correção de minhas premissas, implica apenas que o café não foi extraído com uniformidade pelo bolo. E pode ser como o Tarcísio argumentou, que tenha também a ver com a não-furação da borda e o recalque mecânico do fluxo do que apenas com o "tamping". Mas, de qualquer modo, não sei dizer que área foi melhor aproveitada, mas houve maior uniformidade com o C-Flat do que com o Convexo no VST-18. Não fiz o teste com o Flat, quando vi já tinha usado o C-Flat mesmo... Ninguém tem disposição pra tentar o mesmo experimento? Só precisa de um borrifador (desses com gatilho, vem em vários produtos de limpeza), um dollar-check (vende em qualquer camelô) e de OMO. Carpe Coffeam! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 29 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2015 Olá senhores! Confesso que fiquei deveras curioso, pois bem, fiz uma extração aqui em casa para matar as dúvidas, pelo menos as minhas. Vamos aos dados que nos interessam: La Pavoni Europiccola pre-millenium. Moedor baratza encore. 12g de café com um mês da torra. Moagem feita no 4. Como cada moedor deve estar regulado diferente, o ponto 4 do meu moedor é dois níveis acima do ponto que ele para de morder o grão, se o seu parar de moer no nível 7, seria equivalente ao nível 9. Filtro duplo. Tamper euro curve do clube. 30g de massa na xícara. Liguei a máquina e deixei ela começar a soltar ar pela válvula, tirei a chamada "falsa pressão", problema que acho que é exclusivo de máquinas manuais. Novamente a máquina esquentou até começar a soltar ar, alivei a pressão até que parou de soltar ar. Com o grupo a 90 graus, iniciei a extração com 7 segundos de infusão, totalizando 32 segundos. Ou seja, 25 segundos de café escorrendo. Resultado: Visão lateral: O bolo ficou com a aparência de ter as bordas mais escuras, assim como o do Mortari. Porém, após deixar uns 5 minutos em cima de um guardanapo ele ficou assim: Achei que a imagem ficou meio ruim, então bati outra foto para termos certeza: Seria interessante também mencionar que foram utilizados dois grãos, um de torra clara e um de torra escura misturados em uma proporção de 50% 50%. Isso explica o bolo ter a aparência tigrada. Julguem-me. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 29 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2015 O espresso ficou bom ? Se ficou bom , então esta bom vc esta absolvido , se ficou ruim vc esta condenado . 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 30 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 30 Janeiro 2015 Caê, "Best. Post. Ever."! Ri de gosto, agora. E é bem por aí... Carpe Coffeam! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 31 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 31 Janeiro 2015 Olha, parece-me mais água acumulada nas bordas que qualquer outra coisa. Como os furos do filtro não chegam na periferia do bolo, após o acionamento da válvula de sobrepressão parece-me normal que alguma água acumule ali, pois não entra ar (ou entra menos) pela base do filtro nessa região, prejudicando a drenagem periférica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Tarcisio Pereira Postado 31 Janeiro 2015 Denunciar Share Postado 31 Janeiro 2015 quod erat demonstrandum Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas