Ir para conteúdo

Café : Estiagem e calor vão afetar produção de café da safra 2016/17


Postagens recomendadas

Café: Estiagem e calor vão afetar produção de café da safra 2016/17

 

 

Já era de se esperar. E com o passar dos anos o quadro é de piora, visto o clima que a cada ano bate recordes. Com certeza o café deve ser um dos que mais sofrerá alta com esses problemas...O jeito é estocar minha gente! rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grãos verdes de anos anteriores também se deterioram.

Só nos resta torcer para o mínimo de danos.

para os que creem, talvez uma dança da chuva, ou alguma macumba. :mellow:  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, favor não postar artigos na íntegra aqui no CDC, coloquem só o link e o comentário pertinente.

 

Beto, editei seus posts inserindo um link que encontrei no Google (se estiver errado me manda o certo que arrumo). ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca faltará café para quem esta disposto a pagar quase 30 reais por 250g de café sem frete , quebra de safra significa aumento do preço do café para quem compra café barato em supermercado , no nosso caso como esta acontencendo no café martins são novas oportunidades.

 

Na safra atual nossa produção quebrou se não me engano em 9 milhoes de sacas aprox. , para se ter uma ideia essa quebra seria toda a produção de café de Colombia , foi uma grande quebra e alguem percebeu alguma diferença ? 
Muito pelo contrario de ano a ano eu só tenho visto melhoras  :)

 

Quebra de safra no Brasil significa aumento do preço da commodity e como consequência  nas gondolas dos supermercados , mas para nos que basicamente compramos microlotes , se ocorrer uma alteração de preço será marginal , como nos somos uma "micro minoria minoritaria" , jamais faltará oferta de café bom para tão pouca gente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caê, isso é bom e triste ao mesmo tempo.

Bom porque vamos poder sempre ter café bom.

Triste porque veremos as pessoas comprando café cada vez pior e achando uma delícia tomar palha de arroz queimada.

 

Já aproveitei e comprei uns microlotes no martins.

 

Uma faca de dois legumes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tinha pensando no que o Carlos Eduardo disse. Realmente, para nós isso não deve mudar nada ou muito pouco. Aqui onde moro tem cafés no mercado custando  R$ 3,90 o pacote de 500G, claro que é dos piores cafés que você poderia tomar. O povão gosta, e acha até bom. Uma pena Tarcisio, pois muitas pessoas que adoram café jamais vão colocar na boca um café de qualidade, pois apesar de ser " caro", não chega até eles esse tipo de produto. Tem um supermercado aqui na cidade, apenas nele tem um café  100% Arábica, é o Prima Qualitá em pó. É o melhor café vendido aqui na cidade. Sempre que passo no corredor de cafés dou uma olhada, o café praticamente não sai, pois ele custa  12,00 o pacote de  500g. Aqui o povo desconhece café de qualidade, nem sabe que existe os cafés especiais. Quando digo aqui que as vezes pago 60,00 no KG de um determinado café muitas pessoas acham que estou mentindo. Então eu convido a pessoa para vir tomar um espresso em casa (claro se conhecido meu). Muitos não gostam do espresso, acham forte demais. Ai faço um coado moído na hora ou mesmo na french hehe...ai eles botam uma fé.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há também uma realidade pesada para os produtores.

Há uma cafeteria aqui em São Paulo chamada CoffeeLab, eles tem um grão que é melhor que já tomei na vida, o Catuaí 81.

Hoje, 29/01/2015, o preço dele é 56 dilmas por 250 gramas. O quilo seria 224 dilmas.

 

Dá uma olhada na história do produtor e como a Raposeiras descobriu o grão:

http://www.coffeelab.com.br/quando-a-barista-chorou/

 

Os próprios produtores desconhecem o seu potencial de cafés especiais, e o mercado nacional ajuda a degradar ainda mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita propaganda,Tarcisio. Ontem p.ex. o Barista coffee bar anunciou no facebook que eles inventaram o ristretto duplo (20g de café para um espresso normal) e que os italianos não sabem o que é isso. O coffeelab não é melhor. Lá eles te vendem um café de 60 dilmas o pacote junto com um moinho cadence. Li essa historia que vc postou já um tempo atras e não lembro mais qual percentagem o produtor ganha do preço exorbitante do CL, mas não deve ser muito. Mas isso tudo é normal se uma coisa vira chique e hipster ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh claro, eu concordo.

 

Mas essa história serve para ser ter ideia da dificuldade do produtor em fazer grãos de alta qualidade para uma minoria da população.

Sendo talvez ainda explorado a situação dele melhorou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, se você diz que foi o melhor café que você já tomou na vida eu faço questão de ir pessoalmente ao estabelecimento da Raposeiras rs...Estou duas vezes por mês ai em SP...pegar um metrô e ir parar lá não será trabalhoso. Sem contar que eu só ouço falar muito bem dos cafés dela..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá é bom sim, é caro. Se for até lá compensa mais você fazer o ritual 13. É a degustação de três microlotes diferentes, acho que está umas 35 Dilmas, pra conhecer vale a pena. Mas confirma primeiro se vem o catuaí 81.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há também uma realidade pesada para os produtores.

Há uma cafeteria aqui em São Paulo chamada CoffeeLab, eles tem um grão que é melhor que já tomei na vida, o Catuaí 81.

Hoje, 29/01/2015, o preço dele é 56 dilmas por 250 gramas. O quilo seria 224 dilmas.

 

Dá uma olhada na história do produtor e como a Raposeiras descobriu o grão:

http://www.coffeelab.com.br/quando-a-barista-chorou/

 

Os próprios produtores desconhecem o seu potencial de cafés especiais, e o mercado nacional ajuda a degradar ainda mais.

O catuaí 81 é um cafezaço, mas sei lá...

Gostei mais do catuaí vermelho da ninho da Águia.

Mas é como o Burny disse,... hipster...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá é bom sim, é caro. Se for até lá compensa mais você fazer o ritual 13. É a degustação de três microlotes diferentes, acho que está umas 35 Dilmas, pra conhecer vale a pena. Mas confirma primeiro se vem o catuaí 81.

Caro? Caro quanto rs? Um espresso  comum por exemplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se estiver acompanhado de amigos, com tempo pra sentar e conversar, antes de entrar é bom se preparar pra gastar pelo menos umas 20 ou 30 pratas por pessoa, não dá pra resistir quando começam a aparecer opções de Café, Chá etc. O Cheiro do CoffeeLab já dá "fome", o ambiente é convidativo, mesmo que as bebidas nem sempre sejam "fantásticas" (salvo algumas coisas brilhantes, acho a maioria apenas um pouco acima da média). Se for "harmonizar" então, e aceitar tudo que oferecem, lá vai cartão! :D

 

Mas que tem uma "vibe" hipster, isso tem... ;)

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tem vibe hipster, tem; mas que o Catuaí 81 é muito bom, é.

 

Não sei porque tanto ódio do moedor de lâminas. Não compraria um hoje, mas aposto que é possível fazer um coado melhor com ele do que comprando café pré-moído, gastando muito pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto, café de qualidade geralmente é café de altitude, e o microclima é diferenciado. Nem sempre é afetado pelas secas. Vide aqui:

 

http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2015/01/natureza-colocou-esse-sabor-diz-produtor-de-cafe-campeao-de-cristina.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai amigos. Uma vez no Coffe Lab vou  tomar os cafés nos meus métodos preferidos, espresso, coado e french...Talvez experimentar um aero (ainda não experimentei), pois não vou comprar o aero sem experimentar antes e  lá será a ocasião perfeita. Vou trazer um pacote do Catuaí tão falado, e quem sabe se o preço estive bom vou comprar um kit hario V60, que ainda não tenho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...