Ir para conteúdo

Degustação de cafés Estadão


Postagens recomendadas

http://blogs.estadao.com.br/paladar/doze-xicaras-de-cafe/

 

Eu sei que o assunto é muito abordado no fórum, e trago pra cá de novo, destacando essa frase:

 

A história de todo café bom ser exportado e ficarmos com o ruim “é uma página virada”, diz Nathan Herszkowicz, da Abic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim... pode até ter melhorado a qualidade...

Esse conceito de bom ou ruim é muito relativo.

Pra quem só tomou palha de arroz queimada, um grão, mesmo que torrado errado, moído errado e extraído errado vai ter um gosto supostamente melhor.

 

Agora ser bom em relação aos grãos que costumamos consumir é a parte mais difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe... frase de efeito, hein?

Será que o cara era vendedor de carros usados antes de mexer com café? Daqui um tempo ele escolhe um partido e vira candidato a algo. Exagerar no discurso ele já sabe.

 

É fato que sentimos o aumento da disponibilidade de cafés melhores no mercado nacional, mas pouquíssima gente tem acesso aos cafés TOP mesmo. A maioria vai pra fora, e pronto. Achar café Arábica no supermercado é coisa rara. O pó que vem nos pacotes populares tem de tudo junto com o predominante Robusta. Vem palha, madeira etc. é só olhar o pó com lente de aumento que você vê "resíduos" de corpos estranhos carbonizados.

 

Não acho que essa página virou.

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contra? Ué... não estamos de acordo? :o

 

Olha só como funciona a interwebs.... eu entendi que a "retórica" mencionada seria um comentário detrator ao discurso do cara da Abic e que implicaria em alinhamento entre nossas opiniões... Você entendeu que o Tarcísio estaria se referindo ao meu texto como sendo apenas retórico, Burny?

 

Como diria o Sr. Spock, arqueando sobrancelhas: "interesting, really interesting". :)

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que junto com o latim estou estudando as técnicas de retóricas latinas que os romanos usavam no senado (SPQR).

Nada como direcionar o argumento de um homem contra ele próprio.

 

No momento presente, o Cabral e eu estamos de acordo.  :lol:

 

Eu realmente gosto de debater os assuntos, nada é 100% verdade ou 100% falso, há várias nuances.

Não sei se na Alemanha o povo é tão 8 ou 80, mas esse tipo de discussão é algo que agradaria muito o povo que habita a mãe Russia.  :P

 

Daqui a pouco aparece um moderador pra puxar nossas orelhas, devemos voltar ao assunto do tópico creio eu...

 

Burny, sendo você um estrangeiro em nossas terras, o que achou do artigo? Há produção do grão por lá? Em que situação os produtores se encontram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os únicos países ricos que produzem café são EUA (Havaí, para ser mais específico) e Austrália (esse de qualidade questionável). O mundo rico é quase todo em região de clima não propício. É o típico produto da colônia quente para a metrópole temperada. Pouco mudou nesse tempo todo. Talvez o fato da Coreia agora ser uma entusiasta seja a única coisa nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da reflexão sobre o gosto do brasileiro ser de um café "forte e encorpado [leia-se amargo]": "Mas nosso café é assim por que a gente gosta ou a gente gosta assim por que é o que tem?"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A forma com que vocês se falam é muito diferente, ainda não me acostumei. Falaria disso até do Alemão pois um Ich liebe dich parece um "fidaputa" kkkkkkkkk

Cês parecem que tão brigando à todo momento i.i

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

do que exatamente vocês estão falando?

Que papo é esse de discussão na mãe Rússia ou café crescendo na Alemanha?

Na Rússia de hoje não existe discussão nenhuma. Quem discorda do Putin acorda morto.

Enfim, meio estranha essa coisa toda com como alemão fala eu te amo. Para alemão também deve ser estranho não responder nunca com sim, só repetindo o verbo, mas aqui é o comum.

E a degustação de café, onde ficou nessa história toda?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A reflexão russa é historicamente baseada em sentimentos, filosofia e sentido da vida.

Não tenho embasamento para afirmar a discussão política, mas diante da atual conjuntura sou levado a crer que não discutem.

 

Que é isso gente? Brigando? Jamais... Se isto é um fórum a ideia, sob a minha ótica, é debater um determinado assunto. Uma coisa é brigar contra uma ideia, outra é brigar contra uma pessoa. Eu estou atacando as ideias que não concordo, não as pessoas.

 

Algumas das minhas ideias já se provaram errôneas, se não pode haver discussão acerca de um assunto, como evoluir em tal questão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na matéria fala-se em escolhe o café pela cor da torra e pela granulometria. Como fazer isso se a embalagem fica fechada?

Pede para o consumidor ficar atento a validade. Quanto mais próxima pior. A Abic deveria obrigar produtores a colocar a data de torra, Como discutido em outros post's, e falar para comprar mais próximo dessa data.

Esse texto poderia explicar melhor o que são cafés especiais.

Não gostei do texto. O reporte questionou pouco a Abic de como melhorar a qualidade dos cafés de "supermercado" dos demais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se os produtores acreditam que podem educar o brasileiro para tomar café bom, deviam também reconhecer que tomamos café ruim porque também fomos educados para tal. 

Se até ontem tudo o que havia era café queimado com defeito, cheio de robusta, o que era de se esperar, que desenvolvêssemos um gosto para algo que nem sequer conhecíamos?

De qualquer modo, independente do que levou a tal, é verdade que em geral o público gosta de café encorpado. Isso não é necessariamente ruim.

Essa nova educação também não se faz da noite pro dia, já que café especial é bem mais caro que Pilão. Pra convencer alguém a pagar tanto, tem mesmo que ir aos poucos criando uma demanda para café melhor. Uma coisa que eu vejo bem menos hoje em dia é amostra grátis em supermercado. Isso podia ajudar. Fazer um café coado bom e distribuir. Também vejo espaço em loja de produto natural, estilo Mundo Verde para isso. Mas enfim, talvez exista um motivo para não fazerem isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse negócio do café ruim ser uma página virada, depende rs...Como já citei aqui no Fórum, aqui na minha cidade (40.000 Hab.) existem bons supermercados, algumas redes de cidades grandes até. Mas nenhum deles possui um pacote de café sequer nas prateleiras 100%  Arábica. Aliás tem apenas um, que tem na prateleira um Prima Qualitá, já moído pra espresso, que custa  11,90. Era mais caro, mas baixaram depois que em quase 6 meses não vendeu nenhum pacote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...